Ciclo menstrual: fases, hormônios e a relação com a fertilidade

Ciclo menstrual: fases, hormônios e a relação com a fertilidade

Ciclo menstrual: fases, hormônios e a relação com a fertilidade

Banner Sonhar Juntos

Processo fisiológico que ocorre durante a idade reprodutiva da mulher, o ciclo menstrual por vezes é erroneamente ligado apenas à menstruação em si, mas ele vai muito além.

Nas consultas, é comum as pacientes não saberem exatamente como está o seu próprio ciclo menstrual, ou porque não se atentam a detalhes (como quando foi a última menstruação e o intervalo entre um ciclo e outro, por exemplo) ou por não conhecerem quais pontos são importantes para serem observados no registro do ciclo menstrual.

Para quem está tentando engravidar, entender o ciclo menstrual é ainda mais importante. Por isso, preparamos um texto completo para falar sobre as fases, os hormônios e a relação de tudo isso com a sua fertilidade. Continue a leitura para entender mais.

A duração do ciclo menstrual

A duração do ciclo menstrual é calculada do primeiro dia de menstruação até o dia anterior ao próximo ciclo, ou seja, é o intervalo entre uma menstruação e outra. É importante reforçar que a mulher deve contar como início do ciclo o primeiro dia de menstruação, geralmente de coloração vermelho-vivo, já que por muitas vezes o sangramento menstrual se inicia em pequena quantidade e marrom, geralmente chamado de sangramento “em borra de café”. A depender da referência de literatura adotada, alguns critérios podem variar, porém geralmente para o ciclo ser considerado regular, ele pode ter duração em torno de 24 a 38 dias. Uma dica para também avaliar a regularidade da menstruação é a seguinte: a diferença entre o ciclo mais longo e o ciclo mais curto apresentado deve ser inferior a 9 dias. Ou seja, se o ciclo mais curto foi de 24 dias e o mais longo foi de 30 dias, esta diferença é de 6, o que ainda configura-se como característica de um ciclo regular.

Uma dica para que a mulher consiga acompanhar esses números com mais exatidão é o uso de aplicativos de controle de ciclo menstrual disponíveis para Android e iOS, ou então a anotação das datas em que menstruou em uma agenda ou calendário. Após seis meses de observação, já será possível entender se seu ciclo menstrual é mais longo ou mais curto, e estar mais familiarizada com as fases apresentadas durante o ciclo. Essas anotações facilitam a compreensão do ciclo menstrual e desmistificam a ideia de que é preciso menstruar exatamente no mesmo período do mês em todos os ciclos.

Ao conhecer a própria menstruação, a mulher consegue fornecer ao médico, nas consultas, mais informações que auxiliam na investigação de doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) e outras causas de anovulação, que podem afetar a fertilidade.

Todas estas ferramentas, como anotar os ciclos em um calendário ou em um aplicativo são úteis, porém é sempre importante a avaliação e aconselhamento profissional, para que você possa entender melhor seu corpo e, consequentemente, seu ciclo.

Hormônios

Antes de falarmos sobre as fases do ciclo menstrual, é importante explicar quais são os principais hormônios que atuam no ciclo:

FSH

Hormônio produzido pela hipófise, o FSH corresponde ao hormônio folículo estimulante. Sua função é estimular o crescimento dos folículos ovarianos (estruturas dos ovários que contém os óvulos) para a maturação do(s) óvulo(s) a serem liberados em cada ciclo.

O FSH, através do estímulo ao crescimento dos folículos, desencadeia que estas estruturas aumentem a produção e secreção de estrogênio. Este hormônio age no endométrio e na própria hipófise, contribuindo para a sincronia do eixo hormonal reprodutivo.

Estrogênio

É o hormônio responsável pela preparação do útero para a gravidez, ou seja, responsável pelo aumento da espessura do endométrio e a formação de novos vasos nesta região, para melhorar a circulação e nutrição a fim de receber o possível embrião. Ele também é responsável pelas chamadas características sexuais secundárias na mulher (desenvolvimento de mamas, por exemplo) e tem outras funções importantes como a regulação da saúde óssea, cardiovascular, dentre outras.

LH

Hormônio luteinizante, o LH também é produzido pela hipófise e sua função é a de estimular a ovulação. É o pico deste hormônio que desencadeia a ovulação, fazendo com que o folículo que se rompe para liberar o óvulo se torne corpo lúteo, estrutura que também produz hormônios, principalmente progesterona.

Progesterona

Hormônio produzido pelo corpo lúteo, estrutura formada após a ovulação, que tem a função de dar suporte ao embrião e favorecer a gravidez por meio da produção de hormônios.

A progesterona é responsável por transformar a característica do endométrio, aumentando a proliferação de glândulas para produção de nutrientes, e também responsável por manter o endométrio até o final do ciclo menstrual ou então até o final da gravidez.

Banner Infográfico dicas

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual pode ser dividido e explicado de diversas formas. Para facilitar a compreensão, vamos organizar em três fases principais: folicular, ovulatória e lútea. Cada uma delas é responsável por diversas mudanças biológicas no corpo da mulher. Confira:

Fase folicular

É a primeira fase do ciclo e se inicia com a menstruação. Por isso, a menstruação é o marco do início de um novo ciclo menstrual. Nesse período, o tecido do endométrio que havia se espessado no ciclo anterior é expelido quando não ocorreu a gravidez e as mulheres podem sentir cólicas devido às contrações do útero.

A fase folicular vai do primeiro dia da menstruação até a ovulação e tem duração variável, girando em torno de 12 a 14 dias. O hormônio principal desta fase é o FSH. O nome de “fase folicular” deve-se ao fato de que é neste momento que os folículos são recrutados para o crescimento, preparando o(s) possível(is) óvulo(s) para ser(em) liberado(s) na ovulação. Esse crescimento folicular faz com que progressivamente haja aumento da produção do estrogênio, que preparará o corpo da mulher para uma gestação fazendo com que o endométrio se torne mais espesso e receptivo para que o embrião possa se implantar.

Fase ovulatória

Conforme a produção de estrogênio cresce, o aumento deste hormônio produz um feedback negativo na hipófise, que inibe a produção de FSH. Esse mecanismo é importante para controlar o recrutamento dos folículos e possibilitar a seleção de um ou mais folículos como dominantes em cada ciclo.

Com o crescimento do folículo dominante e aumento dos níveis de estrogênio, ocorre o estímulo para o pico do hormônio LH. Este fenômeno desencadeia o amadurecimento do óvulo e rompimento do folículo ovariano para a ovulação. Esse processo de amadurecimento do óvulo leva cerca de 36 horas e, depois, ele é liberado e se encaminha para as tubas uterinas. Isso é o que chamamos de ovulação.

Nessa fase, podem ser observadas mudanças no muco cervical, apresentando-se mais elástico, com o objetivo de ajudar o espermatozoide a se locomover até o útero.

Fase lútea

Quando o folículo ovariano se rompe, o óvulo que estava dentro do folículo é liberado para fora do ovário, devendo ser captado pelas trompas para promover o encontro com os espermatozoides. A estrutura que se rompeu para liberar o óvulo dá origem ao corpo lúteo.

O corpo lúteo produz a progesterona, que, conforme falamos anteriormente, auxiliará na manutenção do endométrio até o final do ciclo ou então da gravidez.

Caso ocorra fecundação do óvulo pelo espermatozoide, a produção do hormônio da gravidez (hCG) ajuda a manter o funcionamento do corpo lúteo, por isso, como há manutenção da produção hormonal, não há menstruação. Aproximadamente na 7ª semana de gravidez, a placenta passa a produzir progesterona e estrogênio, o que gradualmente substituirá a função do corpo lúteo, fazendo com que ele se degenere em torno da 12ª semana de gestação.

Caso não ocorra a gravidez, o corpo lúteo se degenera e diminui, até sua completa regressão, o que ocorre em torno de 14 dias após a ovulação. Com isso, a produção de estrogênio e progesterona cai, ocorrendo a descamação do endométrio (menstruação), nova elevação gradual do FSH, e o ciclo recomeça. Esse processo se repetirá durante toda a vida reprodutiva da mulher até a menopausa.

Fertilidade: atenção ao ciclo menstrual

O ciclo menstrual está diretamente ligado à fertilidade feminina. Conhecer todo o processo que ocorre e as mudanças desse período é importante para todas as mulheres, sejam as que desejam engravidar ou as que não querem.

Para as mulheres que querem ter um bebê, conhecer o ciclo ajudará a entender quando é o melhor período para ter relações sexuais e aumentar as chances de concepção. Já para as mulheres que não querem, saber como funciona o próprio ciclo servirá para dar ainda mais atenção aos métodos anticoncepcionais e cuidados adicionais durante o período fértil.

É importante frisar que a fertilidade feminina não depende apenas do ciclo menstrual, mas a ausência de menstruação ou ciclos irregulares devem ser sempre alertados ao médico.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre as fases do ciclo menstrual, os hormônios e a relação com a fertilidade, é só deixar uma pergunta abaixo nos comentários que responderemos para você.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia