10 passos para iniciar seu tratamento de reprodução assistida em 2024

10 passos para iniciar seu tratamento de reprodução assistida em 2024

10 passos para iniciar seu tratamento de reprodução assistida em 2024

Banner Sonhar Juntos

Um tratamento de reprodução assistida pode envolver muitas expectativas, medos, ansiedade… portanto, ao realizar uma preparação para ele, você pode entrar nesta jornada mais fortalecida e confiante! Neste artigo, vamos apresentar passos importantes que podem ajudar na sua preparação para o início do tratamento!

1º Passo: Consulta com um especialista

O início de tudo se dá por uma consulta com um especialista em fertilidade. Nesta conversa, você poderá entender melhor os diagnósticos e possíveis tratamentos, chances de sucesso, permitindo assim a criação, em conjunto, de um plano de tratamento individualizado. Entender os procedimentos, os medicamentos envolvidos e os possíveis efeitos colaterais pode te deixar menos receosa durante estas etapas.

O CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto – é referência em Reprodução Humana no interior de São Paulo, sendo o único centro de Reprodução Assistida de toda a América Latina a conquistar o certificado de Acreditação Qmentum Internacional™, nível de excelência Diamante. Procurar uma clínica de confiança fará você estar segura de que todas as medidas de cuidado estão sendo tomadas, para que seu tratamento ocorra da melhor forma possível.

2º Passo: Exames médicos e avaliação de saúde

Após a consulta, possivelmente a equipe médica fará solicitação de alguns exames para avaliar melhor o contexto e possíveis diagnósticos que possam impactar nas opções de tratamento, ou que possam requerer abordagem específicas.

Certifique-se de que ambos os parceiros realizem as avaliações médicas completas concomitantemente: lembre-se de que a fertilidade não se mede apenas com o homem ou com a mulher, mas com o casal.

3º Passo: Estilo de vida saudável

Nossa saúde envolve todas as áreas da nossa vida. Portanto, adote um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta balanceada, exercícios regulares e a eliminação de hábitos prejudiciais como tabagismo e consumo excessivo de álcool. Estas medidas podem auxiliar não só a evitar exposição a fatores que possam interferir negativamente na fertilidade, como também podem auxiliar na sensação de bem-estar, controle da ansiedade e estresse.

4º Passo: Suplementos e vitaminas

Além da alimentação adequada, existem algumas vitaminas recomendadas para o período pré-concepcional, visando ao desenvolvimento saudável do feto e da gestação como um todo. Portanto, siga as orientações do seu médico e use as vitaminas regularmente. Você também pode realizar acompanhamento nutricional neste período.

5º Passo: Acompanhamento psicológico

Como vimos anteriormente, o tratamento por si só carrega um misto de sentimentos. Além disso, a própria infertilidade pode afetar a paciente ou casal em graus e aspectos variáveis. Portanto, o acompanhamento psicológico pode ajudar a desenvolver ferramentas para lidar melhor com esses sentimentos. Ele também pode ajudar a lidar com a ansiedade e o estresse associados ao tratamento de reprodução assistida, pois é importante estar emocionalmente assistido para diferentes cenários.

Banner Infográfico dicas

Cuide da sua mente para tornar mais leve a caminhada do tratamento.

6º Passo: Rede de apoio

Se você se sentir confortável para conversar com mais pessoas sobre o tratamento, construa um sistema de suporte com amigos e familiares. O tratamento de fertilidade pode ser emocionalmente desgastante em alguns momentos, e ter uma rede de apoio pode fazer uma grande diferença.

7º Passo: Planejamento financeiro

Entenda os custos envolvidos no tratamento de reprodução assistida e se programe para eles. Tenha certeza de que você compreendeu corretamente os gastos esperados, para evitar possíveis frustrações ou preocupações futuras. Ao iniciar um tratamento com este planejamento já feito, você retira uma fonte importante de preocupações da sua mente, e pode viver mais tranquilamente as etapas.

8º Passo: Planejamento de tempo

Esteja preparado para dedicar tempo ao tratamento. Consultas médicas, exames e procedimentos podem demandar um investimento de tempo. Muitas etapas podem ser otimizadas em uma clínica de reprodução humana, como a agilidade para realização de exames de ultrassom e espermograma desde a primeira consulta. Porém, outras etapas dependem da resposta individual do organismo, e alguns prazos precisam ser respeitados.

Esteja ciente de que chegar ao objetivo final pode levar tempo. Estar preparada para este fator também ajuda a manejar as expectativas e lidar melhor com a ansiedade.

9º Passo: Comunicação com a equipe médica

Mantenha uma comunicação aberta e transparente com a equipe que estará com você no tratamento. Pergunte sobre todas as suas dúvidas e preocupações. É natural que elas existam, e seguir o tratamento ainda com dúvidas pode te gerar desgastes ou frustrações desnecessários.

10º Passo: Tenha calma e evite comparações

Lembre-se de que cada pessoa e casal é único, e as necessidades específicas podem variar. Juntamente com a equipe médica, vocês irão traçar um plano personalizado que atenda às suas necessidades e circunstâncias individuais. Conhecer pessoas passando pela mesma situação e trocar experiências pode ser enriquecedor, porém é importante tomar cuidado para obtermos o que há de bom nestas trocas, mas evitar comparações excessivas que possam gerar insegurança.

Ao longo do texto, pudemos perceber que o suporte emocional, hábitos saudáveis, planejamento, e um bom alinhamento com a equipe desempenham papéis fundamentais no sucesso do tratamento de reprodução assistida. Não deixe de focar nestes pontos para a programação do seu tratamento!

Gostou do artigo? Saiba mais informações sobre procedimentos de reprodução humana e fertilidade no blog do CEFERP.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia