fbpx

Ceferp | Centro de Fertilidade Ribeirão Preto - Reprodução Humana

Cabeçalho

Qmentum Oncofertility

Causas

Causas da Infertilidade

Saiba Mais

Fertilidade é a capacidade de gestar ou conceber até a viabilidade fetal. Considera-se a definição mais aceita para a infertilidade: “A infertilidade caracteriza-se pela ausência de gravidez após um ano de vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos”. O prazo de 12 meses, ou 6 meses para mulheres acima de 35 anos, está baseado em modelos de probabilidade estatísticas e reforçado por observações epidemiológicas. Considerando-se que as taxas de concepção normal de cada casal seja em torno de 20%, a probabilidade cumulativa ao longo de 12 meses, será de 93%.

Contudo, na prática observa-se que as chances são de 80-90%. Variações ocorrem quando se trata de primeira gestação da mulher ou gestações subseqüentes, mostrando mais facilidade de concepção no último caso. A infertilidade é de causa feminina em cerca de 40% dos casos, e do homem em outros 40%. No restante, a infertilidade resulta de problemas em ambos os parceiros ou é idiopática (sem causa aparente).

A presença da infertilidade idiopática (sem causa aparente) pode, na realidade, possuir uma ou mais causas, como falha na captação do óvulo pela tuba (“ovulação”), falhas de fertilização (defeitos nos espermatozoides ou óvulos de má qualidade), e falhas de implantação (dificuldade no embrião se fixar ao útero). Com a finalidade de identificar se há infertilidade e quais as suas causas existem diversos exames clínicos e laboratoriais realizados tanto no homem quanto na mulher.

A maioria dos casais com dificuldades em engravidar não são estéreis, porém são inférteis ou subférteis (tem uma chance reduzida de conceber espontaneamente). Estudos recentes demonstram que 20% dos casais são inférteis e suscetíveis a algum tipo de tratamento, e destes apenas 5% não conseguem filhos.