Varicocele e a Fertilidade

Varicocele e a Fertilidade

Varicocele e a Fertilidade

Banner Sonhar Juntos

Varicocele, também conhecida como varizes escrotais, é uma condição médica caracterizada pela dilatação das veias dentro do escroto, similar às varizes que podem aparecer nas pernas.

As varizes escrotais ocorrem quando as válvulas dentro das veias do cordão espermático não funcionam adequadamente, permitindo o refluxo do sangue e causando o aumento do volume venoso. Essa condição é mais comum no lado esquerdo do escroto devido a diferenças anatômicas no sistema venoso. Embora muitas vezes sejam assintomáticas, algumas varicoceles podem causar dor, desconforto e inchaço.

A Varicocele representa uma das alterações genitais mais comuns na adolescência, afetando aproximadamente 15% dos homens em geral e até 40% daqueles com infertilidade primária (incapacidade de conceber após um ano de tentativas). Além disso, cerca de 80% dos homens com infertilidade secundária (incapacidade de conceber após já terem tido filhos) apresentam varicocele.

Varicocele e Fertilidade

Embora a maior parte dos casos na população seja assintomática, a varicocele está associada a aumento da temperatura testicular, aumento de pressão no sistema de drenagem venosa, estresse oxidativo e distúrbios na produção hormonal, que podem levar à infertilidade masculina.

Aumento da Temperatura Escrotal: As veias dilatadas podem aumentar a temperatura dos testículos, o que pode prejudicar a produção e a qualidade dos espermatozoides.

Estresse Oxidativo: O fluxo sanguíneo anormal e o acúmulo de toxinas podem levar a um aumento no estresse oxidativo. O estresse oxidativo pode danificar o DNA dos espermatozoides, afetando a sua capacidade de fertilizar o óvulo e resultar em embriões de baixa qualidade.

Alterações Hormonais: A varicocele pode interferir na produção de testosterona, o hormônio masculino essencial para a produção de espermatozoides. Níveis baixos de testosterona podem prejudicar a espermatogênese e reduzir a libido.

Banner Infográfico dicas

Diagnóstico

Como, tipicamente, a varicocele é assintomática, alguns pacientes podem se queixar de dor e edema escrotal. A maior parte dos adolescentes é diagnosticada durante o exame físico de rotina. Além disso, a análise de sêmen é frequentemente utilizada para avaliar o impacto da varicocele na qualidade do esperma, observando parâmetros como concentração, motilidade e morfologia espermática.

A Varicocele pode ser classificada como:

  • Subclínica: não visível e não palpável. Detectada por exame de Ultrassom.
  • Grau 1: Não visível e palpável apenas com manobra de Valsalva.
  • Grau 2: Visível apenas com manobra de Valsalva e palpável.
  • Grau 3: Visível sem manobra de Valsalva.

Tratamento

O tratamento da varicocele pode melhorar a qualidade do esperma e, consequentemente, a fertilidade masculina. As opções de tratamento incluem como PADRÃO OURO a correção por Microcirurgia, sendo outras abordagens:

  • Cirurgia (Varicocelectomia): É o tratamento mais comum e pode ser realizada através de abordagem aberta, laparoscópica ou microcirúrgica. A cirurgia visa ligar as veias dilatadas para interromper o fluxo sanguíneo anormal.
  • Embolização: Um procedimento minimamente invasivo onde um cateter é inserido para bloquear as veias afetadas.
  • Tratamentos Clínicos: Em casos leves ou em homens que optam por não realizar procedimentos invasivos, mudanças no estilo de vida e medicamentos antioxidantes podem ser recomendados.

Projeto HomemCEFERP

A varicocele é uma das principais causas da infertilidade masculina. E no caso de apresentar os sintomas clássicos da doença, é fundamental buscar orientação médica para a realização do diagnóstico clínico que vai apontar se é necessário dar início a um tratamento.

Vale frisar que a varicocele é uma condição de saúde tratável e, com o aconselhamento e seguimento adequado, é possível alcançar a fertilidade.

Para que os homens também entendam a importância de sua saúde na reprodução, foi criado o Projeto HomemCEFERP, com uma equipe especialista em Urologia, e destaque para Andrologia e Saúde Reprodutiva Masculina, garantindo o melhor diagnóstico e tratamento de fertilidade.

Leia também:

 

ebook taxas de sucesso
mm

CEFERP

A clínica de Reprodução Humana do Centro Médico RibeirãoShopping
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia