Hidrocele pode prejudicar a fertilidade do homem?

Hidrocele pode prejudicar a fertilidade do homem?

Hidrocele pode prejudicar a fertilidade do homem?

Banner Sonhar Juntos

A hidrocele trata-se de uma condição em que ocorre o acúmulo exagerado de líquido dentro do escroto, envolvendo o testículo, podendo deixar o testículo um pouco inchado ou com percepção de aumento de volume ou assimetria.

Este achado pode acontecer em qualquer idade, inclusive em homens adultos. Ele pode trazer muita preocupação com relação a possíveis impactos no potencial reprodutivo. Portanto, aproveite a leitura deste artigo, entenda mais sobre a hidrocele, se ela prejudica a fertilidade, quais são os possíveis sintomas e como funciona o tratamento.

Características da hidrocele

A hidrocele pode ser assintomática e ser descoberta apenas durante a realização de algum exame. Quando apresenta sintomas, o mais comum é a percepção de aumento de volume dos testículos, podendo afetar um ou os dois, em graus variáveis. Como este sintoma é inespecífico e pode também ser um sinal de doenças mais graves, sempre é recomendado consultar um pediatra ou urologista para avaliação caso seja percebido.

Embora a causa desta patologia seja desconhecida, o diagnóstico geralmente é simples, realizado por meio de exame físico, com complementação de exames de imagem conforme a necessidade. Um dos principais exames é a ultrassonografia, que permite a visualização detalhada dos testículos e das demais estruturas existentes dentro da bolsa escrotal.

A hidrocele testicular pode se desenvolver até mesmo antes do nascimento. Na fase fetal, os testículos ficam situados no abdômen. Conforme o desenvolvimento do bebê avança, os testículos migram para o saco escrotal.

Cada testículo contém líquidos que servem para lubrificação, permitindo a mobilidade dentro do saco escrotal. Com o tempo, o trajeto percorrido do abdome até o saco escrotal se fecha. Quando isso não ocorre, há maior quantidade de fluido que tende a se formar ao redor do testículo, formando assim a hidrocele.

Em adultos, a hidrocele testicular pode ocorrer em decorrência de um desequilíbrio existente entre a formação e absorção do líquido que existe naturalmente ao redor do testículo.

Além disso, muitas vezes a hidrocele pode ser causada por processos inflamatórios, traumatismos e outras lesões na região.

A hidrocele afeta a fertilidade?

A hidrocele como achado isolado geralmente não compromete a fertilidade masculina. No entanto, ela pode se apresentar como consequência de outras doenças que podem trazer danos à fertilidade. Por isso, quando existe a suspeita da patologia, é necessário realizar uma visita ao médico para diagnóstico e investigação de outras possíveis enfermidades.

Dessa forma, a hidrocele normalmente não apresenta perigo à saúde, porém, como pode estar associada a uma condição testicular subjacente grave, como infecções, tumores, entre outros, é sempre importante a avaliação de um especialista caso sejam percebidas mudanças na região testicular.

Em caso de um quadro de infertilidade no casal, a investigação médica envolve a realização de outros exames. Mesmo que seja identificada hidrocele, não é esperado que, de forma isolada, o achado justifique qualquer alteração de fertilidade do homem.

Um exame importante para avaliar a fertilidade masculina é o espermograma. Outros exames também podem ser recomendados, como o ultrassom escrotal, avaliações hormonais e genéticas, dependendo da suspeita clínica.

Diferença da hidrocele e varicocele

Diferentemente da hidrocele, a varicocele é uma condição atribuída como uma das principais causas tratáveis de infertilidade masculina.

Banner Infográfico dicas

A varicocele ocorre quando há uma dilatação anormal de alguns vasos sanguíneos na região escrotal, que compõem o chamado cordão espermático – incluindo artérias e veias da região. Essa alteração de circulação pode modificar a distribuição de nutrientes e eliminação de toxinas, bem como a temperatura local dos testículos, e dessa forma, impactar também na produção de espermatozoides.

Normalmente, a varicocele não apresenta sintomas, no entanto alguns homens podem apresentar sensação de peso, dor ou desconforto na região escrotal. Esta patologia também precisa de devida investigação e seguimento com especialista, a fim de obter controle dos possíveis sintomas e avaliar estratégias possíveis de tratamento em caso de associação com a infertilidade.

Existe tratamento para hidrocele?

O tratamento pode variar, dependendo dos sintomas apresentados e da suspeita clínica. Pode ser realizado acompanhamento clínico apenas, ou até mesmo um procedimento para remoção do líquido acumulado na bolsa escrotal, sendo realizado por meio de cirurgia denominada hidrocelectomia.

No procedimento, é realizada uma incisão na estrutura que recobre a hidrocele, para drenar o fluido, e suas bordas serão suturadas para que se evite a recorrência da patologia.

Também há outras opções que podem ser recomendadas pelo médico, como o procedimento de aspiração do fluido ou mesmo a injeção de uma solução esclerosante. Importante ressaltar que somente após a avaliação por um urologista será possível definir o melhor tratamento para cada caso.

A hidrocele pode desaparecer sozinha?

Algumas vezes, a hidrocele pode desaparecer sozinha, depois de um certo período. Se os testículos ficarem inchados, porém sem a presença de dor ou outras alterações significativas, há chances de não haver nenhuma lesão envolvida e o processo regredir.

No entanto, como citado acima, é necessário que seja consultado um urologista para verificar se há alguma enfermidade relacionada.

Existe como prevenir a hidrocele?

Por ser um problema de saúde congênito, não há maneiras de prevenir a hidrocele testicular em recém-nascidos.

Já em homens adultos é possível a tentativa de evitar o problema, prevenindo-se de infecções, por meio de uma boa alimentação e estilo de vida saudável, assim como buscar evitar lesões na região.

Suspeita de questões relacionadas à fertilidade?

Um casal pode ser considerado infértil quando após 12 meses de relações sexuais frequentes, sem o uso de nenhum tipo de contracepção, não consiga uma gestação. Este prazo pode ser menor caso a parceira tenha mais de 35 anos, ou haja suspeita de doença prévia que possa impactar na fertilidade de um ou ambos. Nestas situações, se a gestação não acontece em até 6 meses, é recomendável procurar um especialista.

Como vimos ao longo deste texto, a hidrocele isolada geralmente não está relacionada à infertilidade. Porém, nos casos em que o paciente ou o casal necessite de avaliação especializada, a hidrocele pode aparecer como achado de exame ou em decorrência de outras patologias diagnosticáveis.

São vários os fatores que podem estar comprometendo a fertilidade do casal, desde questões ovulatórias, anatômicas, genéticas, tubárias, dentre outras. O estilo de vida e a saúde do casal também são elementos essenciais. Portanto, para uma avaliação detalhada, é recomendável que seja feita com um especialista em reprodução humana.

O CEFERP é referência em reprodução humana assistida, somos uma clínica de fertilidade completa, realizamos o diagnóstico reprodutivo, tratamento de infertilidade e também a preservação da fertilidade. Agende sua consulta pelo whatsapp.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia