fbpx

Ceferp | Centro de Fertilidade Ribeirão Preto - Reprodução Humana

Cabeçalho

Qmentum Oncofertility

Diagnóstico

Saiba Mais

Avaliação da Infertilidade do Casal

A consulta para avaliação médica é imprescindível para sabermos se há possibilidade de realizar o tratamento e quais procedimentos devem ser realizados. Todas as dúvidas poderão ser discutidas na consulta médica. A maioria dos casais com dificuldades em engravidar não são estéreis, porém são inférteis ou subférteis, ou seja, tem uma chance reduzida de conceber espontaneamente. A infertilidade é de causa feminina em cerca de 40% dos casos, e do homem em outros 40%. No restante, a infertilidade resulta de problemas em ambos os parceiros ou é idiopática (sem causa aparente).

A presença da infertilidade idiopática pode, na realidade, possuir uma ou mais causas, como falha na captação do óvulo pela tuba (“ovulação”), falhas de fertilização (defeitos nos espermatozoides ou óvulos de má qualidade), e falhas de implantação (dificuldade no embrião se fixar ao útero). Com a finalidade de identificar se há infertilidade e quais as suas causas existem diversos exames clínicos e laboratoriais realizados tanto no homem quanto na mulher. Só a partir da análise desses é que saberemos qual o tratamento necessário para cada caso.
Sorologia
Exames para o início do tratamento. Quando houver uma data para realização do tratamento, independente de qual for, o casal deverá realizar os seguintes exames sorológicos:

• Hbs Ag
• Anti HIV
• Anti HCV
• Anti HTLv1 e Anti HTLv2
• Anti HBC
• VDRL


Esses exames podem ser realizados em laboratórios de análises clínicas em qualquer cidade (desde que possuam solicitação médica) e deverão ser enviados ao CEFERP por fax, e-mail ou serem trazidos na próxima consulta.