Sou um papai com azoospermia: venci a falta de espermatozoides!

Sou um papai com azoospermia: venci a falta de espermatozoides!

Sou um papai com azoospermia: venci a falta de espermatozoides!

Nem sempre a falta de espermatozoides no sêmen ejaculado (azoospermia) impossibilita o homem de exercer sua paternidade! Neste relato, vocês vão conhecer a história de um papai com azoospermia que conseguiu ter seu bebê com patrimônio genético próprio!

Venci a falta de espermatozoides!

Silvia tinha 27 anos e Tales* 32 anos. Após três anos de relacionamento decidiram ter seu primeiro filho, mas o bebê não chegava após dois anos de tentativa. Foi aí que uma grande jornada se iniciava: procuraram o ginecologista de sua cidade e fizeram os exames de investigação para possíveis causas de infertilidade! E o inesperado aconteceu… não foram identificados espermatozoides no espermograma. O exame foi repetido e nada da tão esperada “sementinha” masculina.

Foi neste momento caótico e desesperador que o casal procurou a clínica. Após um longo bate papo com o casal, nosso andrologista solicitou exames hormonais, ultrassonografia do testículo e estudo genético (cariótipo) do Tales. Nesta consulta também foi observado durante o exame físico que Tales não tinha os ductos deferentes (canal que liga o testículo a uretra).

Após checar os exames, uma luz no fim do túnel: os exames confirmaram que a produção dos espermatozoides poderia estar presente. Com isto foi proposto a punção do epidídimo (PESA) com agulha sob sedação, mas antes era preciso afastar mutações relacionadas à fibrose cística. Como tal alteração genética não estava presente, não foi preciso avaliar este possível problema na Silvia. Ainda bem, porque se o casal tivesse a alteração seria necessário fazer a biópsia do embrião (teste genético pré-implantacional – PGT)

Tales foi submetido à PESA e a grande notícia chegou: havia muitos espermatozoides! A fábrica de espermatozoides estava intacta, apenas o caminho para saída destes gametas estava obstruído. E na próxima menstruação da Silvia, iniciamos a fertilização in vitro (FIV) e o casal teve 06 embriões. Na primeira transferência foram colocados dois embriões no forninho e o positivo chegou. E a batalha contra a azoospermia foi vencida com o nascimento de um lindo meninão!

*nomes fictícios

mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Comentários (25)

  • Avatar

    Juliana Batista Ribeiro

    |

    Meu esposo está passando pelo mesmo problema, e com esse relato de vitoria me deixou mais confiante. Que venha mais relatos como esse. Que possamos vencer esse obstaculo, com o tão sonhado positivo com materiais genéticos próprios.

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Juliana,
      Que lindo seu comentário, obrigado!
      Segue o link de um depoimento emocionante: https://youtu.be/qubZKzV1E9Q
      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    JONATHAN

    |

    Vou relatar meu caso, tenho 25 anos e aos 20 descobri que tenho azoospermia não obstrutiva.
    Inicialmente não fique em choque, deixei rolar normal, naquele momento eu estava mais preocupado se minha namorada quisesse tanto ter um filho e eu não poderia realizar esse desejo.
    Mas desde do inicio do nosso namoro nossas ideias sobre filhos eram semelhantes, queremos muito tentar a adoção.
    Outra situação que é complicada e também por um lado é engraçado porque tanta coincidência de infertilidade assim não é comum… minha namorada tem endometriose.
    Mas leio muitos relatos e a maioria dos azoospérmicos querem ter filhos, quem sabe não mudemos de ideia, mas são métodos caros e não temos essas condições
    Só digo uma coisa, acreditem que vocês conseguem! De onde você menos espera acontece.. são muitas histórias indas e inacreditáveis.

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Jonathan,

      Obrigado pelo seu depoimento, nossa intenção com esse relato é justamente inspirar outras pessoas e fazer com que acreditem que é possível.
      Boa sorte.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Jean

    |

    Olá né,bem sou um cara apaixonado por criança,esse ano veio uns dos meus maiores pesadelos.fiz dois exames e acusou azopermia.estou em buaca de tratamento.sou de de Pernambuco,o mas lindo de TD isso e minha esposa me apoiando msm assim.Deus acima de TD.

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Jean,

      Saiba que você não está sozinho, vários homens enfrentam a azoospermia e a reprodução humana pode ajudar nestes casos. O mais importante é procurar um especialista para que ele te oriente e passe o melhor tratamento para você.
      Para entender um pouco temos um texto sobre o assunto aqui: http://ceferp.com.br/blog/o-que-e-azoospermia/

      Caso queira agendar uma consulta com nossos especialistas, seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Michele

    |

    Meu esposo foi curado de azoospermia não obstrutiva!
    Após mais de uma década em oração e de vários espermogramas, Deus curou meu esposo!
    Fizemos FIV.
    Deus usou a CEFERP como instrumento!
    Temos dois milagres! Isaac e Beatriz!

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Michele,
      Nós que agradecemos a confiança, a determinação de vocês em conseguir realizar o sonho da gestação.
      Aguardamos a visita de todos.
      Abraços,
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Fernanda Rodrigues

    |

    Há 5 anos atrás meu namorado descobriu ejaculação precoce, foi atrás de tratamento e em uns exames apontou azoospermia, tanto pra ele quanto pra mim foi um choque, foi feito uma pesquisa desde a infância dele onde descobriu que uns dos testículos não desceu e também veio a varicocele testicular onde ele fez cirurgia´, fez mais um exame e nada de espermas… hoje estamos casados e esperando a coragem para fazer um novo exame. muita força e fé para nós…

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Fernanda,
      Que relato cheio de informação importante, por isso contamos essas histórias, para que vocês possam acreditar que é possível!
      Boa sorte nesta jornada e que possam realizar o sonho do positivo.
      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Vinicius

    |

    Obrigado por esse relato, acabei de descobri que tenho azoospermia e o meu mundo virou de cabeça para baixo, estou fazendo os exames e com esse relato a minha esperança aumentou, espero poder vencer esse problema também.

    Obrigado.

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Vinicius,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Ficamos felizes em podermos tê-lo ajudado de alguma forma. Não desista desse sonho, ele é, sim, possível!

      Um abraço.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Carlos Andre Sousa costa

    |

    Oi pessoal descobri há 2 semana q tem azoospermia foi o bak pra mim não sei o q fazer

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Carlos,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Aqui na clínica não temos urologistas, mas todos os médicos são especialistas em Reprodução Humana Assistida. Atendemos consultas para o casal, onde ambos são avaliados e poderão tirar todas as suas dúvidas com o médico.
      Realizamos o espermograma também. Nosso laboratório é especialista nesse tipo de exame e já tivemos casos em que homens que tiveram anteriormente seu exame zerado, após realizar conosco tiveram um resultado diferente e hoje estão com seu bebê no colo.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Camila

    |

    Boa tarde vi este relato e gostaria de compartilhar minha angustia ,meu marido tem azoospermia , procuramos uma clinica especialista em
    reprodução e ele já fez uns exames de sangue, genéticos e ultrassom e deu tudo normal.
    Ontem 10/08 ele fez a punção pra ver se conseguia obter espermas ,mas pra nossa tristeza todas as seringas deram negativa não encontraram espermatozoides.
    Foi tirado alguns fragmentos pra ver se acha algum esperma, se encontrarem o urologista disse que indica a biopsia. Estamos tão tristes, já tiveram algum caso parecido que o casal conseguiu o tão sonhado positivo ? Aguardo ansiosa uma resposta, obrigada!

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Camila,
      Obrigado pelo seu comentário!

      Em alguns momentos, realmente não é possível localizar espermatozoides por meio das punções do epidídimo e testículo, sendo necessário uma análise que permita uma melhor visualização. Já tivemos casos como o de vocês, onde a partir da TESE (biópsia) foram encontrados espermatozoides e o procedimento pôde ocorrer a partir dos gametas do esposo, dessa forma proporcionando a evolução de uma gestação.
      Estamos torcendo por vocês!

      Um grande abraço.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Daniel

    |

    Boa noite, tive clamídia e minha produção de espermatozoide zerou dando então a azospermia, temos chances de ter nosso sonhado filho?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Boa tarde, Daniel!

      Agradecemos por compartilhar suas preocupações. Recomendaríamos explorar alternativas, como a obtenção cirúrgica de espermatozoides. Sugerimos agendar uma consulta com nosso especialista para entendermos melhor sua situação… Saiba que estamos à disposição para apoiá-lo durante todo o processo e ajudar no que for necessário, ok? Conte conosco.💜

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP.

      Reply

  • Avatar

    Eric Campos Silva

    |

    Uso anabolizante por 4 anos , fiz vários exames de espermograma e neles constatavam que eu tinha azoospermia , dava todos exames zerado ,o médico dizia que era impossível eu ter filhos naturalmente , pra minha surpresa a 20 dias atrás descobri que sou pai de gemeas !!

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Eric,

      Parabéns pela surpreendente notícia de se tornar pai de gêmeas! É uma alegria imensa saber que, apesar dos desafios relatados com a azoospermia e o uso anterior de anabolizantes, você conseguiu alcançar a paternidade de forma tão especial.

      Essa história é inspiradora e destaca como a vida pode nos surpreender. Desejamos a você e sua família muita felicidade nesse momento único.

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP.

      Reply

  • Avatar

    Gaspar

    |

    Olá! Fiz hoje o espermograma e o médico disse tem pouquíssimo espermatozóide vivo e que se movimentam muito lento. Agora o que posso fazer?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Olá Gaspar, quando se tem pouca quantidade de espermatozoides no espermograma, ainda sim é possivel algumas alternativas de tratamento, por exemplo, a FIV ( Fertilização in Vintro). Mas o ideal é passar por um especialista em reprodução ou urologista para ter uma confirmação, e fazer o tratamento se for o caso

      Reply

  • Avatar

    Gaspar

    |

    Olá! Envio essa mensagem a partir de Angola.
    Já fiz o espermograma, disseram-me que tenho no mínimo 5 espermatozóide vivos e também movimentar-se lentamente.
    O meu caso quais as chance de eu ser pai?

    Reply

  • Avatar

    ALESSANDRA

    |

    Ola, acabamos de passar com um urologista e ele pediu uma ultrasom pro meu esposo pois os testiculos dele nao desceu, retornamos com a medica e ela falou que mesmo operando a chance de temos um filho é quase 0, nao sabemos oque fazer nem sei tem outro jeito estamos sem chao😞😞

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Olá Alessandra, sabemos que não é fácil receber uma notícia assim mas não percam a esperança. Sintam-se a vontade pra agendar consulta com um dos nossos especialistas do Homem CEFERP para que sejam discutidas as opções individualizando o caso de vocês

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia