Como lidar com o resultado positivo ou negativo do tratamento de reprodução humana?

Como lidar com o resultado positivo ou negativo do tratamento de reprodução humana?

Como lidar com o resultado positivo ou negativo do tratamento de reprodução humana?

Banner Sonhar Juntos

A jornada da fertilidade é uma montanha-russa emocional, onde cada curva, subida e descida traz consigo a promessa de esperança e a possibilidade de desafios. Lidar com os resultados de tratamentos de fertilidade, seja um teste positivo repleto de felicidade, ou um resultado negativo que parece desafiar o coração, exige uma compreensão profunda de si mesma, e um olhar compassivo para o futuro.

A alegria do positivo

Um teste de gravidez positivo é um momento de celebração merecida. É mais um passo dado com sucesso rumo à realização do seu sonho! Portanto, permita-se sentir a alegria e abrace o presente da gravidez. Celebre cada pequena vitória ao longo dessa jornada, elas são prova da resiliência e a determinação que trouxeram você até esta conquista.

Embora a notícia positiva seja motivo de celebração, é compreensível sentir uma mistura de emoções. A cautela é uma companheira natural, e a própria insegurança acaba sendo um sentimento inerente à maternidade. Portanto, equilibrar a excitação com a consciência das etapas que estão por vir é fundamental. Confie no processo e use o fato de ter conseguido mais uma vitória como combustível para seguir no pensamento positivo!

A resiliência diante do negativo

Um resultado negativo pode desencadear uma gama de emoções, desde a tristeza até a frustração e o desânimo. É essencial permitir-se sentir essas emoções e reconhecer o luto pela expectativa que pode não ter sido atendida. A aceitação é um passo crucial para seguir em frente.

Compartilhar seus sentimentos com seu parceiro(a), amigos ou familiares pode também te ajudar neste caminho, caso você se sinta confortável para tratar do assunto com mais pessoas que não só seu parceiro(a). A comunicação aberta cria um espaço de compreensão e apoio, permitindo que você não apenas processe suas emoções, mas também consiga enxergar por outros pontos de vista a realidade, que muitas vezes vista de fora pode se apresentar de outra forma, e pode ser menos assustadora.

Banner Infográfico dicas

A busca de apoio

Em momentos de alegria ou desafio, o aconselhamento profissional pode oferecer uma perspectiva objetiva e orientação emocional. Psicólogos especializados em fertilidade podem ajudar a explorar sentimentos, estratégias de enfrentamento e planejamento para o futuro.

Outro ponto de apoio que pode ser de grande auxílio são pessoas que passaram por experiências semelhantes. Grupos de apoio e comunidades online podem oferecer uma rede de compreensão, conselhos práticos e, acima de tudo, a certeza de que não está sozinha nessa jornada. Porém, muito cuidado para evitar comparações e cobranças desnecessárias! Lembre-se que esta deve ser uma ferramenta de fortalecimento emocional, e não uma fonte de ansiedade e incertezas.

Abraçando o futuro com resiliência

Independentemente do resultado, lembre-se de que a jornada da fertilidade é um caminho complexo e individual. Cada um terá uma jornada diferente, com suas curvas mais ou menos acentuadas, mas todos com a beleza da vista do caminho até o destino final – o bebê nos braços!

Celebrar os sucessos e enfrentar os desafios com resiliência são elementos essenciais para avançar. Cada resultado, positivo ou negativo, é um capítulo na história linda que está sendo escrita, e que será contada para o futuro bebê.

Conte com o apoio do CEFERP nessa jornada. Estamos à disposição!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia