A primeira visita ao CEFERP

A primeira visita ao CEFERP

A primeira visita ao CEFERP

Banner Sonhar Juntos

Procurar um especialista em reprodução humana nem sempre é uma decisão fácil. O sonho de ter um bebê acompanha muitos casais que, algumas vezes, sentem vergonha ou medo de procurar ajuda especializada.

Porém, é importante não deixar o constrangimento tomar conta, sendo preciso enfrentá-lo com coragem e ultrapassar os obstáculos que impedem de atingir esse sonho. Nesse caminho, está o CEFERP para tentar, ao máximo, facilitar o trajeto para a maternidade.

Neste post, buscamos sanar as maiores dúvidas que assolam quem vai a um especialista em reprodução humana pela primeira vez. Acompanhe como funciona a primeira visita ao CEFERP!

Quando o casal nos procura

Após alguns meses de tentativas de gestação sem sucesso, chega a hora de procurar ajuda de um especialista em reprodução humana. No CEFERP, tudo foi construído para que sua primeira visita à clínica seja o início de uma grande parceria: juntos, o casal e o médico vão discutir sobre estratégias para alcançar a gestação de forma tranquila, segura e saudável.

Tudo se inicia com uma boa conversa. Além da história clínica detalhada, nosso especialista está atento para escutar e dialogar com o casal, identificando necessidades, frustrações e expectativas.

Documentos na primeira consulta

Na visita ao CEFERP, além dos documentos pessoais básicos, é interessante levar os últimos exames realizados. Para as mulheres, avaliações de rotina como Papanicolau, ultrassonografia transvaginal, colposcopia e outros do mesmo gênero darão uma boa base de análise no atendimento inicial.

Caso tenha realizado exames para avaliação da reserva ovariana (como dosagem dos hormônios FSH e Anti-Mulleriano), é preciso trazer também esses resultados. Se o homem tiver realizado um espermograma, também é importante levar o laudo na consulta.

Banner Infográfico dicas

Vale lembrar que esses exames servem apenas como ponto de partida para uma investigação minuciosa, que será iniciada a partir do momento em que o casal procura nossa ajuda. Os exames de sorologias (hepatites, HIV, HTLV e sífilis) têm validade de 6 meses e, se estiverem dentro desse prazo, traga também na consulta.

Expectativas da primeira consulta

Pode ser que você esteja se perguntando o que deve esperar da primeira consulta. Muitas vezes, criamos expectativas sobre certos assuntos e corremos o risco de nos frustrar. Por isso, é pertinente ter em mente que a primeira consulta é somente o passo inicial rumo à solução para o seu caso. Por outro lado, quando chegar ao consultório, a decisão mais difícil já foi tomada, o que pode tornar os próximos passos mais fluidos.

Perguntas no primeiro contato

Na primeira consulta, o profissional também fará algumas perguntas ao casal. Doenças, cirurgias, alergias e quaisquer outras ressalvas quanto à saúde devem ser informadas, ainda que tenham acontecido há muito tempo. O médico também perguntará sobre a existência de doenças e histórico de infertilidade na família.

As mulheres precisam ainda fornecer informações quanto aos ciclos menstruais. Caso tenha algum dado que considera importante, anote-o em um papel para não se esquecer. A ansiedade de estar no consultório pode fazer esquecer de fatores que seriam relevantes.

Exames na primeira visita ao CEFERP

Além das informações clínicas e do exame físico, a primeira visita ao CEFERP inclui a realização de uma ultrassonografia transvaginal para avaliação da reserva ovariana (contagem dos folículos ovarianos) na mulher. Para o homem, também oferecemos a possibilidade de coleta do esperma por meio do espermograma.

Opções de tratamento e taxas de sucesso

Nesse contato inicial, nosso especialista vai orientar sobre todas as opções de tratamento disponíveis, incluindo o passo a passo, as tecnologias, as taxas de sucesso de cada procedimento, bem como possíveis complicações. No CEFERP, o planejamento e a individualização dos tratamentos são aspectos fundamentais.

Apoio total no processo

Após discussão detalhada e individualizada com cada casal, o médico pode oferecer a atuação de equipe multiprofissional (psicólogos, nutricionistas, entre outros) como uma das estratégias para aumentar a chance de alcançar o tão sonhado positivo. Entretanto, tudo será discutido de forma esclarecedora e transparente, sempre respeitando a autonomia do casal.

Na visita ao CEFERP você encontrará uma verdadeira família que está disponível para auxiliar em todas as etapas da busca pela maternidade. Portanto, agende um horário com um especialista em reprodução humana do CEFERP!

Se este post foi útil para você, não deixe de ler também sobre a preservação da fertilidade.

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Tags:

Comentários (4)

  • Avatar

    Leda

    |

    Tenho 44 anos tive aporto aos 41 espontâneo.. fiz inseminação sem sucesso….gostaria muito ainda ter mais 1 filho …voces tem clínica aqui São Paulo.moro Rib Pires

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Leda,
      Estamos em Ribeirão Preto-SP.
      A partir de agosto estaremos no centro médico dentro do RibeirãoShopping, o que facilita para você que é de outra cidade, além disso atendemos aos sábados.
      Gostaria que nossa equipe entrasse em contato para agendar uma consulta?

      Reply

  • Avatar

    edna

    |

    boa noite tenho 44 anos e a três tive um aborto espontâneo e não mais consegui engravidar , e esse é o maior desejo q tenho hj é de ter mais um filho

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Venha conversar com um de nossos especialistas em reprodução humana, quem sabe podemos ajudá-la a realizar esse sonho?

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia