Sangramento após a transferência dos embriões é normal? Entenda!

Sangramento após a transferência dos embriões é normal? Entenda!

Sangramento após a transferência dos embriões é normal? Entenda!

Banner Sonhar Juntos

Muitas pessoas ao redor do mundo têm o sonho da maternidade frustrado em função de algum fator biológico, que pode ser oriundo tanto do lado masculino quanto feminino, ou até mesmo, ser devido à esterilidade sem causa aparente (ESCA). Porém, os grandes avanços da reprodução humana assistida auxiliam essas famílias na realização desse grande sonho.

Dentre as técnicas utilizadas pela medicina reprodutiva, podemos destacar a fertilização in vitro, ou FIV, como uma das mais utilizadas. Essa técnica é realizada a partir da estimulação ovariana, com o objetivo de induzir a liberação de óvulos viáveis para fecundação com os espermatozoides do parceiro ou de doador em ambiente laboratorial devidamente controlado.

Depois, o embrião será transferido para o útero materno, finalizando o procedimento de fertilização in vitro e dando início à gestação propriamente dita. Porém, é comum que algumas pacientes submetidas à FIV relatem a ocorrência de sangramentos após a realização do último estágio do procedimento, a transferência de embriões.

Pensando nisso, separamos a seguir as principais informações sobre os motivos que levam ao sangramento após a transferência, bem como todas as suas possíveis causas. Acompanhe e descubra os detalhes do assunto!

Quais são as principais recomendações médicas pós transferência de embriões?

A transferência de embriões consiste na fase final do procedimento de fertilização in vitro. Após esse evento é necessário esperar aproximadamente 14 dias para colher uma amostra de sangue e determinar a presença do hormônio Beta hCG, o que confirmaria a gravidez.

Porém, muitas mulheres se questionam sobre a necessidade de alterar sua rotina durante esses dias, inclusive sobre permanecer ou não em repouso.

As evidências científicas apontam que não é necessário mudar em nada a vida da futura mamãe após a transferência dos embriões, já que o repouso não mostrou benefício em alterar o desfecho do tratamento.

Porém, este é um momento em que o casal deve se sentir seguro e amparado, e se alguma mudança nas atividades cotidianas for trazer tranquilidade, ela pode ser realizada, desde que isso não interfira no aspecto emocional.

O sangramento após a FIV é normal?

Embora o procedimento de fertilização in vitro como um todo seja bastante tranquilo, algumas pacientes podem apresentar episódios de sangramento em determinadas etapas.

Após a coleta dos óvulos, por exemplo, é comum que a paciente apresente sangramento em pequena quantidade por alguns dias, devido à punção ovariana, que pode ter levado ao rompimento de pequenos vasos da região da vagina.

Porém, sem dúvidas, o sangramento que mais assusta os casais passando por esse tratamento é aquele que segue a transferência de embriões, seja em estágios mais iniciais (como logo após o procedimento) ou mais próximos da realização do teste de gravidez.

É importante salientar que a presença de sangramento ou cólicas não é indicativo de sucesso ou fracasso do procedimento. Infelizmente, o inverso também é verdadeiro, ou seja, a ausência de qualquer sintoma após a transferência embrionária não necessariamente significa o sucesso ou fracasso do tratamento.

A presença de quaisquer sintomas, somados à ansiedade frequente em mulheres que tentam engravidar por meio de técnicas de reprodução assistida, pode causar certo desespero, mas deve-se ter em mente que esse acontecimento é perfeitamente normal.

Nesse sentido, é necessário apenas observar o padrão de sangramento e os sintomas associados, e relatar à equipe médica responsável pelo caso.

Quais as possíveis causas do sangramento?

O sangramento após a transferência embrionária pode ocorrer em função de alguns fatores diferentes. Inclusive, dependendo da causa do sangramento, ele pode ocorrer também em momentos diferentes.

Rompimento de vasos pela introdução do cateter

Quando há sangue imediatamente após a transferência de embriões é possível que tenham ocorrido pequenos rompimentos de vasos pela introdução do cateter de transferência embrionária.

No momento da transferência, é introduzido um fino cateter pelo canal endocervical, que pode apresentar um estreitamento, causando certa dificuldade para passagem do instrumento e, consequentemente, podendo levar a algum sangramento.

É necessário ainda considerar o fato de que a ação hormonal das medicações em uso altera a vascularização do local e pode fazer com que o sangramento seja mais evidente. O colo do útero de algumas mulheres possui vascularização mais evidente, e apenas o leve toque no local, como o da passagem do cateter, pode ser suficiente para gerar sangramento.

Porém, o importante quando ocorre sangramento nesta fase é lembrar que ele vem de áreas não relacionadas diretamente à implantação embrionária, fator que auxilia a paciente ou o casal a manter a calma diante de tal situação.

Banner Infográfico dicas

Rompimento de vasos pela nidação

Vale citar ainda as pacientes que têm sangramento alguns dias após o procedimento de transferência de embriões. Nesses casos, é possível que o quadro ocorra em função da própria implantação do embrião no endométrio, a nidação, o que também estaria dentro da normalidade.

A invasão do endométrio pelo embrião exige, muitas vezes, o rompimento de alguns pequenos vasos no endométrio, o que poderia justificar a presença do sangramento.

Importante ressaltar que o sangramento da nidação não é obrigatório, muitas pacientes que evoluírem com gestação após a transferência não notarão sangramento ou qualquer outro sintoma desta etapa, o que também é normal.

Medicação de auxílio hormonal

Além disso, a própria medicação de auxílio hormonal, como o estrogênio e a progesterona, pode ter variações de biodisponibilidade no organismo e desencadear sangramentos após a transferência.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que o sangramento que ocorre neste período pós transferência não significa que houve menstruação. Como a mulher está fazendo uso de medicações que auxiliam no controle do ciclo menstrual e na manutenção do endométrio, não é esperado que ocorra necessariamente menstruação.

Portanto, o sangramento não exclui a necessidade de realizar exame de sangue para avaliação da gravidez. Como vimos acima, diversas causas podem levar ao sangramento e, ainda assim, se tratar de um caso de sucesso após a transferência embrionária.

Quais tipos de sangramento podem ocorrer?

Embora existam diversos padrões de sangramento observados em pacientes que foram submetidas à FIV, nenhum deles pode ser diretamente associado a nenhuma das causas citadas acima. Podemos citar como as mais comuns as variações que você verá nos tópicos a seguir.

Sangramento do tipo borra de café

Como o próprio nome evidencia, esse tipo de sangramento se manifesta na roupa íntima ou absorvente de forma semelhante a uma borra de café.

Ele pode ocorrer em função de pequenas descamações do endométrio, ou mesmo, do desprendimento de sangue que ficou acumulado na região do fundo da vagina e que se exteriorizou conforme a movimentação nas atividades do cotidiano.

Sangramento do tipo vermelho vivo

Esse tipo de sangramento se manifesta com sangue vermelho vivo, e pode ocorrer em pequenas ou médias quantidades, mas também em grandes volumes. Nesse período de gravidez pré-clínica, entre a transferência e a confirmação da gravidez, não é possível estimar com certeza a razão desse sangramento.

Ou seja, não há manifestações clínicas que possam identificar a causa exata do sangramento. Entretanto, é importante sempre manter a calma e evitar atividades como o carregamento de pesos, ou mesmo, a manutenção de relações sexuais.

Isso porque, como esse período é rodeado de medos e incertezas, e a presença do sangramento reforça ainda mais esses sentimentos, quando realizadas atividades mais intensas ou durante a relação sexual, pode ocorrer aumento do sangramento por outros fatores, e isso pode interferir ainda mais no aspecto emocional e grau de ansiedade do casal.

Na maioria das vezes, a manifestação desses tipos de sangramento se dá de forma semelhante aos últimos dias da menstruação. Ou seja, em pequenas quantidades e baixo fluxo. Dessa maneira, é importante manter a calma, observar e relatar à equipe médica responsável.

Qual a importância de manter a calma?

Podemos perceber que a ocorrência de sangramento após a FIV é algo bastante comum entre as pacientes submetidas ao procedimento. Além disso, é importante frisar o fato de que essa manifestação não representa o sucesso ou insucesso do procedimento de fertilização in vitro.

Visto que os níveis de ansiedade das mulheres submetidas à FIV naturalmente são bastante altos devido a todas as expectativas do tratamento, é extremamente necessário manter a calma na presença de um evento como o sangramento.

A preocupação certamente não contribuirá para o controle de expectativas, uma vez que o resultado positivo da gravidez só poderá ser evidenciado após o exame de Beta hCG, realizado 14 dias após a transferência de embriões.

Assim, é fundamental que a mulher se mantenha o mais paciente e tranquila possível desde o momento da primeira consulta na clínica de reprodução humana até a espera pelo resultado do exame de gravidez.

Nesse sentido, é sempre importante contar com o apoio de uma equipe qualificada e experiente, não só com o intuito de maximizar as chances de sucesso, como também para contar com profissionais que deem todo o suporte técnico e emocional necessário nesse momento tão importante.

Para isso, conte com o CEFERP, referência nacional em reprodução humana assistida. Conheça o nosso site!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Tags:

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia