Diagnóstico da gravidez: quais os tipos de testes e suas diferenças?

Diagnóstico da gravidez: quais os tipos de testes e suas diferenças?

Diagnóstico da gravidez: quais os tipos de testes e suas diferenças?

Banner Sonhar Juntos

Ah, a jornada do teste de gravidez, um momento repleto de emoções! O diagnóstico da gravidez pode ser feito através de testes que detectam a presença do hormônio hCG (gonadotrofina coriônica humana) no corpo da mulher. Entenda sobre a melhor hora para esse ritual e os tipos de testes disponíveis.

Melhor hora para fazer o teste

O momento ideal para fazer um teste de gravidez depende do tipo de teste que você escolher. A maioria dos testes de gravidez de farmácia costuma fornecer resultados confiáveis a partir do primeiro dia de atraso menstrual. No entanto, se você fizer o teste muito cedo, pode haver a chance de um resultado falso negativo, pois os níveis de hCG podem ainda não estar suficientemente elevados.

Tipos de Testes de Gravidez

1. Testes de Urina de Farmácia:

  • Tiras reagentes ou bastonetes: São mergulhados ou colocados diretamente sob o fluxo de urina. São econômicos e podem ser feitos no conforto do lar.
  • Testes de jato de urina: Semelhantes às tiras reagentes, mas oferecem uma forma mais conveniente de coletar a urina.

2. Testes de Sangue:

  • Testes de hCG qualitativos: Detectam a presença do hormônio, revelando se há ou não uma nova vida a caminho.
  • Testes de hCG quantitativos (beta-hCG): Medem a quantidade exata de hCG no sangue, oferecendo uma ideia mais precisa dos níveis hormonais.

Diferenças entre os Testes

Sensibilidade: Os testes de farmácia variam em sensibilidade. Alguns podem detectar níveis mais baixos de hCG do que outros, permitindo a detecção mais precoce da gravidez.

Conveniência e Custo: Enquanto os testes de urina de farmácia são bem acessíveis, baratos e podem ser feitos em casa. Testes de sangue, geralmente realizados em laboratórios, são mais precisos, um pouco mais caros e requerem uma visita ao profissional de saúde para uma leitura correta do resultado.

Banner Infográfico dicas

Tempo de Resultado: Os testes de farmácia geralmente fornecem resultados em minutos. Já os de sangue, por serem um pouco mais elaborados, podem demorar um pouquinho mais, mas vale a pena esperar pela precisão.

Independentemente do tipo de teste escolhido, é importante seguir as instruções cuidadosamente para garantir resultados precisos. Se houver dúvidas ou preocupações, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde para oferecer orientação e apoio.

Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Leia também:

ebook taxas de sucesso
mm

CEFERP

A clínica de Reprodução Humana do Centro Médico RibeirãoShopping
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia