Reserva ovariana: tire todas as suas dúvidas

Reserva ovariana: tire todas as suas dúvidas

Reserva ovariana: tire todas as suas dúvidas

Banner Sonhar Juntos

Reserva ovariana: tire todas as suas dúvidas

Toda mulher nasce com uma quantidade determinada de óvulos (oócitos). Portanto, a reserva ovariana é a quantidade e a qualidade de óvulos que uma mulher possui em seus ovários em um determinado momento da sua vida.

Por que a reserva ovariana é importante?

A reserva ovariana é um indicador importante da fertilidade feminina e pode influenciar as chances de concepção, tanto naturalmente quanto por meio de tratamentos de reprodução assistida.

Existem alguns motivos pelos quais conhecer a reserva ovariana é importante, como:

  • Planejamento Familiar: Ajuda mulheres a entenderem seu potencial reprodutivo e a planejarem suas famílias de acordo com suas expectativas e situação de vida.
  • Tratamentos de Fertilidade: Orienta os tratamentos de reprodução assistida, como Fertilização in vitro (FIV) e Inseminação intrauterina (IIU).
  • Decisões Médicas: Influencia decisões sobre a preservação da fertilidade, como o congelamento de óvulos, especialmente em casos de tratamento de câncer ou outras condições médicas que possam afetar a fertilidade da mulher.

Fatores que afetam a reserva ovariana

Idade: A reserva ovariana naturalmente diminui com a idade. As mulheres nascem com um número finito de óvulos, e essa quantidade diminui progressivamente ao longo da vida, em especial após os 35 anos. A qualidade dos óvulos também tende a diminuir com o tempo, aumentando o risco de aneuploidias (anomalias cromossômicas) e diminuindo as chances de concepção natural. Este declínio da reserva e qualidade ovariana com a idade é uma das principais razões pelas quais a fertilidade feminina diminui à medida que a mulher envelhece.

Condições médicas: Algumas condições médicas, como endometriose, cirurgias ovarianas, tratamentos de câncer (quimioterapia e radioterapia), doenças autoimunes, entre outras, podem afetar a reserva ovariana.

Genética: A reserva ovariana também pode ser influenciada por fatores genéticos. A idade em que uma mulher entra na menopausa pode ser, em parte, hereditária. Mulheres cujas mães e avós experimentaram uma menopausa precoce podem ter uma reserva ovariana mais baixa e enfrentar uma diminuição da fertilidade mais cedo na vida.

Estilo de Vida: Fatores como tabagismo, baixo peso, obesidade e estresse podem impactar negativamente a reserva ovariana. Além disso, essas condições também podem afetar a saúde geral, potencialmente exacerbando outros fatores de risco para a saúde reprodutiva.

Banner Infográfico dicas

Preservação da Fertilidade e Congelamento de Óvulos

A preservação da fertilidade trata-se de uma técnica avançada de reprodução humana realizada com o objetivo de armazenar embriões e/ou gametas (óvulos e espermatozoides) para postergar a chegada de um bebê.

Seja por motivos pessoais ou profissionais, muitas pessoas estão deixando para cada vez mais tarde o plano de ter filhos e, infelizmente, como já vimos, a fertilidade da mulher é reduzida com o passar dos anos.

Portanto, pensar em maneiras de preservar a fertilidade, ainda na juventude, quando a capacidade reprodutiva está no seu auge, é uma excelente alternativa de garantir a qualidade do material genético, caso a mulher decida engravidar tardiamente.

Hoje, a técnica mais indicada para a preservação da fertilidade feminina é o congelamento de óvulos ou criopreservação, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Nesse procedimento, os óvulos da mulher são coletados por meio da indução da ovulação e então são congelados e armazenados em nitrogênio líquido por meio de vitrificação.

O procedimento foi realizado pela primeira vez em 1986 e desde então vem progredindo cada vez mais. Nos primeiros anos, a taxa de gravidez era muito baixa, de apenas 1%, pois era aplicada uma técnica que danificava as estruturas da célula. Após avanços na área da reprodução assistida e com a introdução da técnica da vitrificação em 2006, a taxa da qualidade e sobrevivência de óvulos após descongelamento aumentou em 95%.

A técnica de preservação de fertilidade é considerada um dos avanços mais importantes na área da reprodução assistida, tornando possível o adiamento da maternidade, o que traz maior autonomia e segurança na vida das mulheres.

Agende uma consulta do CEFERP e saiba mais sobre reserva ovariana e preservação da fertilidade.

 

ebook taxas de sucesso
mm

CEFERP

A clínica de Reprodução Humana do Centro Médico RibeirãoShopping
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia