Acupuntura: quais os benefícios para a FIV?

Acupuntura: quais os benefícios para a FIV?

Acupuntura: quais os benefícios para a FIV?

Banner Sonhar Juntos

A acupuntura é uma terapia milenar que surgiu na China com o objetivo de tratar vários tipos de doenças e restaurar a energia/equilíbrio do corpo.

Embora controverso, existem evidências de que a acupuntura auxilia na fertilidade com a finalidade de melhorar o bem-estar e o resultado da fertilização in vitro (FIV).

Quer entender mais sobre os benefícios da acupuntura para a FIV? Continue a leitura e entenda!

Como funciona a acupuntura?

A acupuntura é realizada através da aplicação de finas agulhas em pontos do corpo chamados de meridianos. Cada ponto é considerado um canal de energia do corpo, sendo possível regularizar e tratar diferentes sintomas e desequilíbrio do organismo, inclusive questões relacionadas à fertilidade.

Por meio da ativação de pontos no corpo, a acupuntura gera estímulos locais e atua no sistema nervoso central (medula e cérebro) liberando neurotransmissores que são os responsáveis pelos benefícios da técnica.

As agulhas são finas e indolores, além de serem descartáveis e de uso individual. A acupuntura vem sendo utilizada com diversos fins de tratamento, entre eles estão:

  • diminuição da ansiedade;
  • melhora do fluxo sanguíneo;
  • redução da cefaleia e enxaqueca;
  • redução de náuseas e vômitos;
  • tratamento para depressão e ansiedade;
  • dor menstrual;
  • dor crônica;
  • alterações hormonais;
  • fibromialgia;
  • dificuldade para engravidar.

Como a acupuntura pode auxiliar mulheres com dificuldade para engravidar?

Alívio do estresse e ansiedade

Tanto para a futura mamãe como para gestantes, todo o processo para alcançar o positivo pode ser um momento de muito estresse e ansiedade, podendo até mesmo prejudicar o tratamento de reprodução assistida.

Por meio da acupuntura é possível aliviar os sintomas de ansiedade e estresse. Nessa situação, é recomendado buscar o tratamento o mais breve possível. Estudos recomendam que seja iniciada entre 6 a 8 semanas antes da fase da estimulação hormonal.

Banner Infográfico dicas

No entanto, mesmo que não seja possível realizar antes do tratamento da FIV, outros estudos demonstram o aumento das taxas de gravidez em procedimentos de reprodução assistida apenas com a sessão na véspera e no dia da transferência de embriões (Protocolo de Paulus).

Como é o tratamento de acupuntura para mulheres que vão fazer a FIV?

Primeiramente, deve ser realizada a consulta médica para o profissional analisar o histórico da e exame físico para que seja realizado o diagnóstico e o plano de ação da acupuntura.

Dessa forma, o profissional irá indicar quantas sessões são necessárias e a periodicidade do tratamento.

A acupuntura pode trazer bem-estar e equilíbrio para mulheres gestantes e futuras mamães. Entre os principais benefícios para quem está tentando engravidar estão:

  • melhora no desenvolvimento dos folículos;
  • a terapia pode agir na qualidade dos óvulos e na implantação por aliviar ansiedade e estresse;
  • melhora do fluxo sanguíneo do aparelho reprodutivo feminino como útero e ovários;
  • reduz os efeitos da variação hormonal;
  • auxilia na regulação o ciclo menstrual feminino;
  • melhora na qualidade do endométrio;
  • melhora nas taxas de ovulação;
  • benefícios para mulheres que possuem a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e endometriose.

Além disso, como falamos acima, vários estudos já identificaram os benefícios da acupuntura para a FIV. Um dos estudos mostrou que o grupo de mulheres que passaram pelo tratamento de reprodução assistida com a acupuntura obteve um índice de gravidez de 15 a 20% maior do que o grupo que não fez a terapia chinesa. Também há evidências de melhora da qualidade seminal entre os homens que fizeram acupuntura vs. quem não fez este tratamento.

Existe alguma contraindicação?

Não há contraindicações em fazer acupuntura tanto para gravidez como para infertilidade, exceto pessoas que com doenças hematológicas relacionadas à coagulação ou portadores alergia a metais.

Conclusão

A acupuntura pode ser uma terapia complementar ao tratamento de reprodução humana e pode ser realizada no casal. É importante realizar a terapia com um profissional qualificado, com registro profissional e em clínicas certificadas.

Quer ler mais conteúdos sobre infertilidade e tratamentos de reprodução humana? Assine a newsletter do CEFERP e acompanhe nosso podcast Papo de Tentante no Spotify e Youtube!

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia