fbpx

Ceferp | Centro de Fertilidade Ribeirão Preto - Reprodução Humana

Cabeçalho

Qmentum Oncofertility

Laser Embryo Biopsy

Saiba Mais
Tecnologia a laser permite avanços em Medicina Reprodutiva

​O laser é uma tecnologia utilizada em diversas áreas da medicina. Na Reprodução Humana Assistida, mais precisamente no laboratório de Fertilização in vitro, utilizamos o laser para romper a membrana externa embrião e realizar a retirada de algumas células, em um procedimento denominado Biópsia Embrionária.

O laser é um equipamento sofisticado que fica acoplado ao microscópio e seu raio de ação é mínimo para não comprometer as células do embrião.

​A biópsia permite que realizemos a análise genética do embrião através do Diagnóstico Genético Pré-implantacional (PGD) ou Screening Genético Pré-Implantacional (PGS). Neste procedimento, o embrião formado já com algumas células é levado ao microscópio e submetido ao laser. Depois de rompida a membrana, algumas células são retiradas e enviadas para o laboratório de genética para avaliação desses embriões.

​A biopsia de um embrião não compromete a viabilidade do mesmo, desde que seja realizada com precisão e por um profissional treinado e capacitado. No CEFERP a utilização do equipamento de laser específico para este procedimento minimiza a chance de prejudicar a qualidade das células dos embriões em qualquer estágio de desenvolvimento.

Dessa forma, os embriões formados são avaliados geneticamente antes da transferência, permitindo ao embriologista a seleção dos embriões saudáveis, evitando transferências de embriões que poderão acarretar em aborto posteriormente, ou evitando o nascimento de uma criança com doenças genéticas. Entenda melhor aqui.

Veja abaixo o vídeo ilustrando uma biópsia embrionária utilizando o Laser Embryo Biopsy: