Dia do médico: entenda a origem da comemoração!

Dia do médico: entenda a origem da comemoração!

Dia do médico: entenda a origem da comemoração!

Banner Sonhar Juntos

A medicina é uma das profissões de maior prestígio, não só no Brasil, mas no mundo. E com razão! Os médicos são os maiores responsáveis pela manutenção da nossa saúde e da busca por uma vida cada vez mais longeva e de qualidade.

Por todos os méritos que essa carreira tem, foi criada uma data para celebrar esses profissionais. No dia 18 de outubro, celebra-se o dia do médico — uma ocasião para reconhecer o papel que eles têm em nossas vidas.

A origem dessa data comemorativa é muito intrigante. E, ao redor do mundo, há algumas coisas bem interessantes referentes a ela. Ficou curioso? Leia nosso post de hoje e descubra tudo!

Por que dia 18 de outubro?

No Brasil e em outros países de maioria da população católica, a escolha da data tem origens bíblicas. Dia 18 de outubro é também o dia de São Lucas, um dos apóstolos de Jesus Cristo e autor de dois evangelhos do livro sagrado.

Sabe-se que o santo era sírio e também médico. Uma das provas é um excerto do “Prólogo Anti-Marcionita ao Evangelho de São Lucas”, documento que os estudiosos acreditam ser do século II depois de Cristo. O trecho a que nos referimos diz:

“Lucas é um sírio de Antioquia, sírio pela raça, médico pela profissão. Tornou-se discípulo dos apóstolos e mais tarde seguiu a Paulo até o seu martírio. Tendo servido o Senhor com perseverança, solteiro e sem filhos, cheio da graça do Espírito Santo, morreu com 84 anos de idade.”

Em uma época em que a expectativa de vida devia girar em torno de metade dos anos que completou São Lucas, viver até os 84 anos já era, por si, um fator de destaque. Porém, os méritos vão além: há relatos de que ele também era muito bom pintor.

Por conta dessas suas habilidades, ele se tornou o padroeiro dos médicos, cirurgiões e também dos artistas. Daí a escolha do 18 de outubro para o dia do médico no Brasil.

E nos outros países?

Portugal, Itália, Espanha, Polônia, Bélgica e Inglaterra — todos países de tradição católica, ou que já sofreram forte influência dessa religião — comemoram a data no mesmo dia que nós. Já outros países escolheram datas diferentes.

Estados Unidos

De cultura bem mais pragmática, a terra do Tio Sam celebra o dia do médico em 30 de março. Nesse dia, em 1842, administrou-se uma anestesia pela primeira vez em um paciente. O feito foi um marco importante na história da medicina: já imaginou onde estaríamos se não existisse a possibilidade de anestesiar um paciente para uma cirurgia ou um procedimento?

Lá nos EUA, o 30 de março virou oficialmente o Doctor’s Day em 1990, depois de uma lei sancionada pelo então presidente George W. Bush. Mas os registros indicam que a data já era comemorada desde a década de 1930.

Índia

A medicina indiana segue uma tradição completamente diferente da ocidental. Os indianos, assim como os chineses e outras populações antigas da Ásia e do Oriente Médio, seguiram suas próprias linhas de pesquisa durante vários séculos, chegando a conclusões muito divergentes das atingidas com o ocidental método científico. 

Banner Infográfico dicas

Por lá, o dia do médico é comemorado em 1° de julho. A data é uma homenagem ao médico indiano Bidhan Chandra Roy, que foi ministro-chefe de Bengal Ocidental por 14 anos. Chandra Roy estudou medicina na Universidade de Calcutá e morreu em 1962, aos 80 anos.

Irã

Médico e filósofo persa de grande renome, Avicena nasceu no ano de 980, na cidade de Bucara (hoje, território do Uzbequistão), e morreu em 1037, na cidade de Hamadã, em território que hoje pertence ao Irã. Em homenagem a esse habitante célebre, o país comemora o dia do médico na data de seu aniversário: 23 de agosto.

Avicena foi o autor de 450 tratados sobre vários assuntos. Dos 240 textos que sobreviveram aos séculos, 40 deles eram sobre medicina. Dois deles, The Book of Healing e The Cannon of Medicine, eram textos de referência em várias universidades medievais. O último foi usado na França até o século XVII.

América Latina

Na Argentina, em Cuba e em alguns outros países da América Latina, o dia do médico é celebrado em 3 de dezembro. Essa é a data de aniversário de Carlos Finlay. Para quem não sabe, ele foi o premiado médico que conseguiu confirmar a teoria de que o mosquito Aedes aegypti é o vetor da febre amarela.

Finlay era cubano e apresentou sua tese na Academia de Ciências de Havana, em 1881. Isso abriu novas fronteiras para a medicina tropical, salvando milhares de vidas. A descoberta também foi usada como argumento para a abertura do Canal do Panamá, pois muitos trabalhadores morriam da doença.

Como homenagear um médico?

A medicina, ao lado da física e da astronomia, é uma das ciências mais antigas de que se tem notícia. Assim, ela já foi tema de um sem-número de artigos, ensaios, tratados e até romances e poemas.

Se você tem um médico a quem se sente particularmente grato e gostaria de homenagear, palavras sinceras de agradecimento e fazê-lo perceber o papel que teve em sua vida hoje serão, certamente, muito emocionantes.

Se esse médico for alguém da sua família, melhor ainda! Lembre a essa pessoa sobre sua trajetória, os grandes acontecimentos que a levaram até ali e agradeça pela oportunidade de ser parte disso. Com certeza, será um momento que ele guardará na memória para sempre!

Mas, se você sente que só isso não é suficiente, ou não se acha muito bom com as palavras, pode pedir uma ajudinha a grandes nomes da história, que já falaram sobre o assunto:

“Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo.” (Carl Gustav Jung)

“O amor é, como a medicina, apenas a arte de ajudar a Natureza.” (Pierre Ambroise François Choderlos de Laclos)

“A amizade é o melhor remédio.” (Patch Adams)

Separar uma data no calendário para celebrar o dia do médico é também uma forma indireta de celebrar a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar. Assim, uma outra grande homenagem que você pode prestar a esses profissionais é cuidar bem de si mesmo e ajudar no cuidado com outras pessoas.

Gostou das curiosidades que separamos para você sobre esse tema? Então, temos certeza de que vai gostar também de tudo que postamos em nossas redes sociais! Siga nossos perfis no Facebook e Instagram e nosso canal no Youtube e veja tudo que compartilhamos por lá!

ebook taxas de sucesso
mm

Dr. Jorge Barreto

Diretor Técnico do CEFERP. Atua em Reprodução Humana Assistida desde 1992. CRM-SP 33.541
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia