PROF. DR. ANDERSON MELO

Prof. Dr. Anderson Melo

Prof. Dr. Anderson Melo
CRM-SP 104.975

Em setembro de 1976 na Casa de Saúde de Santos, se iniciava a minha jornada! Primogênito de três filhos, meus pais ensinaram a mim e minhas duas irmãs o valor da família! Como meu pai era bancário tivemos a oportunidade de residir em oito cidades e conhecer diversos cenários sociais, econômicos, culturais… Os primeiros sinais de vocação para a medicina surgiram no início do segundo grau quando alguns colegas não conseguiam acompanhar o tema abordado em aula e solicitavam que eu lhes explicasse sobre determinado assunto.

Em 1998 conheci a minha esposa! Em 2005 nos casamos e ambos fomos aprovados na residência médica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). E foi no Hospital das Clínicas (HC) da FMRP-USP que fiz duas especializações: ginecologia e Reprodução Humana (aprovado em primeiro lugar no ano de 2007). Durante minha especialização iniciei a pós graduação com o objetivo de aperfeiçoar o meu conhecimento e atuação em prol da fertilidade. Tenho mestrado e doutorado pela FMRP-USP e em 2008 estive nos Estados Unidos como fellow no serviço Reproductive Endocrinology and Infertility in the Department of Obstetrics and Gynecology of University of South Florida.

Entre 2009 e 2018, fui médico assistente do Setor de Reprodução Humana e Ginecologia/Obstetrícia da FMRP-USP. Neste período, tive uma vida clínica e acadêmica intensa: orientação de alunos do 5º e 6º ano de medicina em cenários de reprodução humana, orientação de médicos residentes do 1º ao 4º ano na minha área de atuação, participei de diferentes congressos como palestrante, escrevi capítulos de livros e protocolos de condutas, fundei um ambulatório no HC-FMRP-USP que prestava atendimento a casais com infertilidade que necessitavam do tratamento de baixa complexidade, apresentei trabalhos científicos em diversos congressos nacionais e internacionais, recebi prêmios como melhor trabalho de ginecologia no maior congresso da área no Brasil,.

Entre 2013 e 2018, atuei em como docente de Ginecologia da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e docente na Faculdade de Medicina da Estácio – campus Ribeirão Preto. Tive a oportunidade de ser homenageado por todas as turmas de medicina que fui professor: duas vezes professor homenageado, duas vezes paraninfo, patrono e nome de turma! Um verdadeiro aprendizado e crescimento profissional!

Hoje sou papai de três filhas e eu e minha esposa já sofremos a dor de passar por um aborto. Por sempre almejar um lugar que cuidasse do indivíduo e que olhasse a pessoa/casal com particularidades, encontrei no CEFERP um local propício para esta empreitada. Posso dizer que na minha profissão também tenho uma família que me auxilia na importante jornada da maternidade/paternidade. Continuo participando ativamente de congressos, pesquisas, artigos científicos, aulas e palestras, mas hoje dedico a maior parte da minha vida profissional aos casais que confiam no meu trabalho para auxiliar no “cultivo da semente mais preciosa”: o embriãozinho que irá gerar o tão sonhado bebê!

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia