Entenda sobre a fragmentação do DNA espermático

Entenda sobre a fragmentação do DNA espermático

Entenda sobre a fragmentação do DNA espermático

Durante a investigação da infertilidade masculina alguns exames são importantes para investigar possíveis causas para o problema, como o Teste de Fragmentação do DNA espermático.

Esse exame faz parte da investigação complementar ao espermograma, uma vez que alguns espermatozoides no sêmen podem apresentar DNA fragmentado, o que influencia na queda da fertilidade. Esses espermatozoides não são eficazes em fertilizar corretamente o óvulo para formar um embrião saudável.

Entre os milhões de espermatozoides no sêmen, não é raro que em muitos deles ocorra a fragmentação do DNA. Porém quando o número de gametas masculinos fragmentados está alto, menores são as chances da fecundação acontecer de forma espontânea.

Quer saber mais sobre o que é o exame de fragmentação do DNA espermático, como ele é feito e o que ele significa? Então acompanhe nosso artigo para saber mais!

O que é a fragmentação do DNA espermático?

A fragmentação do DNA espermático, como o próprio nome diz, é a quebra que ocorre no material genético dos espermatozoides em consequência principalmente da presença de radicais livres, que têm efeito prejudicial nas células espermáticas, por meio de um processo conhecido como estresse oxidativo.

Esse efeito deletério nos gametas masculinos ocorre por várias causas, sendo que a maioria delas podem ser evitadas, como a obesidade e o tabagismo.

Outras possíveis causas para a fragmentação do DNA espermático podem ser:

  • Aumento da temperatura testicular;
  • Varicocele;
  • Presença de espécies reativas de oxigênio;
  • Idade avançada.

O que é o Teste de Fragmentação do DNA espermático?

O Teste de Fragmentação do DNA espermático trata-se de um exame complementar ao espermograma, que analisa a taxa de espermatozoides que possuem seu DNA fragmentado.

Quanto maior a porcentagem de fragmentos de DNA no sêmen, maior será o impacto na fertilidade, ou seja, quanto mais gametas danificados mais difícil será para o casal a fecundação.

Quando o exame é solicitado?

O Teste de Fragmentação do DNA espermático é solicitado aos homens com de infertilidade sem causa aparente, aqueles com mais de 40 anos de idade e também quando existe um histórico de exposição a agentes tóxicos para os testículos.

Alguns centros de fertilização podem recomendar esse teste para casais com falhas de implantação em ciclos de fertilização in vitro anteriores ou homens com alterações graves no sêmen vistas durante a análise no espermograma.

Com a realização do Teste de Fragmentação do DNA Espermático, é possível quantificar o grau de comprometimento do DNA dos espermatozoides e auxiliar o casal na indicação do melhor tratamento, de acordo com cada caso.

As principais indicações do exame são:

  • Fator masculino grave (alterações na motilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides ao espermograma).
  • Falhas de Implantação Embrionária.
  • Abortos de Repetição, entre outros.

Qual o significado do resultado do exame?

Para a análise da fragmentação, é feito um protocolo de processamento e coloração para identificar a Dispersão da Cromatina Espermática e os espermatozoides são quantificados e analisados, para assim se obter a porcentagem de espermatozoides com DNA alterado.

Os valores de referência para o exame são:

  • < 15%: excelente integridade do DNA espermático
  • 15 -30%: boa integridade do DNA espermático
  • > 30%: baixa integridade do DNA espermático

O exame de fragmentação do DNA espermático deve ser realizado em uma clínica especializada em reprodução humana e infertilidade que ofereça segurança e conforto ao casal que busca realizar o sonho de ter um filho, além da ética profissional que o assunto demanda.

Gostou desse conteúdo? Ainda tem alguma dúvida sobre o exame? Então deixe seu comentário, queremos ouvir de você, leitor!

mm

Mariana Rufato

Bióloga Gerente de Controle de Qualidade do CEFERP
Perfil no Linkedin

Comentários (3)

  • Avatar

    Valéria

    |

    Meu marido vai fazer esse exame fizemos uma fertilização e não deu certo por causa do excesso de fragmentação nos embriões gostaria de saber se tem tratamento pra esse caso?

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Valéria,

      Nesse caso é importante passar por consulta para fazer uma avaliação.

      Vamos agendar uma consulta, nosso atendimento é das 8:00 às 21:00 de segunda à sábado presencialmente ou pelos contatos:

      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Valéria

    |

    Obrigada por me responder meu marido vai fazer o exame teste de fragmentação do DNAespermatico ai na clinica qual médico especialista nesse caso vcs me indica ?

    Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia