Impotência sexual e infertilidade são a mesma coisa?

Impotência sexual e infertilidade são a mesma coisa?

Impotência sexual e infertilidade são a mesma coisa?

Banner Sonhar Juntos

A reprodução humana ainda é envolta por muitos mitos e um deles é de que a impotência sexual, também chamada de disfunção erétil, é a mesma coisa que infertilidade. Inclusive, esse mito faz com que muitos homens não procurem ajuda adequada para ambos os problemas, que são diferentes e possuem causas distintas.

Para ajudar a desmistificar esse assunto, levantamos as principais informações sobre a infertilidade e sobre a impotência sexual. Confira!

Impotência sexual

A disfunção erétil é a incapacidade do homem em alcançar e manter o estado de ereção do pênis para o ato sexual. É mais comum em homens com mais de 40 anos, porém também pode acontecer com os jovens. Nem sempre a dificuldade em manter a ereção é um problema, mas, se isso ocorrer com frequência, é necessária a consulta com um urologista.

Envelhecimento, tabagismo, diabetes, hipertensão, aterosclerose, cirurgias pélvicas, problemas emocionais, alterações hormonais, obesidade, sedentarismo, doenças neurológicas (Mal de Parkinson, Mal de Alzheimer, lesões na medula), efeitos colaterais de drogas e medicamentos, entre outros fatores, podem levar à impotência sexual.

Muitas pessoas confundem impotência sexual com infertilidade porque quando o homem não consegue manter a ereção, pode ficar mais difícil para a companheira engravidar devido à ausência de ejaculação na vagina. Entretanto, muitas vezes a produção de espermatozoides nesses casos está mantida e o líquido seminal que sai do pênis antes da ejaculação (durante o ato sexual) pode conter espermatozoides suficientes para a fecundação do óvulo. Assim, a ejaculação não é obrigatória para a obtenção da gravidez, embora este fenômeno aumente a possiblidade da gestação. Por isto, é importante destacar que, mesmo o homem não conseguindo manter a ereção, isso não significa que ele seja infértil.

Infertilidade

Estima-se que cerca de 1/3 das causas de problemas do casal para engravidar estejam ligadas a alterações da fertilidade masculina. Além da história clínica e do exame físico dos órgãos genitais, o espermograma é o principal exame para avaliar a fertilidade masculina.

Na maioria das vezes, as alterações do espermograma não estão associadas a alguma causa que seja identificada na história clínica e no exame físico (chamamos esta particularidade de idiopático). Entre as causas em que é possível fazer o diagnóstico, a mais frequente é a varicocele, que acomete de 35% a 50% dos homens que nunca tiveram filhos.

Varicocele é um defeito anatômico nos vasos sanguíneos do testículo, que dificulta a saída de sangue pelas veias, o que faz com que ocorra um aumento da temperatura da bolsa escrotal e alteração na característica do espermatozoide (“varizes da bolsa escrotal”). As principais causas de infertilidade masculina são:

– Genética (Síndrome de Klinefelter, por exemplo);

– Infecção;

– Alterações congênitas (criptorquidia – testículos localizados na pelve);

– Obstrução na saída do sêmen (Ausência do ducto deferente – associação com o gene da fibrose cística);

Banner Infográfico dicas

– Hormonal;

– Hábitos inadequados (tabagismo, uso de drogas);

– Uso de anabolizantes;

Quimioterapia

– Outros.

Como a reprodução humana pode ajudar?

Alguns métodos de reprodução humana podem ajudar os casais que sonham em serem pais mas o homem sofre com disfunção erétil e não consegue manter a ereção para ejaculação vaginal.

Dentre os métodos recomendados para esse tipo de caso está a inseminação artificial, que consiste em depositar o sêmen dentro do útero da mulher por meio de um cateter durante o período de ovulação. Entretanto, nestes casos é necessária a coleta de sêmen através da masturbação.

Antes de se submeter ao procedimento, é necessário avaliar possíveis fatores relacionados a disfunção erétil. Além disso, é importante avaliar a fertilidade do casal, inclusive a feminina, levando-se em consideração principalmente a idade da mulher, a sua reserva ovariana e a permeabilidade das trompas uterinas.

Na avaliação da fertilidade masculina, o espermograma deve ter resultado normal ou levemente alterado para possibilitar a inseminação artificial (quantidade suficiente de espermatozoides com movimentação). Normalmente, é preciso que o número de espermatozoides móveis recuperados após o preparo (capacitação espermática – seleção dos espermatozoides com melhor movimentação) seja igual ou maior do que 5 milhões/ml.

E há outros métodos de reprodução humana para ajudar nestes casos?

Na presença de fatores femininos específicos relacionados a infertilidade (por exemplo: baixa reserva ovariana, idade avançada, endometriose, tempo longo de dificuldade para engravidar, obstrução tubária bilateral, etc), a fertilização in vitro (FIV)pode ser o tratamento de escolha. Nos casos de alterações mais graves do espermograma, a FIV também pode estar indicada para vencer a infertilidade.

Tenho impotência sexual. E se não consigo ter ejaculação? O que fazer se não consigo colher o espermograma?

Tenha calma! Quando o homem não consegue fazer o espermograma é possível obter espermatozoides por uma técnica cirúrgica que envolve a punção da região dos testículos com uma agulha fina (PESA). Nestes casos não é necessário fazer corte na pele e a recuperação é relativamente rápida. Quando não há outros problemas masculinos da fertilidade, a taxa de sucesso (nascimento de bebês) deste procedimento é  boa e estará diretamente relacionada a idade da mulher.

Viu como a impotência sexual é um problema diferente da infertilidade? O mais importante é manter a calma e buscar ajuda multiprofissional! O atendimento médico individualizado, sem preconceitos e tabus pode tranquilizar o casal e melhorar até mesmo a qualidade de vida conjugal. Aqui no CEFERP sempre buscamos desmistificar assuntos relacionados à reprodução humana. Então que tal agora conferir nosso post sobre Mitos e Verdades sobre Infertilidade?

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia