AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DA MULHER

Histerossalpingografia

É um exame de Raio-X em que se injeta um contraste dentro do útero e das tubas uterinas, através do colo. O contraste permite a visualização do trato feminino através de uma tela de vídeo e documentação radiológica. Caso haja alguma obstrução ou anormalidade esta poderá ser observada. Este exame deve ser realizado em algum momento entre o final do período menstrual e a ovulação (até 12 dias após o início da menstruação).

Ultra-som Transvaginal

Este exame permite visualizar o útero e os ovários, fazendo observações quanto à forma e tamanho destes, além de localizar possíveis cistos ovarianos, miomas, pólipos, etc.

Dosagem Hormonal

As Dosagens Hormonais permitem avaliar a integridade do sistema hormonal feminino, identificando causas hormonais, muitas vezes latentes para a infertilidade. Sua análise, juntamente com o quadro clínico e ultra-sonográfico, poderá diagnosticar causas clínicas como: hipo/hipertireoidismo; ovários micropolicísticos; insuficiência do corpo lúteo, entre outras, que dificultam conseguir a gravidez.

Endoscopia Ginecológica

Indicações para Histeroscopia diagnóstica: Infertilidade; Abortamento habitual; Sangramento uterino anormal; Pólipos; Miomas; Aderências; Espessamento do endométrio; Adenocarcinoma do endométrio. A histeroscopia diagnóstica é um exame realizado para observar a cavidade uterina e o canal cervical. Pode ser feita com sedação leve, em regime laboratorial.

Indicações da videolaparoscopia diagnóstica: Esterilidade sem causa aparente, dor pélvica crônica, dispareunia crônica e/ou dismenorréia, endometriose, aderências pélvicas, tumores pélvicos, obstrução tubária, suspeita de gravidez ectópica íntegra ou rota. A laparoscopia permite ao médico visualizar o interior do abdômen através de uma ótica que visualiza e o ilumina ao mesmo tempo, transferindo assim a imagem para um monitor de vídeo.

A Endoscopia Ginecológica permite o diagnóstico e tratamento simultâneo em diversas patologias que afetam o desempenho reprodutivo feminino.​

Prof. Dr. Anderson

Prof. Dr. Anderson Sanches De Melo

CRM-SP 104.975
RQE nº 44202-1

Médico especialista com formação em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da FMRP-USP.

Caso queira mais informações agende sua consulta conosco

Aplicativo CEFERP

Conheça o manual da fertilidade e saiba mais sobre reprodução humana.

Celular