MARCELO RUFATO

Marcelo Rufato

Marcelo Rufato
CRBio 64065/01

Nasci e me formei em Ribeirão Preto. Desde pequeno, muito observador, encontrava na natureza as perguntas que um dia me motivaram a me tornar cientista. A observação e paixão pela natureza eu descobri com meu pai, pessoa que sempre teve contato próximo com as plantas e animais.

Durante minha graduação na Universidade de São Paulo (USP) descobri a Embriologia como área de atuação. O Dr. Jorge Barreto foi o principal influenciador nesse processo, me mostrando como essa área é linda e gratificante.

Foi o Dr. Jorge que abriu as portas do seu laboratório para que pudesse vivenciar, desde 2005, o início da vida humana na FIV. Ao mesmo tempo, pela Genética da Faculdade de Medicina, desenvolvi as habilidades técnicas e manuais para trabalhar com a manipulação dessas células tão preciosas. Esse período de aprendizado intenso me ensinou a ser resiliente e, minha mãe foi o minha inspiração quanto a isso.

Tenho o privilégio de ter minha esposa como parceira durante todo esse processo, já que ela também é Embriologista e passou por todas essas etapas desde a faculdade, aprendendo junto comigo e executando a embriologia com o maior grau de excelência.

Após muitos Cursos, Congressos Nacionais e Internacionais, Hands on, consegui o Título de Especialista em Embriologia pelo Conselho e pela Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida.

Atualmente, sou Embriologista Sênior, responsável técnico, sócio-fundador e diretor dos Laboratórios de Andrologia, Fertilização in vitro e Criopreservação do CEFERP.

Aplicativo CEFERP

Conheça o manual da fertilidade e saiba mais sobre reprodução humana.

Celular