fbpx

Ceferp | Centro de Fertilidade Ribeirão Preto - Reprodução Humana

Cabeçalho

Qmentum Oncofertility

Espermograma alterado pode engravidar? Tire aqui as suas dúvidas!

Saber se com o resultado do espermograma alterado pode engravidar a parceira é uma das grandes preocupações do homem. Isso porque, quando o casal não consegue chegar à gravidez, a investigação tende a começar pela mulher, por falta de conhecimento ou até algum tipo de tabu, mas a verdade é que homens e mulheres têm chances iguais de apresentar infertilidade.

Para avaliar o homem, o primeiro exame a ser realizado é o espermograma, que pode ser considerado normal ou apresentar algum tipo de alteração, como baixa quantidade ou motilidade dos espermatozoides, dentre outras alterações.

Nesses casos, é fundamental que os futuros pais busquem informações confiáveis com especialistas que possam orientá-los de maneira correta, sugerindo mudanças de hábitos ou até alguma intervenção para chegar a seu objetivo de ter uma gestação.

Além disso, é imprescindível não acreditar em informações leigas que possam influenciar negativamente na expectativa da gravidez, uma vez que esse período é extremamente importante para o casal.

Quer saber se com o espermograma alterado é possível engravidar? Então, não deixe de ler nosso post!

Afinal, o que é um espermograma?

O espermograma é um exame para avaliar a viabilidade dos espermatozoides para fecundação fisiológica do óvulo. Os principais parâmetros analisados são: volume da ejaculação, concentração de espermatozoides, motilidade total e progressiva dessas células, vitalidade, morfologia e presença de leucócitos.

O exame geralmente é obtido por masturbação e colhido em um recipiente próprio, com a boca larga. Depois de colhido vai para o laboratório, onde permanece em uma placa aquecida, uma vez que os espermatozoides tendem a perder algumas qualidades quando não estão na temperatura correta, como a motilidade ou até a vitalidade quando expostos a altas ou baixas temperaturas.

A metodologia para análise do sêmen inclui uma análise macroscópica observando cor e aspecto do líquido (branco opalescente), tempo de liquefação (menor que 60 minutos), volumes em ml (maior ou igual a 1,5 ml), viscosidade e pH (maior ou igual a 7,2).

A consistência do líquido seminal é geralmente gelatinosa, porém, é possível ser mais fluida ou em aspecto coloidal e grumosa, característica da fisiologia do indivíduo que não está relacionada à infertilidade.

No exame microscópico são verificados diversos parâmetros, entre eles a motilidade, que é crucial para fecundação. Nesse quesito, os espermatozoides são classificados em progressivos, não progressivos e imóveis.

Os valores de normalidade para interpretação do espermograma são preconizados pela Organização Mundial de Saúde. O documento mais recente que guia esta interpretação foi publicado em 2010.

Segundo esse documento, após diversas análises, alguns homens que anteriormente estariam classificados como inférteis, a partir do resultado do espermograma atualmente têm um exame normal, considerando a reclassificação de todos os aspectos já mencionados.

Quando o espermograma está alterado?

A alteração do espermograma pode ser devido à presença de um ou mais dos fatores analisados fora dos valores ideais de referência. A alteração de cada fator tem um nome específico, que demonstra qual é o problema encontrado.

Por exemplo, uma das possíveis alterações é a azoospermia, ausência completa de espermatozoides na amostra de sêmen.

A astenospermia é quando o número de espermatozoides progressivos (que se movimentam para frente) está abaixo de 32%. Existem também parâmetros que avaliam a morfologia, ou seja, se o formato está adequado para fecundação.

Isso porque existem diferentes tipos de espermatozoides, que devem ser analisados com os demais exames solicitados pelo médico para verificar quais intervenções são as mais indicadas para o caso em questão.

Portanto, um espermograma alterado deve ser interpretado exclusivamente pelo médico para analisar as condições para gestação espontânea ou indicar o melhor tipo de tratamento, desde o uso de medicamentos até tratamentos de reprodução assistida de maior complexidade.

A saúde do homem influencia a qualidade seminal?

A fim de melhorar aspectos da saúde masculina como um todo e, consequentemente, também melhorar os parâmetros seminais, os médicos aconselham as boas práticas para melhoria da qualidade de vida.

Nesse contexto, sugerem a prática regular de exercício físico, alimentação saudável em intervalos adequados, evitar excesso de bebidas alcoólicas e uso do cigarro, bem como técnicas de relaxamentouma vez que a idade é um fator não modificável na questão da fertilidade.

Com o espermograma alterado é possível engravidar?

Dependendo da alteração, que deve ser avaliada pelo especialista em reprodução humana, o profissional, em conjunto com o casal, vai escolher o caminho do tratamento.

Existem situações em que um homem é considerado azoospérmico (não possui espermatozoides) na amostra do ejaculado, mas possui espermatozoides viáveis em seu testículo ou epidídimo (locais em que os espermatozoides são produzidos e armazenados).

Para esses casos existem procedimentos cirúrgicos que são realizados com o urologista, em que é feita uma punção para captar esses espermatozoides. São eles:

PESA (Percutaneous Epididymal Sperm Aspiration) — trata-se de uma técnica simples em que é introduzida uma agulha dentro do epidídimo para obter os espermatozoides viáveis para a fecundação que não foram alcançados na ejaculação. Esse procedimento é rápido e o paciente retorna às atividades cotidianas no mesmo dia, sem necessidade de internação.

MESA (Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration) — é uma aspiração microcirúrgica de espermatozoides do epidídimo. Sendo assim, é feita anestesia regional e um corte na bolsa escrotal para exposição do epidídimo. Em seguida, identifica-se o túbulo dilatado (que provavelmente contenha espermatozoides) e realiza-se a aspiração. Nesse momento, o material é analisado para verificar a presença e características dos espermatozoides e, posteriormente, é feito o fechamento do túbulo.

TESA (Testicular Sperm Aspiration) — trata-se de uma punção para obter espermatozoides do testículo, sendo feita também sob anestesia. Caso esse procedimento não consiga captar uma quantidade significativa de espermatozoides, pode ser requerida uma biópsia para analisar minuciosamente a situação clínica.

TESE (Testicular Sperm Extraction) — é um processo em que se extrai os espermatozoides por meio da biópsia testicular, com o paciente sob anestesia geral ou local. Os túbulos seminíferos são selecionados, sendo feita uma incisão com o bisturi para liberação dos espermatozoides.

MICROTESE (Microdissection Testicular Sperm Extraction) — é um procedimento que utiliza um microscópio cirúrgico para examinar os túbulos durante a biópsia testicular e com isso selecionar aqueles com aspectos fisiológicos saudáveis, para abri-los e procurar espermatozoides viáveis.

Quais são os outros exames para confirmar a alteração do espermograma?

Quando o espermograma é feito em um laboratório de andrologia de uma clínica de reprodução humana, a avaliação tende a ser minuciosa com o intuito de encontrar espermatozoides viáveis para a fertilização.

super morfologia auxilia os biólogos e biomédicos a visualizarem características microscópicas dos espermatozoides, como os vacúolos, e poder selecionar os de melhor morfologia para a fertilização in vitro.

Dependendo da alteração encontrada no espermograma, podem ser solicitadas dosagens hormonais, pesquisas genéticas ou exames de imagem, como o ultrassom da bolsa escrotal.

A reprodução humana assistida auxilia muitos casais que buscam o sonho de ter filhos, podendo recorrer à FIV e à inseminação intrauterina.

Caso todas as tentativas de se obter espermatozoides viáveis para o tratamento não tenham sucesso, ainda assim é possível recorrer ao Banco de Sêmen e escolher um doador anônimo com características físicas semelhantes ao pai.

O homem que recebe um exame de espermograma alterado ainda pode ter esperança de engravidar sua parceira. Quem recebe um resultado de alteração no espermograma não precisa se desesperar, achando que o sonho da paternidade não será possível. Isso porque, além desse exame, é preciso avaliar outros parâmetros, podendo recorrer a intervenções cirúrgicas que possam ajudar a encontrar espermatozoides viáveis para realizar o tratamento.

Por isso, é fundamental procurar um especialista em Reprodução Humana para entender suas possibilidades clínicas de realizar o sonho da paternidade.

E você, está interessado em notícias sobre esse assunto? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro deles!

Dra. Camilla Vidal

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP.
CRM-SP 164.436
Dra. Camilla Vidal
Compartilhe com seus amigos
novembro 1, 2018 | Dra. Camilla Vidal | 6 comentários

6 respostas para “Espermograma alterado pode engravidar? Tire aqui as suas dúvidas!”

  1. Monique disse:

    Olá
    Gostaria de saber mais sobre presença de leucocitos. Meu marido tem valor >= 1 milhão. Gostaria de saber se posso engravidar e se esse espermatozoides podem gerar crianças com problemas devido essa inflamação.

    • CEFERP disse:

      Oi Monique,

      A presença de leucócitos indica algum tipo de infecção, neste caso é importante investigar a infecção e tratá-la para que a amostra seminal deixe de apresentar os leucócitos.
      Em relação a alterações na criança gerada, a infecção não afeta, pois alterações deste tipo são genéticas.

      Esperamos ter ajudado.
      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

  2. Calos Ferreira Barbosa disse:

    Boa noite chamo me carlos barbosa eu tinha varicoselo no testiculo esquerdo de sengudo grau fui operado desde que operei o meu testiculo ficou a trofiado é ñ consigo engravida o que fazer por favor

    • CEFERP disse:

      Olá Carlos,
      Obrigado pelo seu contato.
      O primeiro passo é passar por consulta com o médico especialista, junto com a sua esposa para que possa ser feita uma avaliação completa. Somente depois da avaliação é possível determinar o tratamento para chegar a gestação.
      Caso queira agendar uma consulta com nossos especialistas, seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

  3. Carina Veríssimo dos santos disse:

    Oiiii Carina te baixa espermatozóides posso engravidar ela já fez cirurgia mas não consegui ainda obg bjs

    • CEFERP disse:

      Oi Carina,
      Obrigado pelo seu comentário, neste caso é importante fazer a uma consulta com o especialista em reprodução humana, ele irá avaliar os exames seus e de seu esposo para verificar o melhor tratamento no seu caso.

      Caso queira agendar uma consulta com nossos especialistas, seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletter
Seja o primeiro a receber nossas dicas e novidades.a Cadastre-se agora para receber nossa newsletter.


Avaliação da Fertilidade Feminina
Saiba seu período fértil
Saiba mais sobre a fertilidade do casal