5 sinais que você deve procurar um especialista em Reprodução Humana

5 sinais que você deve procurar um especialista em Reprodução Humana

5 sinais que você deve procurar um especialista em Reprodução Humana

Banner Sonhar Juntos

Quando casais enfrentam dificuldades para engravidar, a procura por um especialista em reprodução humana é uma possibilidade que pode auxiliar a realizar o sonho de gerar um bebê.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. 

Existem alguns sinais que demonstram a necessidade de buscar o auxílio médico para entender a fundo quais os motivos podem estar causando a infertilidade. 

Não deixe que o sentimento de ansiedade e frustração nesse momento tome conta. Existem clínicas e profissionais prontos e capacitados para ajudar você nessa jornada!  

Confira abaixo um resumo do que vamos abordar neste artigo, sobre os 5 sinais que indicam a recomendação de procurar um especialista em reprodução humana! 

  • Após algum período de tentativas sem sucesso;
  • Idade avançada da mulher;
  • Desejo de adiar a maternidade;
  • Diagnóstico de doenças relacionadas à fertilidade masculina e feminina;
  • Ciclo menstrual irregular ou ausente durante as tentativas de gravidez.

Período de tentativas 

Um dos primeiros sinais que podem indicar a necessidade de procurar um especialista em reprodução humana é o tempo decorrido desde que o casal está tentando engravidar. Muitas vezes, as pessoas acreditam que o diagnóstico da infertilidade se dá apenas por alguma doença específica, mas na verdade, quando a gestação não acontece depois de um certo período, o casal também é considerado infértil.

Nesse caso, existem três situações, que podem variar de acordo com a idade da mulher ou outros fatores. 

Se a mulher tem até 35 anos e está mantendo relações sexuais frequentes sem nenhum método contraceptivo e não consegue engravidar após 12 meses de tentativas, o casal deve procurar por uma clínica de fertilidade para que assim seja realizada uma investigação aprofundada dos motivos que possam estar causando o quadro de infertilidade. 

Caso a idade da mulher seja superior a 35 anos, o tempo de tentativas deve cair para 6 meses. Ou seja, caso o casal não atinja gestação em até seis meses de tentativas, a recomendação é buscar orientação de um médico especialista.

Ainda com relação à idade, mulheres com idade superior a 40 anos são aconselhadas a buscar orientação de um especialista assim que decidirem iniciar as tentativas. Isso porque é importante que seja avaliada a necessidade de antecipar algumas investigações para otimizar as tentativas, devido ao potencial impacto negativo da idade nas chances de sucesso.

Outros fatores também são considerados quando fazemos a orientação do tempo de tentativas. Por exemplo, independentemente da idade, caso haja diagnóstico de alguma doença que possa impactar na fertilidade feminina ou masculina, pode ser necessária avaliação imediata ou em até 6 meses de tentativas, a depender do diagnóstico. Falaremos mais deste tópico adiante!

Idade avançada da mulher 

Como pudemos perceber acima, a idade da mulher tem total relação no impacto da taxa de fertilidade. 

Conforme o avançar do tempo, a fertilidade da mulher começa a ser reduzida, pois a reserva ovariana tende a diminuir e a qualidade das células também sofre impacto. A tendência é que esta redução seja gradual, principalmente a partir dos 30 anos de forma mais lenta, e depois dos 35 anos é impactada de forma cada vez mais rápida. 

Por isso, quanto maior for a idade da mulher menores tendem a ser as chances de gravidez. 

Este é o motivo pelo qual o aconselhamento de tempo de tentativas difere antes e após os 35 anos, pois quanto antes o casal for avaliado, maior será a possibilidade de otimizar as tentativas e/ou os possíveis tratamentos.

Leia mais: Por que é mais difícil engravidar depois dos 40?

Desejo de adiar a maternidade 

Por diversas razões, muitas mulheres hoje em dia têm adiado a maternidade para realizar o sonho em um momento de estabilidade financeira e profissional em suas vidas. 

Infelizmente, os ovários não acompanharam todas as mudanças no dia-a-dia das mulheres, e a redução progressiva da quantidade e qualidade dos óvulos pode ser um fator que limite as chances de uma gestação no futuro, quando a mulher desejar. 

Banner Infográfico dicas

Nestes casos, a recomendação é que haja um planejamento reprodutivo, ou seja, que a mulher considere técnicas de preservação de fertilidade que possibilitem manter suas células reprodutivas armazenadas com melhor qualidade. No caso da preservação da fertilidade feminina, isso é possível com o congelamento de óvulos, uma técnica moderna e segura de reprodução humana que permite à mulher ter mais liberdade para planejar a sua gravidez no futuro.

Leia mais: Tire todas as suas dúvidas sobre o congelamento de óvulos

 

Você pode também pode ouvir nosso episódio do podcast Papo de Tentante sobre preservação da fertilidade: 

Doenças relacionadas à fertilidade masculina e feminina

Muitos fatores podem interferir direta ou indiretamente na fertilidade, portanto, na presença deles pode ser necessária avaliação com especialista em reprodução humana caso haja desejo de gestação. 

Estima-se que 30% dos casos ligados à infertilidade sejam de fatores masculinos, 30% femininos, 30% por questões relativas a ambos e 10% por motivos indeterminados (a chamada infertilidade sem causa aparente). 

Para detectar as causas que levam à infertilidade, o especialista em reprodução humana solicitará alguns exames para avaliar a capacidade reprodutiva do casal. 

Alguns dos motivos mais comuns que estão ligados à infertilidade são:

  • idade materna avançada;
  • alterações tubárias (obstrução, laqueadura prévia);
  • alterações de espermograma ou vasectomia prévia;
  • varicocele;
  • endometriose;
  • síndrome dos ovários policísticos (SOP), etc.

O diagnóstico só pode ser dado após uma investigação médica aprofundada do histórico de vida do casal e a realização dos exames de imagem e laboratoriais que possam ser necessários. Caso a(o) paciente já tenha diagnóstico de uma ou mais destas patologias, é importante estar atento à fertilidade e considerar uma consulta com um especialista, seja para avaliar preservação da fertilidade caso deseje programar a gestação para o futuro, seja para avaliações mais específicas e verificar a necessidade de algum tratamento.

Ciclo menstrual irregular 

Um ciclo menstrual irregular geralmente tende a ser um ciclo anovulatório, ou seja, onde não ocorreu a ovulação. A irregularidade da menstruação pode indicar alguma deficiência ou desequilíbrio hormonal no organismo que atrapalha o funcionamento adequado do eixo hormonal do ovário, fazendo com que a ovulação não ocorra todos os meses.

Mensalmente, o sistema reprodutor feminino em idade fértil se prepara para uma possível gestação através de diversas cascatas hormonais fisiológicas. Para o sucesso de todo o processo, é necessário um equilíbrio e pulsatilidade perfeitos dos hormônios relacionados (FSH, LH, estrogênio, progesterona, etc.). Quando ocorre este ciclo, após o período da ovulação, caso não haja a gestação, o tecido interior do útero (endométrio) descama, trazendo a menstruação, e marcando o reinício do ciclo.

Se quiser entender mais sobre o ciclo menstrual, leia este artigo do nosso blog: Ciclo menstrual: fases, hormônios e relação com a fertilidade.

Logo, uma menstruação irregular pode indicar que a mulher apresenta problemas relacionados à ovulação. Após a avaliação de um especialista, e de todos os outros fatores que também possam impactar na fertilidade, algumas opções de tratamento poderão ser propostas.

Vantagens de procurar por um especialista em reprodução humana 

O especialista em reprodução humana realizará todos os acompanhamentos, desde a investigação dos motivos da infertilidade do casal, até as etapas do tratamento. Dessa forma, após uma avaliação detalhada, é possível otimizar o tratamento proposto e o tempo até a chegada do bebê, pois podem ser detectadas outras alterações que também poderiam limitar as chances de sucesso de alguns tratamentos, e que ficariam sem diagnóstico caso não houvesse a avaliação do médico especialista.

Procurar por uma clínica de fertilidade irá trazer segurança e tranquilidade ao casal, tanto por poder contar com avaliação e indicação de tratamento individualizadas, quanto por ter uma equipe especializada à disposição para o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas.

Graças aos tratamentos de reprodução humana, muitos casais já alcançaram o sonho de engravidar. É muito importante buscar por uma clínica com especialistas em reprodução humana que prezam por um tratamento individualizado, em que o médico está aberto e atento para dialogar, escutar e identificar as frustrações e expectativas do casal. 

Conseguiu perceber se estes 5 sinais ajudaram você a identificar se necessita procurar um especialista em reprodução humana? Caso tenha alguma dúvida comente abaixo no artigo, ou entre em contato conosco, responderemos assim que possível! 

Aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e também com quem você sabe que está em busca de realizar o sonho da maternidade e paternidade. 

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia