Laparoscopia e fertilidade, o que é este procedimento?

Laparoscopia e fertilidade, o que é este procedimento?

Laparoscopia e fertilidade, o que é este procedimento?

Banner Sonhar Juntos

Quando se trata de tratamentos de reprodução humana, um procedimento relativamente comum a ser discutido é a laparoscopia. Mas o que exatamente é esse procedimento? Neste artigo, vamos explorar um pouco mais este assunto, abordando o que é a laparoscopia e qual sua importância na área da reprodução assistida.

 

O que é a laparoscopia?

 

A laparoscopia é um procedimento cirúrgico, realizado por meio de pequenas incisões na parede abdominal. Através dessas incisões, é inserida uma câmera fina e flexível, bem como instrumentais que permitam ao médico visualizar o interior do abdômen e realizar procedimentos cirúrgicos com precisão.

 

Em que situações a laparoscopia é indicada?

 

A laparoscopia pode ser indicada em casos de infertilidade quando há suspeita ou presença de certas condições que possam afetar a fertilidade. Abaixo, iremos mencionar algumas situações em que a laparoscopia pode ser recomendada:

 

Endometriose

A laparoscopia é considerada o padrão ouro para diagnóstico da endometriose, uma condição em que o tecido semelhante ao revestimento do útero cresce fora dele. Ela pode ser indicada caso haja suspeita desta condição, principalmente se associada a sintomas que impactem na qualidade de vida da paciente. Geralmente, antes de considerar a realização da cirurgia, são realizados exames de imagem para rastreamento da possível patologia. Importante ressaltarmos que não são todos os casos de endometriose em que há indicação de cirurgia, portanto, cada caso deve ser avaliado e orientado de forma individual, considerando-se as particularidades da paciente ou casal.

Alterações tubárias

Se houver suspeita de alterações nas trompas de Falópio, como a hidrossalpinge (uma dilatação das trompas), a laparoscopia pode ser usada para avaliar melhor a condição destas estruturas e realizar possíveis procedimentos corretivos. A hidrossalpinge é uma condição que pode impactar nas chances de gestação, e tem indicação de correção inclusive antes de transferência de embriões, em caso de tratamento de fertilização in vitro.

 

Cistos ovarianos

A presença de cistos ovarianos, a depender dos achados em exames de imagem, pode necessitar de investigações e abordagens adicionais. A laparoscopia é uma destas abordagens, já que permite a remoção do cisto, se necessário, para melhor investigar sua origem.

 

Anormalidades uterinas

Certas anomalias uterinas, como miomas (tumores benignos no útero) volumosos ou com componentes no interior da cavidade uterina, podem dificultar a implantação e a gravidez. A laparoscopia permite o diagnóstico e tratamento dessas anomalias, o que pode trazer benefício para a saúde uterina e a fertilidade.

 

É importante lembrar que a laparoscopia não é a primeira opção de tratamento para todas as situações de infertilidade. Na verdade, ela é considerada em casos específicos, onde não sejam possíveis abordagens com grau menor de intervenção. O primeiro passo quando há suspeita ou diagnóstico de infertilidade é buscar avaliação de um especialista, para que sejam feitos exames e avaliações necessárias para identificar a causa e as melhores opções de tratamento.

 

Banner Infográfico dicas

A decisão de realizar uma laparoscopia deve ser feita em conjunto com o médico especialista em reprodução humana, levando em consideração a história clínica, os sintomas e os resultados dos exames. O médico irá avaliar cuidadosamente cada caso e recomendar a laparoscopia quando acreditar que o procedimento possa ajudar a melhorar as chances de gravidez.

 

 

Como é feito o procedimento

 

Antes do procedimento, o paciente é submetido a uma avaliação médica completa. Serão realizados exames pré-operatórios e fornecidas orientações específicas sobre o procedimento. Geralmente, a laparoscopia é realizada com anestesia geral, para garantir que o paciente esteja confortável, seguro e sem dor durante o procedimento.

 

São feitas pequenas incisões na região abdominal. O número e a localização das incisões podem variar dependendo do tipo de laparoscopia e do objetivo do procedimento. Para melhor visualização da cavidade abdominal e para maior segurança na abordagem das estruturas, é realizada a introdução de um gás no abdome. Isso ajuda a afastar os órgãos abdominais da parede abdominal, permitindo que o cirurgião tenha uma visão clara e espaço para manobrar os instrumentos.

 

Após a conclusão do procedimento, os instrumentos e o gás são removidos e as incisões são fechadas com pontos ou fita cirúrgica. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar um curativo ou bandagem na área das incisões.

 

Após a laparoscopia, o paciente é levado para a sala de recuperação, onde a equipe médica monitora sua recuperação pós-operatória. Após este período, a evolução e tempo de repouso dependem do grau de complexidade dos procedimentos realizados.

 

Em resumo, a laparoscopia é um procedimento que pode auxiliar na abordagem de fatores que possam afetar a fertilidade. Por meio de pequenas incisões, o laparoscópio permite ao médico visualizar e intervir nos órgãos reprodutivos de forma precisa e eficaz. Com seus benefícios em termos de recuperação mais rápida e menor risco de complicações, a laparoscopia desempenha um papel importante no cuidado da saúde reprodutiva.

 

Se você está considerando um tratamento de reprodução assistida, converse com seu médico sobre qual a melhor estratégia para o seu caso.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o CEFERP no Instagram e confira conteúdos diários sobre fertilidade!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia