Calendário menstrual (tabelinha): entenda seu período fértil!

Calendário menstrual (tabelinha): entenda seu período fértil!

Calendário menstrual (tabelinha): entenda seu período fértil!

Banner Sonhar Juntos

Você já parou para pensar que ainda que muitas mulheres fiquem grávidas sem planejar, engravidar pode não ser tão simples quanto parece? De maneira geral, podemos dizer que é necessário conhecer bem o seu corpo e entender cada fase do ciclo menstrual para fazer as tentativas no momento em que o organismo está mais propício. Para isso, há quem aposte no uso de um calendário menstrual: a famosa tabelinha.

Provavelmente, você já ouviu falar que esse método, por si só, não é totalmente eficaz. O problema, nesse caso, não é a falibilidade da tabelinha em si, mas sim a dificuldade que muitas mulheres encontram para identificar essas fases.

É importante perceber que a contagem do ciclo menstrual não deve ser baseada somente em matemática, mas também precisa considerar os sintomas que indicam a ocorrência do período fértil, como dores abdominais e mudanças no muco cervical. Assim sendo, você deve estar atenta a eles.

Para entender melhor como utilizar corretamente a tabelinha, continue a leitura deste post especial sobre o tema e confira!

Quais são as fases do ciclo menstrual?

A cada mês, a mulher passa por algumas fases relacionadas ao ciclo menstrual. Elas são divididas conforme abaixo.

Menstruação

Todos os meses, o corpo feminino prepara o útero para receber um embrião. Caso a mulher não engravide, o endométrio (camada interna do útero) se desprende e desce em forma de sangue. Durante esse período, o útero se prepara para reconstruir o endométrio, e os ovários se preparam para liberar novo(s) óvulo(s) no próximo ciclo.

Por não haver óvulos maduros, as chances de ocorrência de uma gravidez são muito baixas.

Banner Infográfico dicas

Período ovulatório

Eis que chega a hora de engravidar! Por volta de 14 dias após o início da menstruação (considerando-se um ciclo de 28 dias), o muco cervical adquire o aspecto de uma clara de ovo. Esse é um dos sinais das mudanças hormonais do período da ovulação, indicando que o óvulo está pronto para ser fecundado. Trata-se da fase ideal para manter relações sexuais.

Pós-ovulação

Nessa fase, caso não tenha sido fecundado, o óvulo deve se degenerar, minimizando as possibilidades de uma gravidez nesse período. O muco cervical se torna mais seco, e logo a menstruação chegará novamente.

Para que serve a calculadora do período fértil?

A calculadora do período fértil serve para identificar a época na qual a mulher está mais propensa a engravidar.

Trata-se de uma maneira de mensurar, a partir de cálculos, em qual fase do ciclo menstrual você está. Associado à observação dos sinais do seu corpo, o uso da ferramenta constitui um instrumento eficaz na identificação do seu período fértil.

Como usar a tabelinha?

Para começar a usar a ferramenta, você precisará observar a quantidade de dias do seu ciclo durante alguns meses. Portanto, caso a mulher tenha ciclos muito irregulares, o uso da tabelinha não é tão fidedigno para evidenciar o período fértil.

A contagem deve iniciar no primeiro dia de uma menstruação até o dia que antecede o início da próxima. A partir daí, conhecendo o número aproximado de dias do seu ciclo, é possível estimar que o período fértil ocorra em torno de duas semanas antes da próxima menstruação.

Como calcular o calendário menstrual?

Hoje em dia, existem ferramentas na web, como a nossa, que permitem o cálculo do período fértil a partir da inserção da média de dias do seu ciclo e da data do início da última menstruação.

O calendário menstrual costuma ser eficaz para casais que estão tentando engravidar, ou mesmo para aqueles que querem evitar uma gravidez. Entretanto, o corpo humano não é uma ciência exata, e os sinais que ele envia também precisam ser observados. Além disso, se o casal já mantém relações sexuais frequentes, automaticamente as tentativas ocorrerão também no período fértil.

Se este post foi útil para você, entre em contato conosco e conheça nossos serviços de assistência à reprodução humana.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Comentários (29)

  • Avatar

    Pamella

    |

    Bom dia, uma duvida! Em fevereiro eu tive relação no dia 14 sendo que dia 15 começava meu periodo fertil. E foi desprotegido, minha menstruação nao veio depois disso hoje faz 35 dias..
    Fiz 2 exames de farmácia negativo e um beta tbm negativo. Porem sinto muitas colicas. Oq poseria ser?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Pamella,
      Obrigado pelo seu comentário.
      Neste caso sugerimos procurar um ginecologista para uma melhor avaliação.

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Jayne

    |

    Oi Mestruei normal no mes de junho em julho veio só um sangue preto uns 4 dias nornal esse mes ainda não veio faz oito dias ja .quando fecho 5 dias fiz um teste de farmacia deu negativo devo fazer outro teste de farmacia?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Jayne,
      Obrigado pelo seu comentário!
      O ideal é que você realize um exame de sangue, para descartar ou confirmar a possibilidade de gravidez. Além disso, consideramos importante a avaliação médica, para identificação das causas da irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    silvia

    |

    Bom dia minha menstruação veio dia 25/08/2020 e não veio mais não sinto cólicas nem dor no per da barriga fiz o exame de farmácia deu negativo estou preocupada .

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Silvia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Recomendamos que busque pelo atendimento de um médico ginecologista, no intuito de identificar outras possíveis causas para o atraso menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Jaciele

    |

    Olá, Boa noite. sou tentante desdo final de Janeiro, minha menstruação veio dia 18/08/2020 até agora nada, fiz o teste de farmácia deu duas linhas uma clara e outra escura, o teste de sangue uns enfermeiros falam que positivo e outros falam que deu negativo, marquei uma consulta com minha obstetra. Não sei se tô ou não grávida.

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Jaciele,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Pelo que fora relatado, aparentemente o teste deu um resultado positivo, mas de acordo com a sua fala, não é possível concluir. É necessário que você realize um exame, preferencialmente o quantitativo, para que seja possível verificar se há indícios de gravidez.

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    ermelinda tololi

    |

    Bom dia eu fiz sexo no último dia da minha menstruação, será possível engravidar?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Ermelinda,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Teoricamente, a probabilidade é pequena, visto que está fora, supostamente, do seu ciclo fértil. Mas isso é relativo, pois os ciclos são únicos, podendo variar de acordo com o organismo da mulher. Por isso, nunca podemos afirmar que não há possibilidade de gravidez.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Jaciele

    |

    Olá, Boa noite, vim aqui informar que realmente tô grávida, minha médica disse que na segunda ustv deu pra ver o embrião e ouvir o coração, e o beta HCG quantitativo deu sim positivo, como havia falado pra vocês que uns enfermeiros havia falado que sim e outros que não, mais graças a Deus estou sim esperando um bebê, felicidades aqui na minha casa reina. Obrigada pela atenção e pelo carinho.

    Reply

    • Avatar

      Jaciele

      |

      Olá, Boa noite, vim aqui informar que realmente tô grávida, minha médica disse que na segunda ustv deu pra ver o embrião e ouvir o coração, e o beta HCG quantitativo deu sim positivo, como havia falado pra vocês que uns enfermeiros havia falado que sim e outros que não, mais graças a Deus estou sim esperando um bebê, felicidades aqui na minha casa reina. Obrigada pela atenção e pelo carinho. Ha estou com 8 semanas e 1 dia.

      Reply

  • Avatar

    Jaciele

    |

    Olá, Boa noite, vim aqui informar que realmente tô grávida, minha médica disse que na segunda ustv deu pra ver o embrião e ouvir o coração, e o beta HCG quantitativo deu sim positivo, como havia falado pra vocês que uns enfermeiros havia falado que sim e outros que não, mais graças a Deus estou sim esperando um bebê, felicidades aqui na minha casa reina. Obrigada pela atenção e pelo carinho. Ha estou com 11 semanas e 1 dia.

    Reply

  • Avatar

    DESIREE

    |

    Queria tira uma dúvida
    minha última menstruação foi no dia 23/10/2020 e acabou no dia 27/10/2020
    entrei no período fértil no dia 01/11/2020
    Meu namorado acabou ejaculando dentro tem risco de eu estar gravida?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Desiree,
      Obrigado pelo seu comentário!
      À princípio, não houve atraso menstrual considerando as datas apresentadas. Se houver de fato o atraso menstrual, há a possibilidade de gravidez, principalmente levando em consideração que a última relação sexual foi desprotegida. Dessa forma, havendo atraso menstrual, recomendamos a realização do exame, preferencialmente de sangue, para confirmar ou descartar a chance de uma gestação.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Luana

    |

    Queria tira uma dúvida !
    Mês passado minha mestruacao veio dia 24 ,e nesse mês ela tá demorando pq sempre vinha dia ,22 mas nesse não veio ainda ,e não tiver relações sexsuais ! O q seria ?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Luana,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Consulte com um ginecologista para que seja possível realizar uma avaliação médica e identificação das causas para a irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Kenia

    |

    Em outubro a minha menstruação desceu no dia 31 e ficou ate o dia 3 de nov porém a de Nov veio dia dia 4 de Dezembro e ficou até dia 7 e a dez n veio ate agora devo me preocupar ou apenas está mudando os dias dos meus ciclos menstruais?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Kenia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Recomendamos que consulte um médico ginecologista, para avaliação das causas para irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Hellen maria Batista dos Santos

    |

    Minha menstruação véu dia 4.02.2021 até agora não veu. Fiz 2 teste deu negativo.. minha menstruação do mês 04.02.2021 véu por 2semana e alguns dias mais véu muito forte . No final véu só aquela cor meia morro . Tenho um mioma na parede do meu útero….

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Hellen, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário!
      O atraso menstrual pode ser considerado normal até quatro dias. Após isso, sempre é recomendado a consulta com um médico ginecologista, para avaliação de outras possíveis causas para a irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Renata

    |

    Olá, então, tenho uma dúvida que está me preocupando por não saber se é normal kk, faz três meses que menstruo duas vezes no mês nos mesmos dias certinhos sabe, menstruei dia 9 a 12 e depois dia 24 a 28, em janeiro, fevereiro e esse mês, sempre foi irregular, mas nunca veio duas vezes no mesmo mês, caso não seja normal, vou passar com um profissional o quanto antes!!

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Renata,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Orientamos que consulte um médico ginecologista, para avaliação das causas para a sua irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Larissa

    |

    Tive relação com meu namorado no dia da minha ovulação,e minha menstruação esta atrasada a 15 dias e sinto cólicas,muita vontade de urinar,minhas aurelas esta sensivel ,dor de cabeca e sonolência,posso estar gravida?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Larissa,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Sempre que há atraso da menstruação, há a possibilidade de gravidez. Recomendamos que faça um exame, preferencialmente de sangue. Em caso de resultado negativo, considere consultar com um médico ginecologista, para avaliar outras causas da irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

      • Avatar

        Aparecida

        |

        Fiz lacadura a 10 anos nunca minha mestruacao atrasou minha mestruacao esta atrasada aposibiludade de esta gravida

        Reply

        • Avatar

          Atendimento CEFERP

          |

          Olá Aparecida,
          Obrigado pelo seu comentário!
          Sempre que há atraso da menstruação, há a possibilidade de gravidez. Recomendamos que faça um exame, preferencialmente de sangue. Em caso de resultado negativo, considere consultar com um médico ginecologista, para avaliar outras causas da irregularidade menstrual.

          Atenciosamente.
          Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

          Reply

  • Avatar

    MAIRA CRISTINA COSTA Da Silva

    |

    Olá eu mestruei dia 01 de julho e parou dia 05 dia 07 eu tive relações e tomei a pilula dia dia seguinte e depois dia 15 desceu novamente e acabou dia 18 e no meu calendário estava previsto pra vim dia 09 de agosto e ñ desceu

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Maira Cristina,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Sempre que há atraso da menstruação, há a possibilidade de gravidez. Recomendamos que faça um exame, preferencialmente de sangue. Em caso de resultado negativo, considere consultar com um médico ginecologista, para avaliar outras causas da irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia