CAUSAS DA INFERTILIDADE MASCULINA

Azoospermia

A Azoospermia é a ausência de espermatozoides, e pode ser obstrutiva ou não-obstrutiva. A Azoospermia Obstrutiva pode ter sua origem em diversas causas, mas a ausência de espermatozoides no sêmen não significa que não poderemos obtê-los do epidídimo ou mesmo dos testículos a partir de uma punção.

Assim, caso seja indicada a microcirurgia de punção ou biópsia dos testículos/ epidídimo, o homem será submetido a um procedimento simples e a amostra obtida levada ao laboratório para avaliação para triagem dos espermatozóides encontrados, que serão congelados para posterior utilização na fertilização in vitro. Se, mesmo depois da cirurgia não for possível a obtenção de espermatozoides próprios, existe a possibilidade do uso de amostra de sêmen de doador, que é obtido de nossos Bancos de Sêmen, sob rígido controle de qualidade, infecção e absoluto sigilo.

Varicocele

Trata-se da formação de varizes na região escrotal, onde estão alojados os testículos. As dilatações das veias prejudicam o fluxo sanguíneo local, a troca de nutrientes e levam, muitas vezes, à diminuição da concentração e motilidade espermática.

O problema é encontrado em cerca de 15% da população em geral, em 35% dos pacientes com infertilidade primária, e em 15% dos adolescentes. O mecanismo pelo qual a varicocele interfere na fertilidade ainda não está claro, mas algumas teorias responsabilizam o aumento da temperatura escrotal, dificuldade na oxigenação dos testículos, acúmulo de substâncias tóxicas, entre outras. Todos estes fatores estão associados à dificuldade de drenagem do sangue do testículo. Para o adequado diagnóstico da Varicocele alguns exames devem ser realizados.

Dentre eles, o Espermograma permite avaliar a quantidade e qualidade dos espermatozoides e, dependendo do caso, pode não haver necessidade de tratamento, sendo realizada a Inseminação ou até mesmo a SUPER ICSI.

Causas Genéticas

Algumas variações no número ou na estrutura dos cromossomos podem levar a perda de qualidade, quantidade ou até mesmo ausência de espermatozoides no sêmen (azoospermia). Como exemplo temos a Síndrome de Klinefelter ou microdeleção do cromossomo Y.

Endocrinopatias

Endocrinopatias são doenças que afetam o sistema endócrino, sendo seus principais grupos:

  • 1 – Doenças da glândula tireoide;
  • 2 – Diabetes melito;
  • 3 – Outras doenças de regulação de glicose e de secreção pancreática interna;
  • 4 – Doenças de outras glândulas.

Vasectomia

Homens submetidos à Vasectomia poderão ter seus espermatozoides obtidos do epidídimo e/ou testículo por procedimento simples, sob anestesia local, através de punção com agulha fina ou retirada de pequeno fragmento testicular. O procedimento acontece na própria clínica, sob responsabilidade de um urologista e anestesistas. Estes espermatozoides poderão ser utilizados para a injeção intracitoplasmática (ICSI ou SUPER ICSI) no óvulo, com resultados mais satisfatórios que a reversão de Vasectomia.

Dr. Jorge Battero

Dr. Jorge Barreto

CRM-SP 33.541

Médico especialista com formação pelo Hospital das Clínica da FMRP-USP.

Caso queira mais informações agende sua consulta conosco

Aplicativo CEFERP

Conheça o manual da fertilidade e saiba mais sobre reprodução humana.

Celular