Qualidade seminal: entenda o que determina a fertilidade masculina

Qualidade seminal: entenda o que determina a fertilidade masculina

Qualidade seminal: entenda o que determina a fertilidade masculina

Banner Sonhar Juntos

A qualidade seminal está associada à quantidade e à qualidade dos espermatozoides, sendo que é muitas vezes um dos motivos de dificuldade para engravidar.

Logo, entender o que determina a qualidade do sêmen é essencial, pois existem vários fatores que podem influenciar no aumento ou redução da capacidade reprodutiva.

Leia este artigo e entenda quais alterações influenciam na qualidade seminal e como isso se relaciona com a fertilidade masculina.

O que é qualidade seminal?

O sêmen ou esperma é um líquido esbranquiçado expelido pelo canal da uretra e secretado pelos testículos, glândulas bulbouretrais, próstata e vesícula seminal durante a ejaculação.

Fertilidade masculina diminuindo no mundo

Estudos realizados em diversos países mostraram que a qualidade do sêmen vem caindo desde a década de 1930, sendo que a metade dos casos de infertilidade conjugal tem como causa algum problema masculino. A tendência é que os números continuem aumentando, dado o estilo de vida do homem nos dias atuais. Uma das principais suspeitas recaem sobre o álcool, cigarro e substâncias químicas presentes em pesticidas, solventes e recipientes de plástico e má alimentação.

No Brasil também foi realizado um estudo inédito sobre a qualidade do sêmen pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No resultado foi concluído que houve um declínio significativo na qualidade do sêmen nos últimos 27 anos na região de Campinas. O estudo foi realizado com cerca de 9.495 homens com queixas de dificuldade de alcançar a paternidade. Outro fator já conhecido que influencia na queda da qualidade seminal observado pela pesquisa foi a obesidade, situação que pode levar à infertilidade.

Estima-se que atualmente 40% da infertilidade seja por causa feminina, 40% causa masculina e 20% para ambos. A infertilidade já afeta 15% da população mundial e a estimativa é que no Brasil sejam mais de 200 mil casais que apresentam dificuldades para gerar um bebê.

Como se avalia a qualidade do esperma?

O espermograma é o exame que avalia o potencial reprodutivo masculino. Em alguns casos, esta avaliação pode ser complementada pela cultura do esperma, avaliação da fragmentação do DNA espermático e da capacitação espermática.

Azoospermia:

A azoospermia trata-se de uma condição em que ocorre a ausência de espermatozoides no sêmen ejaculado. A ausência dos gametas no esperma pode ocorrer em função de uma falha na produção, no armazenamento ou na passagem dos espermatozoides.

Banner Infográfico dicas

Existem técnicas específicas para proporcionar a paternidade nos casos de azoospermia a depender se o problema é obstrutivo ou não obstrutivo.

Oligospermia:

A oligospermia ocorre quando há baixa quantidade de espermatozoides no esperma (mnos de 15 milhões/mL). Pode acontecer por fatores hormonais, ambientais, varicocele, assim como doenças sexualmente transmissíveis e hábitos inadequados.

Necrospermia:

A necrospermia é uma condição associada à redução da quantidade de espermatozoides vivos. A condição é rara e atinge cerca de 0,5% homens no mundo.

Teratospermia:

A teratospermia acontece quando há um aumento no número de espermatozoides com alteração do formato/morfologia, condição geralmente associada ao uso de drogas, inflamações e alterações congênitas ou varicocele.

Leia mais: entenda o que é espermograma com morfologia de Kruger 

Outros exames podem ser solicitados para analisar problemas de fertilidade masculina, tais como:

  • exames hormonais;
  • ultrassonografia testicular;
  • cariótipo;
  • pesquisa de microdeleção do cromossomo Y;
  • pesquisa de mutação do gene da fibrose cística.

Existem fatores que podem influenciar na qualidade do sêmen?

Sim, existem condições que podem comprometer a saúde masculina, além de reduzir as chances de gravidez. Entre elas estão:

  • idade: a idade paterna maior do que 45 anos pode estar associada a redução da quantidade de espermatozoides e aumento do risco de filhos com autismo e esquizofrenia;
  • exercícios físicos em excesso ou esportes radicais podem afetar a qualidade seminal (informação ainda controversa), assim como o uso de esteroides e anabolizantes;
  • sedentarismo: um estilo de vida sedentário, aliado a obesidade pode comprometer a fertilidade;
  • uso de entorpecentes: abuso de substâncias como álcool, drogas e cigarro podem reduzir a quantidade de espermatozoides;
  • doenças: condições de saúde como infecções, ou ligadas a problemas cardíacos, pressão arterial e colesterol, assim como doenças sexualmente transmissíveis afetam a fertilidade do homem;
  • outros fatores, ligados ao ambiente, comportamento e estilo de vida.

É importante adotar um estilo de vida saudável, sem estresse, vícios e evitando o sedentarismo e obesidade para uma boa saúde como um todo.

Quer receber mais dicas sobre fertilidade? Assine nossa newsletter!

Se você ainda possui dúvidas e enfrenta problemas ligados à fertilidade e à qualidade seminal entre em contato conosco!

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia