Entenda o que é o espermograma com morfologia estrita de Kruger

Entenda o que é o espermograma com morfologia estrita de Kruger

Entenda o que é o espermograma com morfologia estrita de Kruger

Banner Sonhar Juntos

Considerado um exame imprescindível para analisar a fertilidade dos homens, o espermograma consegue avaliar, de uma só vez, a quantidade e a qualidade dos espermatozoides. A morfologia estrita de Kruger é um dos parâmetros que podem ser avaliados no espermograma.

Para te ajudar a entender melhor o que é este exame, preparamos um post com todas as possíveis dúvidas que possam surgir. Confira.

O que é a morfologia de Kruger?

Em qualquer tipo de espermograma, os gametas masculinos são avaliados a partir do sêmen coletado, normalmente via masturbação. O exame é colhido em uma sala específica, que tem ligação direta com o laboratório, evitando o constrangimento que possa surgir nesse momento. Uma vez que a amostra chega ao laboratório ela é analisada seguindo alguns parâmetros, dentre os principais estão:

  • Concentração: verifica a quantidade de espermatozoides produzidos;
  • Motilidade: avalia a capacidade de locomoção dos espermatozoides;
  • Vitalidade: verifica a quantidade de espermatozoides vivos; e
  • Morfologia: avalia o formato dos espermatozoides.

Para a morfologia estrita de Kruger os espermatozoides são coloridos por meio de corantes especiais e avaliados em microscópio óptico com poder de visualização 1000 vezes maior.

Quais alterações nos espermatozoides o espermograma de Kruger consegue avaliar?

Por meio do exame, é possível saber a proporção de espermatozoides com alterações morfológicas como defeitos na cauda, cabeça ou acrossomo (área localizada na cabeça do gameta, que possui enzimas responsáveis pela penetração no óvulo).

Quanto maior a quantidade de espermatozoides com morfologia alterada, maior a chance de infertilidade masculina.

O critério de Kruger estabelece que a quantidade de gametas considerados normais deve ser igual ou superior a 4%, ou seja, de 100 espermatozóides pelo menos 4 devem ser normais.

Um espermatozoide com morfologia alterada consegue fertilizar o óvulo?

Sim. Porém, a morfologia pode indicar uma dificuldade para o casal conseguir engravidar naturalmente.

Banner Infográfico dicas

Quais tratamentos são indicados quando constatada a morfologia espermática alterada?

O médico poderá indicar a ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoide), método em que uma agulha fina é usada para colocar o espermatozoide dentro do óvulo. O procedimento é feito com o auxílio de um microscópio, que aumenta a visualização em até 400 vezes.

Ou ainda a SUPER ICSI, método semelhante a uma ICSI convencional, porém com o diferencial do conjunto ótico utilizado, que oferece uma aproximação de mais de 6.300 vezes na seleção do espermatozoide.

O espermograma com morfologia estrita de Kruger é sempre indicado nos tratamentos de FIV?

Apesar de bastante procurado pelos casais, o exame da morfologia estrita de Kruger pode ser substituído pela avaliação da Super Morfologia do espermatozoide, realizada com um sofisticado sistema de alta resolução óptica com aumento superior a 6.300 vezes.

Além de avaliar a morfologia do espermatozoide, este exame permite a visualização de estruturas intracelulares como os vacúolos, que prejudicam o espermatozoide.

Pesquisas mostram que a presença de vacúolos no espermatozoide possui correlação com lesões no DNA, má função mitocondrial e maiores taxas de aneuploidia (mutações cromossômicas) no embrião, o que pode acarretar menores taxas de gestação, maiores taxas de aborto e transmissão de problemas genéticos ao embrião.

Um exame complementar à avaliação da Super Morfologia é o Teste de Fragmentação do DNA Espermático, que torna possível mensurar a extensão do comprometimento do DNA do espermatozoide e auxiliar na indicação do melhor tratamento para cada caso.

O teste, realizado no laboratório de andrologia do CEFERP, é importante porque pesquisas constataram que homens com morfologia espermática alterada apresentam maiores taxas de Fragmentação do DNA Espermático e, portanto, também estão mais sujeitos à infertilidade.

Ficou com alguma dúvida sobre o Espermograma de Kruger ou ainda sobre a Super Morfologia ou o Teste de Fragmentação do DNA Espermático? Deixe aqui nos comentários que responderemos em breve para você. Quer saber mais sobre fertilidade masculina, baixe nosso eBook.

ebook taxas de sucesso
mm

Marcelo Rufato

Embriologista Sênior e Diretor dos Laboratórios do CEFERP
Perfil no Linkedin

Tags:

Comentários (10)

  • Avatar

    Suelem

    |

    Meu marido fez a reversão da vasectomia. Quando foi fazer o espermograma deu 70% de espermatozóides imóveis. ( a quantidade total de espermatozóides estava normal e a morfologia estrita em kruger também estava normal ( não me lembro agora a quantidade certinha, mas me lembro que só tinha dado alteração na parte de espermatozóides móveis/imóveis.)
    Pergunta: essa parte de espermatozóides imóveis pode melhorar?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Teoricamente pode sim, mas o espermograma é variado, pois sua produção é contínua. Seria necessário avaliar o exame como um todo, para maiores orientações.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Tiago Souza

    |

    Olá, fiz o.espermograna, e sempre ouço falar que o valor de referência para a morfologia é de 4%, porém meu exame deu 21% normais, e valor de referência 30% como devo interpretar?! Esses valores mudam?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Tiago,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Não é possível realizarmos uma avaliação do exame de forma isolada, sem antes conhecermos seu histórico clínico. Dessa forma, orientamos que consulte com um médico especialista, para avaliação.
      Para entender mais sobre o espermograma, ouça nosso novo episódio do podcast Papo de Tentante, disponível no Spotify. Clique aqui para ouvir

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Alexandre

    |

    Meu espermograma deu alteração nos espermatozóides normais 2%, e ph de 8,5…existe tratamento para aumentar os espermatozóides ou para engravidar vou precisar de outros métodos….tenho 49anos

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Alexandre,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Não é possível realizarmos uma avaliação de forma isolada, sem antes conhecermos o histórico clínico. Orientamos que consulte um médico especialista, para maiores orientações.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    jessica furtado

    |

    meu marido fez análise espermograma o resultado estes o que seguinifica?
    Exame Macroscópico
    volume ——3,0ml
    pH—–8,0
    Cor—–Branco opalecente
    Viscosidade—- normal
    tempo de liquefação—-40 min

    Exame Citológoco
    Células —<1,0
    Le
    ucócitos—-<1,0
    contagem de espernatozóides—-02
    Motilidade dos Espermatpzóides
    motilidade total —-40%
    Progressiva—-30%
    Não Progressiva—10%
    Vitalidade —–76%
    Morfologia dos espermatozóides
    Morfologia normal—–29%
    Morfologia anormal—-71%
    – da cabeça——-50%
    -da peça intermédia—-11%
    -do flagelo———-10%
    podem me ajudar a intender por favor?'?'''

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Jessica,
      Obrigado pelo comentário!

      Apenas um médico urologista poderá orientar sobre o exame, em consulta. No CEFERP, realizamos apenas a parte dos tratamentos para a Reprodução Humana, como a Fertilização In Vitro e a Inseminação Artificial.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    JEan

    |

    Quando o teste de Mofologia tem resultado de formas normais de 2.00% e formas anormais de 98%. Isso constata infertilidade ?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Olá Jean, tudo bem?
      O ideal é você levar o resultado dos seus exames para um urologista avaliar e sanar suas dúvidas, temos disponíveis na clinica dois urologistas especialistas, para maiores informações entre em contato pelo WhatsApp (16) 3877-7789

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia