Sedentarismo, obesidade, fumo, estresse… Estes são alguns dos fatores que podem afetar a saúde geral e, consequentemente, a fertilidade do casal.
E se não bastasse as dificuldades do dia-a-dia, muitas pessoas deixaram de cuidar da sua saúde após o isolamento social decorrente da pandemia do coronavírus!
Se você quer entender sobre a relação entre os hábitos de vida e a fertilidade, continue a leitura!
Como o estilo de vida está associado a uma boa fertilidade?
Atualmente, o estilo de vida saudável é o grande aliado na jornada da fertilidade. Para as mulheres, a adequação do peso pode promover restabelecimento da ovulação e também do metabolismo do óvulo. De todas as causas de infertilidade feminina, a obesidade e a síndrome dos ovários policísticos são os dois grupos com maior benefício da modificação do estilo de vida.
O estilo de vida saudável pode reduzir complicações na gravidez para a futura mamãe e para o o bebê, tais como: diminuição do risco de pressão alta e diabetes na gestação, prematuridade, aborto, nascimento de bebês com peso inadequado, morte neonatal. Então, as mulheres tem um motivo adicional para a modificação do estilo de vida!
No caso da infertilidade masculina, hábito de vida saudável pode melhorar a fragmentação do dano ao DNA do espermatozoide, pode reduzir risco de impotência sexual e melhorar os parâmetros do espermograma.
Quais são os principais hábitos de vida saudável?
Cessar com o tabagismo e alcoolismo
Um estudo recente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) mostrou que fumantes possuem três vezes mais chance de apresentarem quadro de infertilidade quando comparado a pessoas não fumantes.
O cigarro é um dos principais vilões da fertilidade para casais que buscam engravidar, pois, pode ocasionar a diminuição do nível de estrogênio e da reserva ovariana, além da diminuição da taxa de ovulação.
Em homens, o tabagismo pode ser o responsável pela alteração do volume seminal e ainda prejudicar a qualidade dos espermatozoides.
O consumo regular de bebidas alcoólicas também pode comprometer a fertilidade e a qualidade dos gametas, pois o álcool em excesso, além de ser prejudicial à saúde pode causar a diminuição da ereção, provocar alterações hormonais e problemas no fígado.
A mudança de hábitos não acontece do dia para noite, por isso é necessário paciência, planejamento e disciplina para que funcione, além do auxílio de equipe multiprofissional para que logo seja restabelecida a fertilidade.
Mudança na alimentação
Alimentação saudável também é importante para que o casal esteja com a fertilidade em dia.
Atualmente, a dieta de padrão mediterrâneo é a que mais traz benefícios a fertilidade. Esta dieta é composta principalmente de creais, grãos, azeito, verduras, frutas, legumes e carnes brancas.
Uma forma de dar mais atenção à alimentação é buscar auxílio de profissionais como nutricionistas e nutrólogos que podem realizar uma avaliação personalizada sobre os hábitos alimentares do casal.
Movimente-se
A prática de exercícios físicos estimula o funcionamento adequado das glândulas, entre elas a hipófise, que controla a produção de hormônios sexuais.
Um estudo realizado pela Universidade Harvard mostrou que homens que treinam regularmente apresentam contagem de espermatozoides 33% maior que homens sedentários.
Para as mulheres, o sedentarismo pode gerar um desequilíbrio metabólico e hormonal, provocando alterações no ciclo menstrual e fertilidade.
Portanto, para que um casal tenha bons hábitos de vida e fertilidade saudável, é necessário que seja modificado o estilo de vida, adotando uma alimentação balanceada, eliminando excessos como tabagismo, alto consumo de álcool e obesidade e praticando a atividade física.
Gostou das nossas dicas sobre hábitos de vida e fertilidade para o casal? Então, assine a nossa newsletter e receba mais conteúdos com esse no seu e-mail!