5 filmes sobre tratamentos de reprodução humana que você precisa assistir!

5 filmes sobre tratamentos de reprodução humana que você precisa assistir!

5 filmes sobre tratamentos de reprodução humana que você precisa assistir!

Powered by Rock Convert

Quantas vezes você já não pensou que sua jornada em busca do bebê daria um filme? De preferência com final feliz! Saiba que existem diversos filmes que abordam esse tema. Confira tudo neste artigo, mas fique até depois dos créditos, temos uma surpresa para você!

Separe a pipoca e escolha o seu favorito.

Plano B

Estrelado por Jennifer Lopez, a comédia romântica conta a história de Zoe, que resolve ser mãe por meio de uma produção independente.

No mesmo dia em que realiza a inseminação artificial com sêmen de um doador anônimo, ela conhece Stan, que surge como uma possibilidade real de relacionamento. Sem saber o que fazer, inicialmente ela esconde os primeiros sinais de gravidez. Até que a verdade surge e ela é surpreendida pela reação de Stan, que topa ser pai do bebê.

Mas a aventura está apenas começando porque a trama reserva ainda muitas surpresas.

Minhas mães e meu pai

Os irmãos adolescentes Joni e Laser são filhos do casal homoafetivo Jules e Nic e foram concebidos por meio de inseminação artificial.

Cada uma das mães deu à luz um bebê usando o esperma do mesmo doador anônimo. Quando completa 18 anos, Joni incentiva o irmão a procurar pelo pai biológico sem que as mães saibam.

Eles encontram o pai, Paul, mas as mães logo descobrem tudo. A família então passa a conviver com Paul e muitas confusões começam a fazer parte do dia a dia de todos nessa comédia aclamada pela crítica, que recebeu diversas indicações ao Oscar, inclusive a de melhor filme.

É estrelado por nomes de peso do cinema como Annette Bening, Mark Ruffalo e Julianne Moore.

Quanto ao tema abordado neste filme, é importante ressaltarmos que no Brasil a regulamentação sobre uso de gametas doados (óvulos ou espermatozoides) envolve o anonimato, fazendo com que situações como a do filme sejam possíveis apenas na ficção.

Feita por encomenda

Nessa comédia dos anos 1990, Sara Matthews, interpretada por Whoopi Goldberg, é uma afro-americana que trabalha em uma livraria e cria Zora Matthews, uma adolescente que acredita ser filha do marido de Sara, que morreu há vários anos.

Porém, um dia Zora descobre por acidente que é fruto de uma inseminação artificial. Ao buscar pelo pai biológico, ela descobre que ele é Hal Jackson, um homem branco e vendedor de automóveis, que aparece na televisão fazendo palhaçadas com animais.

Powered by Rock Convert

Sara fica aturdida com a notícia, já que quando procurou pela inseminação artificial tinha deixado claro que gostaria do esperma de um doador negro. Mas a confusão não para por aí. Sara decide conversar com Hal e o encontro não é dos mais amistosos.

Fazendo um paralelo com a realidade neste caso, vale também destacar que as regras de controle de identificação de amostras, sejam dos próprios pacientes ou de doador anônimo, são extremamente rígidas, tornando mais uma vez o enredo digno de uma obra de ficção apenas.

Mais uma chance

O drama, lançado pela Netflix, gira em torno do casal Rachel e Richard, que estão na casa dos 40 anos e sofrem com a dificuldade de ter filhos.

Eles passam por diversas fertilizações e o relacionamento começa a ficar estremecido. Porém, a vida deles muda completamente com a chegada de uma jovem sobrinha. “Mais uma chance” traz para o público uma visão mais profunda sobre o processo de uma fertilização in vitro, que envolve a peregrinação sobre a vida e os seus contornos para alcançar um objetivo.

A estranha vida de Timothy Green

O filme conta a história dos Green, um casal com problemas de fertilidade que tenta desesperadamente ter um filho.

Após momentos emocionais complicados, numa noite o casal decide escrever tudo que gostariam em um filho e enterram o papel em um baú no jardim. Algum tempo depois, um garoto aparece na casa e diz ser Timothy. Estranhamente, o menino tem todas as características que o casal desejou em um filho e, além disso, em suas pernas crescem folhas, o que deixa tudo mais confuso.

O filme é uma produção da Disney e mostra que o inesperado pode ser algo maravilhoso.

Bônus: Série e documentário

Modern Baby

O documentário do canal americano de TV ABC News exibe a jornada de quatro casais que tentam ter filhos por meio da fertilização in vitro. Lançado em celebração aos 40 anos do nascimento do primeiro bebê de proveta, o documentário mostra como os casais lidam com todas as questões emocionais, financeiras e físicas que envolvem a infertilidade.

Está disponível, em inglês, no YouTube.

Friends

Uma das séries mais famosas do mundo entra na lista por abordar o tema “barriga solidária” em uma época em que o assunto não era discutido de forma tão aberta.

Phoebe decide ajudar o irmão Frank Jr. e a esposa a serem pais por meio do procedimento de fertilização in vitro. O embrião, feito com o óvulo da cunhada e o espermatozoide do irmão, é transferido para o útero de Phoebe.

A emoção fica ainda maior quando eles descobrem que ela está grávida de três bebês. O assunto foi abordado na série de forma leve e cômica e ajudou a divulgar mais sobre o tema “barriga solidária”. Vale lembrar também que na série os personagens Monica e Chandler apresentam dificuldades para engravidar, e a série relata as diversas sensações e emoções vividas pelo casal na busca do bebê.

E então, já assistiu alguma dessas indicações? Qual foi seu favorito? Comente nos comentários e já aproveite para compartilhar essas dicas de filmes com seus amigos e familiares nas redes sociais.

mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia