Entenda o que é a endometrite e qual a relação com a infertilidade

Entenda o que é a endometrite e qual a relação com a infertilidade

Entenda o que é a endometrite e qual a relação com a infertilidade

Banner Sonhar Juntos

Existem várias condições que podem afetar e comprometer o sistema reprodutor feminino. Uma delas é a endometrite, uma inflamação que ocorre na região do endométrio – tecido que reveste a cavidade uterina.

A infertilidade é uma das principais consequências dessa doença, então se você quer entender mais sobre a endometrite, seus sintomas, diagnóstico e tratamento e qual o seu impacto para a gestação continue a leitura.

Por que a endometrite acontece?

A endometrite é uma inflamação uterina, aguda ou crônica,  normalmente ocasionada por uma infecção bacteriana. Ela pode decorrer de uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível), tratando-se de uma doença do espectro da DIP (doença inflamatória pélvica) e que pode também causar salpingite (inflamação nas tubas uterinas) e atingir a cavidade pélvica.

Endometrite aguda x endometrite crônica

A endometrite que se manifesta de forma aguda costuma ter origem na contaminação decorrente de ISTs, principalmente em casos de contaminação pelas bactérias Chlamydia trachomatis (clamídia) e Neisseria gonorrhoeae (gonorreia).

Já a endometrite crônica costuma ter outro perfil microbiano, com bactérias como micoplasma e ureaplasma ou fungos, além de estar relacionada a processos inflamatórios resultantes de danos mecânicos, como intervenções cirúrgicas no útero e tubas, ou retirada de pólipos, miomas, a inserção de DIU (dispositivos intrauterinos) e também abortos, curetagens, entre outros.

A endometrite infecciosa deve ser diagnosticada e tratada o quanto antes, pois o útero costuma ser o primeiro órgão do sistema reprodutivo a ser afetado, evitando que essa infecção endometrial atinja outros órgãos da cavidade abdominal como as tubas uterinas.

Nesses casos, como é feito o diagnóstico?

A endometrite é uma doença que pode ser facilmente identificada, alguns sinais são visíveis já durante o exame físico, como inchaço e sensibilidade uterina, além da presença de secreções que podem ser sinais de infecção.

Podem ser necessários alguns exames laboratoriais para confirmar a inflamação endometrial. O hemograma, por exemplo, pode ser solicitado para avaliar parâmetros inflamatórios e detectar a possível presença de bactérias. Também podem ser feitas investigações de  infecções sexualmente transmissíveis.

Outros exames também podem ser solicitados, como a ultrassonografia transvaginal que avalia o útero, ovário e tubas uterinas.

Como funciona o tratamento?

A endometrite é uma afecção que pode atingir mulheres de todas as idades e para o tratamento é sempre necessário buscar auxílio médico.

O tratamento dessa doença depende dos fatores causadores da infecção. No caso da endometrite bacteriana serão prescritos antibióticos orais ou injetáveis que variam de acordo com cada tipo e gravidade apresentada.

Banner Infográfico dicas

Além disso, quando a endometrite é resultante de infecções sexualmente transmissíveis também é recomendado o tratamento para o parceiro de forma simultânea para evitar a reinfecção.

Na endometrite crônica, além do processo inflamatório, podem ocorrer aderências ou abscessos. Nestes casos, a histeroscopia pode ser recomendada. A técnica é minimamente invasiva e possibilita a remoção de aderências e fluídos.

Quais os sintomas da endometrite?

Como falamos acima, a endometrite pode variar de acordo com a sua cronicidade e origem inflamatória.

Enquanto a endometrite aguda pode manifestar sintomas mais intensos, a crônica pode ser assintomática em grande parte dos casos. Independente das causas, origem e cronicidade da doença, a infertilidade costuma ser um sintoma recorrente e muitas vezes o único.

Confira outros possíveis sintomas que podem surgir:

  • sangramento vaginal anormal;
  • corrimento vaginal abundante e com odor forte;
  • sensibilidade uterina e inchaço abdominal;
  • dor durante a relação sexual;
  • febre e calafrios.

Qual a relação entre a endometrite e a infertilidade?

Ter um endométrio saudável é um fator extremamente importante para alcançar o tão sonhado positivo.

Uma inflamação no tecido endometrial pode impedir o processo de implantação do embrião, tanto na gestação natural como na FIV (Fertilização In Vitro). Na fase crônica da endometrite pode ocorrer também a formação de aderências que dificultam essa implantação e o desenvolvimento da gestação.

Na FIV o processo de fecundação acontece em laboratório e com posterior transferência do embrião para o útero, e ele só se fixará caso o endométrio esteja receptivo. É preciso entender que nem mesmo a reprodução assistida consegue reverter o problema. Portanto esse diagnóstico deve ser sempre pensado em casos de falhas na implantação.

Um endométrio saudável deve ser responsivo às flutuações hormonais do ciclo reprodutivo, além de estar íntegro em sua composição celular.

Se diagnosticada de maneira precoce, a endometrite pode ser facilmente tratada e não provoca complicações. Após o tratamento, em grande parte dos casos a fertilidade é restabelecida. Buscar o tratamento médico é essencial!

Gostou do nosso artigo sobre endometrite? Se ainda possui dúvida sobre este ou outros temas relacionados à fertilidade entre em contato conosco!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Rebecca Pontelo

Médica Ginecologista - CRM 123.481 Curso Superior de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo - 1999 a 2005 Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na FMRP-USP - 2006 a 2009 Especialização em Reprodução Humana pela FMRP-USP - 2009 a 2010 Tìtulo de especialista em Ginecologia Obstetrícia pela Febrasgo em 2009
Perfil no Doctoralia

Tags:, ,

Comentários (2)

  • Avatar

    Márcia Silva

    |

    Qual exame específico para descobrir endometrite?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Márcia,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Podem ser necessários alguns exames laboratoriais para confirmar a inflamação endometrial. O hemograma, por exemplo, pode ser solicitado para avaliar parâmetros inflamatórios e detectar a possível presença de bactérias. Também podem ser feitas investigações de  infecções sexualmente transmissíveis.

      Outros exames também podem ser solicitados, como a ultrassonografia transvaginal que avalia o útero, ovário e tubas uterinas. Lembrando que é fundamental que seja feita uma avaliação médica, para investigação e solicitação dos exames necessários.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia