A importância de uma equipe de enfermeiras especializada para atender você

A importância de uma equipe de enfermeiras especializada para atender você

A importância de uma equipe de enfermeiras especializada para atender você

O sonho de constituir uma família pode passar por várias decisões, como é o caso de métodos de fertilização. Nesses momentos, além de encontrar a clínica que tenha os melhores médicos e as tecnologias adequadas para o seu tratamento, também é primordial prestar atenção àquelas que têm uma ótima equipe de apoio, como é a equipe de enfermeiras.

As enfermeiras são as profissionais responsáveis por acompanhar o andamento do tratamento, auxiliando nos procedimentos cirúrgicos e ainda trazendo mais humanização durante todo o processo — e por isso enfermeiras qualificadas e preparadas são de extrema importância.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Por que contar com uma equipe de enfermeiras especializada é importante?

Uma equipe de enfermeiras especializada é algo extremamente importante nas clínicas de reprodução humana, pois elas são capazes de:

  • auxiliar os médicos durante os atendimentos e os procedimentos;
  • ajudar os pacientes, tirando dúvidas e oferecendo outras informações tanto pessoalmente como por telefone, e-mail, WhatsApp, etc.;
  • auxiliar em todas as etapas de um procedimento cirúrgico;
  • acompanhar o paciente desde a sua entrada na clínica, tendo, por isso, muito mais informações e capacidade de prestar um atendimento ainda mais especializado e humanizado.

Os enfermeiros são os profissionais mais indicados para atuar em todos esses momentos, já que têm uma formação muito mais abrangente, garantindo a assistência integral ao paciente.

Ou seja, o enfermeiro ajuda a organizar as informações médicas relevantes, aplica medicações e fornece orientações e acompanhamento pré e o pós-operatório, junto ao médico especialista.

Esse contato mais próximo é essencial para que os pacientes se sintam mais seguros, cuidados e amparados, já que ter um filho é um dos sonhos mais valiosos de um casal.

A equipe de enfermeiras e o atendimento humanizado: qual a relação?

Buscar uma clínica que tenha em sua essência o atendimento humanizado também é algo extremamente importante. E o que isso significa? Ter à sua disposição uma equipe altamente especializada e que pensa no seu tratamento e no seu cuidado de forma personalizada.

Em geral, o diagnóstico de uma infertilidade costuma ser algo bastante traumatizante e doloroso para os casais, que podem chegar às clínicas fragilizados e vendo nesses ambientes a única chance para alcançarem o sonho de se tornarem pais.

A atenção diferenciada e personalizada faz toda a diferença no sucesso do tratamento, oferecendo um ambiente confortável e seguro. Nesse sentido, uma equipe especializada é muito importante e os enfermeiros têm papel fundamental já que, como dissemos no tópico anterior, são os profissionais em contato constante com os pacientes.

Quanto mais os pacientes confiam nos enfermeiros e criam uma relação de segurança e de amizade, mais fácil será ter retorno nos tratamentos e também transparência, afinal todas as dúvidas serão tiradas e haverá um entendimento mútuo.

A importância da formação profissional

Apesar de todos esses benefícios, infelizmente, não é uma realidade brasileira que todos os serviços de reprodução humana contenham profissionais de enfermagem em seus quadros devido ao alto investimento. Em geral, esse acompanhamento é feito por outros membros da equipe, como secretárias ou atendentes.

No entanto, quanto mais especializados forem os enfermeiros, melhores serão os resultados. Afinal, esses profissionais detêm conhecimentos técnicos e práticos para agirem em situações de urgência e emergência e também para oferecerem conforto e segurança em todos os tratamentos.

Quais as vantagens desses profissionais para os pacientes?

Como você pode notar, uma equipe de enfermeiras especializada pode trazer muitas vantagens para os pacientes, como:

  • tratamento mais humanizado e personalizado;
  • maior confiança e melhor comunicação entre a clínica e o paciente;
  • mais informação sobre os tratamentos;
  • conhecimento mais profundo sobre o paciente (seus problemas, dores, dilemas e dificuldades), ajudando na hora de acompanhá-lo durante o tratamento;
  • mais segurança em todos os procedimentos;
  • atendimento diferenciado e multifocal;
  • assistência cirúrgica completa.

Quais outros pontos devo observar na hora de escolher a clínica?

Além da equipe de profissionais, existem outros pontos muito importantes que precisam ser considerados quando falamos em optar por uma clínica de reprodução humana. Veja alguns!

Segurança nos procedimentos

Os procedimentos cirúrgicos, como é o caso da coleta de óvulos, pode exigir cuidados extras quanto à segurança do paciente. Para essas situações, é importante avaliar se a clínica tem, por exemplo, a presença de médicos anestesistas durante todo o procedimento.

A presença desses profissionais proporciona um tratamento correto ao paciente e ainda oferece mais segurança ao profissional especialista em Reprodução Humana.

Infraestrutura

Outro ponto fundamental que você deve analisar é quanto à infraestrutura da clínica. Isso porque se ela não for adequada pode colocar em risco a sua segurança ou ainda não oferecer o suporte necessário para todos os tratamentos e nem comodidade nesse momento tão importante.

Uma clínica que dispõe de laboratórios e centro cirúrgico, por exemplo, traz mais facilidades ao paciente, que não precisa ficar se deslocando e pode realizar a maior parte dos procedimentos internamente.

Além disso, você deve analisar os padrões de higiene, de biossegurança e, claro, o nível de comodidade, tranquilidade e de bem-estar que o ambiente da clínica lhe oferece.

Transparência

Esse é um dos pontos mais importantes em uma clínica de reprodução humana. Afinal, é essencial que você saiba todas as etapas do seu tratamento, o seu diagnóstico, as chances de sucesso e outras informações cruciais.

Quanto mais confiável for a clínica, maior será a transparência que ela passará aos seus pacientes, com tratamentos personalizados e de acordo com o seu diagnóstico, suas expectativas e a sua realidade pessoal.

É fundamental que você possa acompanhar todas as etapas do seu tratamento. Saiba de antemão o tempo que permanecerá na clínica (caso essa seja em outra cidade, por exemplo) e também o que esperar de cada uma das etapas.

Tecnologia

A área de reprodução humana tem apresentado evoluções muito grandes, capazes de melhorar a segurança dos procedimentos, o conforto dos pacientes e também as taxas de sucesso.

Por isso, tente se informar sobre quais são as tecnologias usadas pela clínica e confira se elas estão de acordo com os padrões de excelência do setor, como monitoramento embrionário 24 horas, a avaliação genética embrionária, a SUPER ICSI, entre outros.

Taxas de sucesso

Além de todos esses pontos, não se esqueça de conversar com a equipe de profissionais sobre as taxas de sucesso da clínica, principalmente para casos semelhantes ao seu.

Uma clínica de confiança certamente terá taxas acima da média, o que comprova que seus métodos e suas tecnologias realmente são capazes de trazer resultados aos pacientes. Se for possível, analise também a opinião de outros pacientes que já utilizaram os serviços em questão.

Como você pode notar, um atendimento humanizado e personalizado é muito importante na hora de escolher a clínica de reprodução humana, trazendo mais segurança aos seus procedimentos, conforto e transparência em todo o tratamento.

E, nesse sentido, contar com uma equipe de enfermeiras especializada pode ser um diferencial importante e capaz de ajudar você a conquistar o sonho de formar uma família.

Se você gostou deste conteúdo, entre em contato, conheça os serviços que oferecemos e saiba mais sobre os nossos tratamentos!

mm

Mariana Rufato

Bióloga Gerente de Controle de Qualidade do CEFERP
Perfil no Linkedin

Comentários (2)

  • Avatar

    Edna santos

    |

    Quero saber fiz cirurgia. Nas trompas ainda. Posso ovular ? Seria possível ter óvulo pra gerar filho?tenho 33 anos

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Edna,

      Obrigada pela pergunta, para saber se você ainda ovula é necessário passar por consulta com o especialista, ele irá avaliar sua reserva ovariana e suas trompas.

      Se tiver interesse em agendar uma consulta conosco seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia