Menstruação prolongada ou intensa: será que isso pode afetar a capacidade de engravidar?

Menstruação prolongada ou intensa: será que isso pode afetar a capacidade de engravidar?

Menstruação prolongada ou intensa: será que isso pode afetar a capacidade de engravidar?

Banner Sonhar Juntos

Para muitas mulheres, a menstruação é uma parte natural e previsível do ciclo menstrual. No entanto, quando a menstruação se prolonga por mais tempo do que o esperado, ou se apresenta com um fluxo aumentado, é comum surgirem preocupações sobre a fertilidade. Neste artigo, vamos entender se estes sinais na menstruação podem indicar problemas para engravidar e o que fazer caso isso seja uma preocupação para você.

O que pode ser considerada uma menstruação prolongada?

Não existe padronização única de normalidade para a duração e volume da menstruação, o primeiro passo é conhecer o seu padrão de fluxo e duração. De forma geral, podemos considerar o sangramento como prolongado quando ele se estende por mais dias do que o habitual, geralmente durando mais de sete dias. Esse sangramento pode ser mais intenso e acompanhar outros sintomas desconfortáveis, como cólicas e cansaço.

Mudanças no fluxo menstrual e fertilidade:

É normal se questionar se algumas mudanças no padrão de fluxo menstrual (duração ou volume de sangramento) podem ou não afetar a capacidade de engravidar. Na maioria dos casos, as alterações em si não são diretamente o fator que pode impactar na fertilidade. No entanto, elas podem estar associadas a condições subjacentes e, estas sim, a depender dos achados e sua gravidade, podem influenciar nas chances de concepção.

Possíveis causas de mudanças no fluxo menstrual:

Desequilíbrios hormonais: algumas alterações hormonais, principalmente se relacionadas à irregularidade menstrual, podem se associar também com mudanças no fluxo menstrual. Isso ocorre, por exemplo, em mulheres com síndrome dos ovários policísticos que possuem ciclos muito irregulares. Geralmente, quando há a menstruação nestes casos, ela tende a vir em maior intensidade e duração.

Miomas uterinos: miomas são tumores benignos que se desenvolvem no útero e, dependendo de seu tamanho e localização, podem causar sangramento intenso e/ou prolongado. Não são todos os miomas que podem trazer alterações na menstruação ou mesmo impacto na fertilidade e cada caso deve ser avaliado individualmente.

Pólipos uterinos: pólipos são crescimentos anormais no revestimento interno do útero, podendo estar presentes na cavidade ou até mesmo no canal que reveste o colo uterino. A presença do pólipo pode levar a sangramento aumentado ou prolongado, porém não necessariamente tem correlação com alteração de fertilidade.

Banner Infográfico dicas

Distúrbios da coagulação sanguínea: problemas com a coagulação do sangue podem levar a sangramento menstrual excessivo. Porém, nestes casos, geralmente o quadro tende a ser diagnosticado mais cedo, pois a mulher tende a apresentar estes sintomas desde os primeiros ciclos menstruais e em todas as menstruações, não como achados isolados. É importante que seja feito o devido diagnóstico e acompanhamento para evitar danos à saúde ou, até mesmo, riscos durante a gestação.

Tratamentos e cuidados:

O tratamento para as alterações de fluxo menstrual dependerá da possível causa subjacente. Nem todos os casos podem precisar de tratamento, pois algumas alterações menstruais podem ser esporádicas e não representar a tendência dos demais ciclos. Em alguns casos, pode ser necessário utilizar medicamentos para controlar o sangramento. A depender da possível causa associada às alterações de fluxo, podem ser indicados tratamentos de questões hormonais ou procedimentos cirúrgicos para remover pólipos, miomas, etc.

Se você está preocupada com a sua menstruação e notou mudança no seu padrão de fluxo menstrual, é importante procurar um médico ginecologista. O profissional realizará uma avaliação completa para tentar identificar a possível causa da mudança e verificar se há algum problema que possa estar afetando a fertilidade ou que necessite de acompanhamento e/ou tratamento.

Conclusão:

Alterações do fluxo menstrual podem ocorrer de forma esporádica e, não necessariamente, significarem algo patológico. Porém, principalmente nos quadros onde esta mudança se mantém, pode ser um sinal de que algo não está bem no organismo e merece atenção médica. Ao procurar orientação profissional, é possível entender se as mudanças percebidas no fluxo menstrual podem ter característica de alguma patologia que necessite de investigações adicionais e tratamento.

Com cuidados adequados e o acompanhamento médico necessário, muitas mulheres conseguem superar essas condições e alcançar o sonho de engravidar com sucesso. Lembre-se de que cada caso é único, e a consulta médica é fundamental para entender sua situação específica e tomar decisões informadas em relação à saúde reprodutiva.

Gostou do nosso artigo? Se você quer saber mais informações sobre procedimentos de reprodução humana e fertilidade acesse o blog do CEFERP!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia