Sonhar Juntos: conheça o programa do CEFERP de doação de óvulos

Sonhar Juntos: conheça o programa do CEFERP de doação de óvulos

Sonhar Juntos: conheça o programa do CEFERP de doação de óvulos

Banner Sonhar Juntos

Doar óvulos é um gesto nobre, que proporciona a realização de sonhos e a construção de novas famílias

Durante a jornada da maternidade, existe um ato de generosidade que algumas mulheres tem a opção de realizar, e ele tem o poder de transformar vidas de maneiras extraordinárias: a doação de óvulos.

A doação de óvulos é um ato de solidariedade e empatia oferecido para as mulheres que, por razões diversas, não podem gerar com seus próprios óvulos, seja pela baixa reserva ovariana, a menopausa precoce, a idade avançada ou algumas doenças genéticas, por exemplo.

Por meio deste processo, elas encontram na generosidade de doadoras uma chance de experienciar a alegria de gerar um filho.

Quem doa, doa amor, doa esperança, doa a possibilidade de auxiliar na realização de um sonho.

Foi com esse olhar de solidariedade que surgiu o Programa “Sonhar Juntos”, criado pelo CEFERP para que mulheres possam ser doadoras de óvulos para outras pacientes, que por alguma razão não possam utilizar os seus próprios óvulos no tratamento de Fertilização in vitro.

Além disso, pensando em ampliar essa conscientização e incentivar esse ato de amor, é prevista pelo Conselho Federal de Medicina a possibilidade de doação compartilhada, onde a doadora e a receptora compartilham os óvulos e os custos do tratamento. Dessa forma, o tratamento pode se tornar mais acessível para as doadoras de óvulos. O processo é feito após uma consulta médica e avaliação do histórico de saúde pessoal, familiar, exames, entre outras avaliações da potencial doadora.

 

Processo seguro

Banner Infográfico dicas

É importante destacar que a doação de óvulos é um processo seguro e regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), através da última resolução (RESOLUÇÃO CFM nº 2.320/2022). Neste documento, é prevista a doação de óvulos, seja por parente até quarto grau (desde que não ocorra consanguinidade) ou doação anônima. Também é estabelecido que a doação não pode ter caráter comercial. Instituições e clínicas especializadas são responsáveis por orientar e apoiar todas as partes envolvidas, garantindo que o processo seja conduzido com ética e respeito.

Ao realizar a doação dos óvulos, a doadora não tem qualquer direito sobre os bebês que possam ser gerados. Na doação anônima, a identidade dos bebês, de seus pais e da doadora de óvulos são preservadas e de posse da equipe de especialistas do CEFERP sob absoluto sigilo, também seguindo as regulamentações do CFM, garantindo total transparência e confiança nos aspectos que envolvem a ovodoação e ovorecepção.

 

Propósito de vida

Ao abraçar a importância da doação de óvulos, contribuímos para a construção de um futuro onde a fertilidade não seja um privilégio inatingível, mas sim algo possível a todos. Cada doadora é uma arquiteta da esperança, construindo pontes para sonhos que, de outra forma, poderiam parecer inalcançáveis.

 

Como me tornar doadora de óvulos no Programa Sonhar Juntos?

As candidatas a doação de óvulos precisam cumprir os pré requisitos estabelecidos pelo CFM. Um destes é a idade, portanto, a idade limite para a potencial doadora é de 37 anos. Para o Sonhar Juntos, a paciente que deseje ser doadora de óvulos deve preencher um cadastro, que será avaliado pela equipe CEFERP. Após o cadastro, será agendada uma consulta para avaliar se a paciente cumpre os demais pré requisitos para a doação (são necessários exames de imagem, como ultrassom, e exames de sangue – desde avaliações de sorologias a exames de cariótipo e eletroforese de hemoglobinas). Após esta consulta, anamnese e exames avaliando a aptidão para doação, caso seja prevista a doação compartilhada, é necessário que haja uma paciente com características físicas compatíveis para receber os óvulos doados. Dessa forma, a paciente doadora poderá iniciar seu tratamento.

Você tem interesse em saber mais sobre o Programa “Sonhar Juntos”? Entre em contato com o CEFERP.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia