ACREDITAÇÃO INTERNACIONAL QMENTUM

Acreditação em Qualidade Qmentum International™

O CEFERP é o primeiro e único centro de Reprodução Assistida de toda a América Latina a conquistar o certificado de Acreditação Qmentum Internacional™, nível de excelência Diamante.

O que é uma Acreditação em Qualidade?

Uma Acreditação em Qualidade é a mais impactante estratégia de melhoria em organizações que priorizam a segurança do paciente e que buscam o aprimoramento contínuo e consistente de seus serviços.

Através da implantação de padrões de excelência globais desenvolvidos pela HSO (Health Standards Organization) e pela aliança de Global Program Partners, organizações no mundo todo chancelam o compromisso com a construção de um sistema de saúde que coloque o paciente, de fato, no centro das decisões.

Como é o Programa Qmentum™?

Certificado pelo Accreditation Canada International, o programa de excelência Qmentum International™ é aplicado em mais de 30 países e oferece um processo de avaliação que orienta e monitora os padrões de alta performance para que as organizações melhorem constantemente o seu desempenho.

Seus padrões exigidos para a certificação são muito mais rigorosos quando comparado com outros programas de qualidade , como o Selo Nacional de Acreditação ONA, por exemplo.

Dessa forma, o Qmentum™ assegura que as organizações credenciadas atendam aos requisitos internacionais de controle de qualidade e boas práticas assistenciais, promovendo a melhoria contínua de todos os processos que envolvem o atendimento ao paciente. Entre os objetivos abordados no programa, estão:

  • Integração de normas e melhores práticas aprovadas e adotadas internacionalmente;
  • Redução no potencial de ocorrência de incidentes de segurança do paciente;
  • Acompanhamento dos indicadores de desempenho e resultado;
  • Aprimoramento contínuo de padrões de excelência e de melhores práticas;
  • Visão voltada para a o cuidado centrado no paciente.

A Certificação Qmentum Diamante conferida ao CEFERP

O Qmentum International™ avalia a qualidade no atendimento usando padrões que representam elementos fundamentais de serviço e atendimento.

Os padrões identificam políticas e práticas que contribuem para um atendimento de alta qualidade, que seja seguro e gerido de forma eficaz. Cada padrão possui um número de critérios a ser atingido e descreve as atividades obrigatórias para que o mesmo seja alcançado. A cada critério atingido é atribuído um nível: ouro, platina ou diamante.

  • Ouro: aborda as estruturas básicas e processos ligados às questões fundamentais de segurança e melhoria de qualidade.
  • Platina: baseia-se nos elementos fundamentais de qualidade e segurança e enfatiza os elementos-chave do atendimento centrado no paciente, criando consistência na prestação de serviços através de processos padronizados e envolvendo pacientes e profissionais na tomada de decisões.
  • Diamante: concentra-se na obtenção de qualidade via monitoramento de resultados, usando evidências e análises comparativas com organizações do mesmo nível no mundo todo para promover melhorias.

Ao CEFERP, foi conferida a Acreditação nível Diamante (a mais alta delas), mostrando o alto nível de controle das práticas de qualidade dos procedimentos.

Benefícios da Acreditação Qmentum International™ para os pacientes

Como o programa Qmentum™ exige o constante monitoramento e aperfeiçoamento em todas as esferas de trabalho, os benefícios para os pacientes na prática são:

  • Melhorias no atendimento e acompanhamento dos pacientes antes, durante e após o tratamento;
  • Regras rígidas para identificação segura de documentos e amostras;
  • Protocolos de redução de riscos que garantem segurança e minimizam intercorrências durante os procedimentos cirúrgicos;
  • Práticas seguras de administração e manipulação de medicamentos;
  • Protocolos rígidos de higienização e esterilização de materiais;
  • Programa de Manutenção Preventiva com certificações de equipamentos e controle de qualidade do ar;
  • Protocolos de validação, rastreabilidade e controle de qualidade dos meios de cultivo e materiais utilizados no Laboratório de Fertilização in vitro, escolhendo apenas aqueles de melhor qualidade e certificados internacionalmente;
  • Plano de Preparação para Contingências e Emergências, incluindo evacuação dos botijões de nitrogênio líquido contendo gametas e embriões congelados;
  • Acompanhamento dos resultados pelo Programa de Auditoria Interna e avaliação periódica das taxas de sucesso;
  • Treinamento e aperfeiçoamento constante da equipe de profissionais;
  • Seleção e monitoramento criterioso de parceiros e prestadores de serviço.

Com o Programa de Acreditação em Qualidade Qmentum Internacional™, o CEFERP proporciona aos pacientes em tratamento um novo patamar de segurança, transparência e tranquilidade jamais visto em um serviço de fertilidade na América Latina, se posicionando em igualdade com as melhores instituições de saúde reprodutiva do mundo.

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia