Ausência de menstruação (amenorreia): posso engravidar?

Ausência de menstruação (amenorreia): posso engravidar?

Ausência de menstruação (amenorreia): posso engravidar?

Banner Sonhar Juntos

O atraso menstrual é o sonho de toda futura mamãe! Isto porque a ausência de menstruação pode estar associada a concretização do grande sonho de ter um bebê! Entretanto, existem situações de atraso menstrual prolongado que podem indicar a presença de algum distúrbio hormonal e ausência de ovulação, tornando a maternidade um sonho distante!

Mulheres com ciclos menstruais regulares têm duração de 28 dias (pode haver atraso ou antecipação de 3 dias), sangramento durante 2 a 7 dias, sendo que na metade desse período ocorre a ovulação, processo fundamental para que ocorra a gravidez.

Se você está com dúvidas sobre a relação entre ausência de menstruação e dificuldades para engravidar continue a leitura e entenda! 

O que é a amenorreia? 

A amenorreia é um sintoma caracterizado pela ausência total da menstruação na puberdade ou durante o período reprodutivo da mulher. 

A ausência de menstruação pode ser primária, quando a primeira menstruação não ocorre até os 13 anos e não há o aparecimento de características sexuais, como o crescimento de mamas e pelos nas axilas e púbis, ou a menina não menstrua até os 16 anos, mas desenvolve as características normalmente. 

A amenorreia também pode ser de origem secundária que se caracteriza pela ausência de menstruação por no mínimo três ciclos menstruais ou seis meses seguidos em mulheres que menstruavam com regularidade. Será este tipo de amenorreia que vamos tratar abaixo. 

O que causa a ausência de menstruação?  

A primeira medida que necessita ser investigada nos casos de atraso menstrual é o diagnóstico de gravidez. Uma vez descartada a gestação, o próximo passo é verificar o uso de medicamentos que possam interferir no ciclo menstrual, como os contraceptivos hormonais, por exemplo. 

Depois da gravidez, a causa mais frequente de atraso menstrual são as alterações emocionais como a ansiedade e estresse. Nestas situações, o ciclo volta às características habituais depois que a mulher passa pela fase do estresse. Por isso, as alterações do ciclo menstrual só devem ser investigadas após 03 meses de atraso menstrual (amenorreia).

Com já foi dito, a amenorreia é comum na gravidez, amamentação e menopausa, nas usuárias de contraceptivos oral, injetável, sob forma de adesivos, implantes e do DIU hormonal, como o DIU mirena, por exemplo. 

Outros fatores que podem ocasionar amenorreia são: 

  • Desequilíbrios hormonais: doenças como a síndrome dos ovários policísticos (SOP), doenças da tireoide, tumor hipofisário, falência ovariana prematura (FOP), etc; 
  • Problemas estruturais:  aderências uterinas como consequência de curetagem, inflamações, ou infecções ou anormalidade da vagina, neste caso é avaliado se há obstruções que podem bloquear o fluxo menstrual impedindo a saída; 
  • Distúrbios alimentares como bulimia e anorexia ou obesidade;
  • Prática exaustiva de exercícios físicos;
  • Baixo peso corporal;
  • Uso de certos medicamentos como antidepressivos, antialérgicos, anti-hipertensivos, etc.
  • Tumores e cistos nos ovários ou hipófise;
  • Estresse em excesso;
  • Quimioterapia ou radioterapia;
  • Alterações nos níveis de hormônios produzidos pelo hipotálamo ou pela hipófise. 

Sintomas mais comuns 

Os sintomas que podem surgir associados à amenorreia variam conforme a causa do transtorno. 

Alguns dos sintomas mais comuns que podem surgir além da ausência da menstruação são dor abdominal e de cabeça, irritabilidade, retenção de líquidos, aumento da quantidade de pelos pelo corpo, ganho ou perda de peso inexplicável, variações de humor, dificuldade em engravidar, acne, saída de leite pelas mamas (galactorréia), ondas de calor, sudorese noturna, entre outros. 

Banner Infográfico dicas

Qual o impacto da ausência de menstruação na fertilidade?

A amenorreia pode ser um indicativo de distúrbio na ovulação, caracterizado por dificuldade no desenvolvimento, amadurecimento e ruptura do folículo (anovulação crônica). Assim, a principal causa de infertilidade associada a amenorreia é a anovulação crônica. 

É fundamental a procura de orientação médica caso ocorra a interrupção do fluxo menstrual por três meses consecutivos ou mais quando há ciclos menstruais regulares. Na presença de irregularidade menstrual, a amenorreia é definida após 6 meses da ausência do fluxo. 

Na maioria das vezes as condições que provocam a ausência de menstruação possuem tratamento do quadro de infertilidade, sendo possível também recorrer a técnicas de reprodução assistida

Algumas das técnicas de reprodução assistida que auxiliam mulheres com problemas de engravidar são:

 

Os procedimentos estimulam o desenvolvimento e amadurecimento dos folículos no ovário, aumentando dessa forma, as chances de gravidez. 

Como é feito o diagnóstico 

O diagnóstico da amenorreia leva em conta o histórico familiar da paciente, bem como a avaliação clínica de sintomas e sinais clínicos, laboratorial (FSH, prolactina, TSH, pefil androgênico, teste de gravidez) e ultrassonografia. Em alguns casos de suspeita de tumor hipofisário, a ressonância magnética e a campimetria visual devem ser realizados.. 

Tratamentos e restauração da fertilidade 

Em alguns casos é necessário a indicação de hormônios para a paciente ou pílulas anticoncepcionais, tudo dependerá da causa e do objetivo ou não de engravidar.

Em alguns casos, como neoplasias ovarianas e suprarrenal, entre outros, pode ser necessário o tratamento cirúrgico. 

Mulheres com insuficiência ovariana prematura, a gravidez é possível com óvulo de doadora, sendo necessário buscar orientações em clínicas de fertilidade

Conclusão 

A amenorreia é um sintoma de múltiplos fatores etiológicos, sendo relativamente comum na população. A gravidez deve ser o primeiro diagnóstico a ser confirmado ou afastado.

É preciso buscar auxílio médico para que a paciente seja avaliada e examinada para investigação médica. O problema pode sim, gerar preocupações a respeito da fertilidade, tudo dependerá do diagnóstico da paciente. 

Gostou do nosso artigo sobre ausência de menstruação e dificuldades para engravidar? Confira outros textos em nosso blog e em caso de dúvidas entre em contato conosco

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia