Como se preparar para o congelamento de óvulos?

Como se preparar para o congelamento de óvulos?

Como se preparar para o congelamento de óvulos?

Banner Sonhar Juntos

O congelamento de óvulos se trata de uma técnica avançada de reprodução assistida para a preservação da fertilidade, que funciona como uma espécie de ‘poupança’ possibilitando postergar a gravidez sem perder a qualidade do material genético.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Seja por motivos profissionais ou pessoais, as mulheres vêm cada vez mais planejando uma gravidez tardia. Com isso os riscos de dificuldade aumentam gradualmente conforme a idade, pois já é comprovado que o potencial reprodutivo diminui após os 35 anos. 

Logo, o congelamento de óvulos é uma solução para mulheres que desejam postergar a gravidez ou apresentam algum risco de perda precoce da função ovariana.

Hoje vamos mostrar para você tudo sobre o congelamento de óvulos. Com esse guia ficará mais fácil decidir sobre a sua autonomia e possibilidade de engravidar no futuro. Confira abaixo os tópicos que serão abordados: 

  • O que é o congelamento de óvulos?
  • Como funciona o procedimento?
  • Para quem é recomendado o congelamento de óvulos?
  • Qual é a melhor idade para congelar os óvulos?
  • Quanto tempo o óvulo pode ficar congelado?
  • Quais as chances de engravidar com óvulos congelados?
  • Quantos óvulos a mulher deve congelar?
  • Porque buscar a preservação da fertilidade? 

O que é o congelamento de óvulos? 

O congelamento de óvulos, também chamado de criopreservação, é uma das técnicas de preservação de fertilidade regulamentadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Nesse procedimento, os óvulos da mulher são coletados por meio da indução da ovulação e após são congelados e armazenados em nitrogênio líquido por meio de vitrificação. 

O procedimento foi realizado pela primeira vez em 1986, e desde então vem progredindo cada vez mais. Nos primeiros anos a taxa de gravidez era muito baixa, de apenas 1%, pois era aplicada uma técnica que danificava as estruturas da célula. 

Após avanços na área da reprodução assistida e com a introdução da técnica da vitrificação em 2006, a taxa da qualidade e sobrevivência de óvulos após descongelamento aumentou em 95%

Leia mais: O que é vitrificação e como ela é usada na reprodução humana? 

A técnica de preservação de fertilidade é considerada um dos avanços mais importantes na área da reprodução assistida, tornando possível o adiamento da maternidade, trazendo maior autonomia e segurança na vida das mulheres

Como funciona o procedimento? 

O congelamento de óvulos é realizado em várias etapas. Após exames de rotina, como ultrassom e dosagem hormonal, será avaliado se futuramente a mulher possui condições de realizar uma fertilização in vitro (FIV). 

Após aprovada, a mulher passará por um processo que pode levar até 12 dias. Conheça abaixo como funciona o passo a passo: 

 

Estimulação ovariana 

Para a coleta dos óvulos é necessário que a mulher seja submetida ao procedimento de estimulação ovariana que tem como objetivo a coleta do maior número de óvulos possíveis para serem congelados e armazenados. 

Esse estímulo é feito por meio de medicações hormonais como as gonadotrofinas que promovem o amadurecimento dos folículos. 

Bloqueio da hipófise 

Essa etapa é necessária para que não ocorra uma ovulação antes do momento da coleta dos óvulos, além disso, ela garante maior acompanhamento e precisão no desenvolvimento folicular. Também ocorre por meio de medicações hormonais. 

Coleta dos óvulos  

Aqui uma agulha acoplada a um cateter aspira os folículos e o líquido é encaminhado aos embriologistas para que sejam separados os óvulos do conteúdo aspirado, e sejam selecionados os óvulos de melhor qualidade. 

Nesse procedimento é necessário que a paciente esteja sedada. 

Congelamento dos óvulos 

Para o procedimento de congelamento de óvulos é utilizada a técnica de vitrificação, como citamos acima. Ela é caracterizada pela rapidez com que se atinge temperaturas baixas. 

Após, os óvulos ficam armazenados em botijões de nitrogênio líquido e são mantidos a -196°C. Dessa forma, os óvulos ficam em um estado vítreo, que impede a formação de cristais de gelo que podem danificar as estruturas celulares. 

Descongelamento e fertilização

O descongelamento dos óvulos e a etapa de fertilização em laboratório e após a transferência do embrião para o endométrio são as etapas finais do tratamento de reprodução humana. 

A mulher é submetida ao procedimento de preparo do endométrio e após os embriões serem transferidos deve ser aguardado até 14 dias para ser realizado o exame de beta HCG para confirmar a gravidez. 

Assista abaixo o vídeo que realizamos com a Dra. Camilla Vidal, especialista de reprodução humana assistida sobre o procedimento:

Banner Infográfico dicas

Para quem é recomendado o congelamento de óvulos? 

Existem vários motivos em que o congelamento de óvulos é indicado, em geral, os mais comuns são: 

  • mulheres que pretendem adiar a gravidez após os 35 anos;
  • mulheres com histórico familiar de menopausa precoce;
  • mulheres que passarão por um tratamento oncológico envolvendo quimioterapia ou radioterapia;
  • mulheres que apresentem risco de perda da função ovariana precoce, seja por cirurgias ou doenças que reduzam a fertilidade;

 

Em nosso podcast Papo de Tentante, produzimos um episódio inteiro dedicado ao tema preservação da fertilidade. Ouça abaixo:

Qual a melhor idade para congelar os óvulos? 

Já é comprovado que por razões biológicas mulheres na faixa dos 20 a 30 anos estão no auge de sua fertilidade. 

O ideal é realizar o congelamento dos óvulos nesse período, a partir de 21 anos já é possível realizar o congelamento. 

É comum a busca pelo procedimento em mulheres na faixa dos 38 a 40 anos. Após os 35 anos as taxas de sucesso do procedimento de fertilização in vitro são reduzidas significativamente, pois a qualidade e quantidade dos óvulos são afetadas.

Leia também: Hábitos de vida e fertilidade 

Logo, a Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRA) recomenda como idade limite para o congelamento dos óvulos até os 35 anos. 

Quanto tempo o óvulo pode ficar congelado? 

A criopreservação é um procedimento seguro e que não traz riscos à saúde da mulher ou do futuro bebê. 

Não existe um limite de tempo para o armazenamento dos óvulos congelados. 

A durabilidade do material dependerá se o congelamento foi feito de maneira correta, por isso é muito importante a busca por clínicas de fertilidade de confiança. 

Portanto, o mais importante não é o tempo de congelamento, e sim a técnica que foi utilizada. 

Não há limite para a utilização, quando a mulher decidir engravidar será necessário realizar o procedimento de fertilização in vitro com o espermatozoide do parceiro ou de doadores anônimos do banco de sêmen. 

Leia mais: Congelamento de óvulos, embriões e sêmen: existe diferença?

Quais as chances de engravidar com óvulos congelados? 

Tudo dependerá da idade da mulher e da qualidade dos óvulos congelados. Como falamos, não há riscos em congelar óvulos, logo, o embrião resultante do óvulo congelado terá a mesma qualidade do embrião formado por um óvulo fresco. 

Leia mais: Transferência de embriões: a fresco ou congelado?

Desde que a técnica de vitrificação foi descoberta por cientistas, a taxa de sobrevivência do óvulo após o descongelamento se aproximou de 95%. 

Ainda assim, não há nenhuma garantia de gravidez, pois são vários os fatores que influenciam para o sucesso do tratamento.

Leia mais: Conheça as taxas de sucesso dos principais tratamentos para engravidar 

Quantos óvulos a mulher deve congelar? 

O recomendado é que a mulher congele o máximo de óvulos possível, pois como falamos acima, a idade do congelamento ainda é fator determinante. 

Em geral, a recomendação é que sejam armazenados oito óvulos para cada tentativa de gravidez e cada caso deve ser avaliado individualmente. 

Porque buscar a preservação da fertilidade? 

Como foi possível compreender, o objetivo que leva mulheres em busca do procedimento é a preservação dos óvulos em uma idade em que eles ainda estão saudáveis, pois com o passar do tempo há uma redução da qualidade do material, ou previamente a algum tratamento ou procedimento que possa reduzir a reserva ovariana.

A preservação da fertilidade por meio do congelamento de óvulos é uma técnica segura e confiável que deve ser realizada com médicos especialistas em clínicas capacitadas

Ficou com alguma dúvida sobre como se preparar para o congelamento de óvulos? Comente abaixo ou envie no fale conosco

 

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Rebecca Pontelo

Médica Ginecologista - CRM 123.481 Curso Superior de medicina na Universidade Federal do Espírito Santo - 1999 a 2005 Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia na FMRP-USP - 2006 a 2009 Especialização em Reprodução Humana pela FMRP-USP - 2009 a 2010 Tìtulo de especialista em Ginecologia Obstetrícia pela Febrasgo em 2009
Perfil no Doctoralia

Tags:

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia