Mioma uterino pode ser obstáculo para a gravidez?

Mioma uterino pode ser obstáculo para a gravidez?

Mioma uterino pode ser obstáculo para a gravidez?

Banner Sonhar Juntos

Para a maioria das mulheres, receber um diagnóstico de mioma uterino gera preocupações imediatas com a fertilidade. Afinal, a ideia de apresentar algum tipo de alteração no útero é realmente assustadora.

No entanto, o problema nem sempre causa dificuldades para engravidar ou provoca quaisquer outros sintomas na mulher. Tanto é verdade que muitas só descobrem o mioma ocasionalmente, após exames de rotina com o(a) ginecologista.

Portanto, antes de tirar conclusões, é importante entender melhor esse assunto. Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre os miomas, quais são seus sintomas e como tratá-los.

O que é um mioma uterino ou leiomioma?

O mioma é um tipo de tumor, uma proliferação excessiva de células do útero. Por mais que isso possa parecer assustador em um primeiro momento, trata-se de um achado benigno e de desenvolvimento lento na maior parte dos casos. Em geral, sua ocorrência está relacionada aos hormônios femininos.

O mioma tende a aparecer e se desenvolver durante a fase reprodutiva de vida da mulher e regredir após a menopausa. No entanto, as causas do surgimento dele ainda não são conhecidas.

Alguns fatores de risco para o problema já foram identificados. Entre eles, podemos destacar a etnia (há maior prevalência desse tipo de tumor em mulheres negras) e ter mãe ou irmãs que desenvolveram miomas também eleva a probabilidade de uma mulher apresentar o quadro.

Os miomas podem surgir em qualquer parte do útero, e a classificação desses tumores é baseada na sua localização, como veremos a seguir.

Mioma subseroso

Situado na parede externa do útero. Em geral, esse tipo de mioma só causa problemas quando exerce pressão sobre outros órgãos, como a bexiga ou o intestino — o que ocorre quando há crescimento excessivo dele.

Mioma intramural

O tipo mais comum de mioma. Ele fica alojado dentro da parede muscular. Embora a maior parte dos casos seja assintomática, algumas mulheres podem perceber alterações no fluxo menstrual em decorrência da presença do mioma.

Mioma submucoso

Esse tipo de mioma se encontra no revestimento interno do útero e, dependendo do seu tamanho, pode ocupar uma grande parte da cavidade uterina. Devido à sua localização, esse é o tipo de mioma que está mais frequentemente associado a sintomas desagradáveis.

Em alguns casos mais raros, o mioma submucoso pode se alojar no canal cervical e entrar em parturição, sendo exteriorizado para o canal vaginal. Pode também acontecer de o mioma ficar ligado ao útero por meio de apenas uma haste de irrigação, sendo chamado de mioma pediculado.

Quais são os principais sintomas?

As manifestações do mioma uterino variam de acordo com a localização, e esses tumores benignos podem ser completamente assintomáticos. Entretanto, alguns dos sintomas mais frequentes podem ser:

  • aumento do fluxo menstrual;
  • dor pélvica;
  • aumento do volume abdominal;
  • dificuldade para engravidar ou para manter uma gestação — a depender do tamanho e da localização.

O contato com outros órgãos do abdômen pode ainda causar sintomas semelhantes a uma infecção urinária ou problemas digestivos, em consequência da compressão dessas estruturas.

O mioma uterino pode causar problemas para engravidar?

A maioria dos miomas não causa dificuldades para engravidar e nem provoca abortamentos espontâneos. Contudo, dependendo da localização, da quantidade e do tamanho deles, isso pode ocorrer.

Banner Infográfico dicas

Embora sejam menos frequentes, os miomas submucosos são os que mais podem interferir na fertilidade. Quando um tumor desse tipo se desenvolve próximo ao orifício tubário, por exemplo, ele pode obstruir a passagem dos espermatozoides para que cheguem até as tubas uterinas, local em que ocorre a fecundação.

Já quando há um mioma submucoso volumoso ou mesmo vários intramurais (que podem crescer e empurrar o endométrio — camada interna do útero), a cavidade uterina pode ficar comprometida, dificultando a nidação (implantação do óvulo fecundado) ou prejudicando o desenvolvimento fetal. Nesses casos, podem ocorrer abortos recorrentes ou partos prematuros.

O mioma também pode estar localizado próximo ao local de implantação da placenta, correndo o risco de provocar seu descolamento — o que pode causar sangramentos e elevar o risco de parto prematuro e outras complicações.

Geralmente, os miomas não são um fator isolado de infertilidade feminina. Portanto, quando a mulher não consegue engravidar naturalmente, muitas outras questões podem estar envolvidas, e uma investigação ampla é necessária para averiguar as causas do problema.

Qual é o tratamento recomendado?

Apesar dos riscos associados aos miomas, não existem evidências de que todos os quadros devam ser tratados em mulheres que planejam engravidar. Essa é uma decisão que deve ser tomada junto ao médico de confiança. Em muitos casos, é recomendado apenas o acompanhamento por meio de ultrassonografias para avaliar a progressão do mioma.

Entretanto, quando há sinais de que o mioma está interferindo na fertilidade ou produzindo outros sintomas indesejados, algumas opções de tratamento podem ser empregadas.

Os possíveis tratamentos para o mioma são:

  • conduta expectante (aguardar e acompanhar os achados periodicamente);
  • uso de medicamentos para controlar o quadro;
  • cirurgia para remoção dos miomas ou do útero se necessário.

A escolha do melhor tratamento deve ser individualizada, baseada na avaliação clínica completa da paciente, e depende de consulta e de realização de exame físico e exames de imagem, entre outros exames que forem necessários.

A cirurgia para remoção do mioma chama-se miomectomia. Ela pode ser realizada por cirurgia aberta (laparotomia), por vídeo (laparoscopia) ou por histeroscopia (quando não há corte na barriga e o aparelho é introduzido pelo canal vaginal). O tipo de cirurgia indicado depende do número de miomas, da sua localização, do tamanho, entre outras características.

Por serem menos invasivos de forma geral, os procedimentos realizados por vídeo (laparoscopia ou histeroscopia) tendem a ter recuperação mais rápida.

Para algumas mulheres, pode ser indicado o uso de medicamentos para “simular” uma menopausa transitória. Isso faz com que os níveis de hormônios que estimulam o crescimento dos miomas diminuam e pode ajudar a reduzir o tamanho do tumor ou controlar os sintomas que ele causa (sangramento menstrual aumentado, por exemplo).

Essas medicações também podem ser usadas antes de um procedimento cirúrgico, visando à redução de tamanho do mioma para facilitar a técnica cirúrgica.

Quando se trata de mioma uterino, cada caso é um caso. Como cada tumor apresenta suas particularidades, apenas um médico especialista pode avaliar adequadamente o quadro clínico para propor a melhor forma de tratamento.

A remoção do tumor garante que a mulher conseguirá engravidar?

A infertilidade pode ser desencadeada por muitos fatores, podendo ser resultado de alterações na mulher, no homem ou ainda não ter causas aparentes. Por isso, diante de um quadro de dificuldade de engravidar, é preciso avaliar todas as possibilidades.

A retirada do mioma representa a remoção de um possível impedimento à fecundação, à implantação ou ao desenvolvimento do bebê, dependendo do caso. No entanto, não há garantias de que a cirurgia significará a realização do tão esperado sonho da maternidade.

Assim sendo, é importante contar com o acompanhamento médico de especialistas em reprodução humana. Dessa forma, a mulher se certifica de que terá o apoio de profissionais experientes nos melhores tratamentos para promover uma gestação bem-sucedida.

Agora você já conhece as principais informações sobre o mioma uterino e em que casos ele pode ser um obstáculo para a gravidez. Lembre-se: receber o diagnóstico desse tipo de patologia não é uma sentença de que a mulher terá problemas de fertilidade no futuro. Converse com seu(sua) ginecologista para entender melhor o seu quadro e qual conduta deve ser adotada.

Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas. Mas, caso ainda tenha algum questionamento, deixe um comentário. Ficaremos felizes em responder!

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Comentários (27)

  • Avatar

    Daniella Neres

    |

    Eu tenho um miominha que fica do lado direito isso me impede de engravidar por meio de fertilização

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Daniella,

      Obrigado pelo seu comentário.
      A princípio miomas que não distorcem a cavidade uterina não impedem a gestação, mas é preciso sempre verificar a localização e o tamanho deles.
      Outro ponto importante é lembrar que o mioma pode crescer durante a gravidez e por isso deve ser acompanhado.
      Boa sorte.

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

    • Avatar

      Rosilene Aparecida Mauricio Soares

      |

      tenho um mioma no ovário esquerdo será que mim impede de engravidar,sou casada e sou louca pra ter um filho ,não tomo medicamento nenhum .

      mim ajuda por favor

      Reply

      • Avatar

        Atendimento CEFERP

        |

        Olá Rosilene,
        Obrigado pelo seu comentário!
        Entre em contato conosco através do WhatsApp da clínica, para agendarmos uma consulta, a fim de avaliarmos seu caso.

        Atenciosamente.
        Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

        Reply

  • Avatar

    Ana Oliveira

    |

    Olá, Dra Camilla!
    Tenho 44 anos e não tenho filhos. Descobri recentemente um mioma dentro da cavidade uterina com um tamanho grande. Tinha planos de tentar uma gestação e isso me deixou um tanto frustrada. Meu médico recomendou o uso de hormônios por conta do fluxo menstrual intenso. Por favor, na sua opinião ainda existe a possibilidade de uma gravidez? Qual seria o tratamento e qual o prazo do tratamento? Obrigada!

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Ana,
      Obrigado pelo seu comentário. É bastante complexo falar em chances de sucesso, pois muitos fatores influenciam. Em relação ao mioma, é necessário avaliar se ele distorce ou não a cavidade uterina, o que poderia atrapalhar a gestação.
      Aconselho que passe por um especialista tem reprodução humana para uma avaliação completa do seu quadro.
      Caso queira agendar uma consulta com nossos especialistas, seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Vania marcia torres da silva

    |

    Ola boa noite….primeiramente quero dar os parabens ao programa, achei muito interessante….Agora uma duvida por favor…estou um tanto desesperada, tive um aborto a e anos d 8 semanas sem investigacao e agora descobri 3 miomas, sendo 2 pequenos e um grande do tamanho do utero o medico disse, ambos sao intramurais e ja modificou a minha posicao uterina…sera q posso engravidar?? Os riscos de aborto?? Quais sao?? Meu medico me disse p nao me preocupar mas com o pouco que jja li ja estou e desesperada….por favor me oriente

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Vânia,
      Obrigado pelo seu comentário, primeiramente não se desespere, muitos fatores podem influenciar a obtenção da gestação e por isso o acompanhamento com o especialista é importante.
      Faça uma consulta com um médico focado em Reprodução Humana, leve seus exames e suas dúvidas para ele.
      Boa sorte.
      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Paula pau

    |

    Olá, boa tarde

    Tenho 30 anos, nunca engravidei, recentemente o médico descobriu através de exames que tenho 2 mínimas.na parede do útero é cada um mede 40x35x30
    Tenho.muita dor e desconforto na bexiga, pata este caso qual seria medida correta, acha q nunca posso engravidar?

    Reply

  • Avatar

    Paula pau

    |

    Olá, boa tarde

    Já aqui disse q tenho 2 miomas submocoso, é possível que estes se estendam pra fora afetando a área do clitóris?

    Bjs

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Paula,

      Neste caso você precisa conversar com um ginecologista para que ele te passe as informações sobre o mioma, como ele pode influenciar no caso de gestação e como se dá o tratamento (que vai depender do seu caso).
      Aqui no CEFERP temos casos de mulheres que engravidaram com esse tipo de mioma.
      Esperamos ter ajudado.
      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Ana Paula

    |

    Boa Tarde, Dra!
    Tenho 39 anos e estou na minha primeira gestação com 05 semanas, e tenho um mioma localizado nas trompas lado esquerdo medido 7,7 cm, isso impede de ter um bom desenvolvimento em minha gestação? estou com medo de acontecer uma má gestação problema para meu bebê ou para mim.

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oi Ana Paula,

      Neste caso, o mioma deve ser acompanhado, pois pode crescer durante a gestação.
      Normalmente não causam alterações ou problemas de desenvolvimento do bebê, ainda mais por estar fora da cavidade uterina.
      O principal sintoma do crescimento do mioma seria a dor e os principais riscos seriam ter que passar por uma cirurgia ou desencadear parto prematuro.
      É fundamental que você converse com seu obstetra para uma avaliação e acompanhamento mais detalhados.
      Esperamos ter ajudado!
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    ELAINE CRISTINA DE LIMA

    |

    BOM DIA TENHO 43 ANOS E NO MEU USG FALA QUE TENHO UM MIOMA FORA DO ULTERO EU TOMAVA INJEÇAÕ E FAZ 8MESES QUE PAREI QUAIS SANCHES DE ENGRAVIDAR POIS EU E MEU NAMORADO QUEREMOS MUITO UM BB

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Elaine,

      Obrigado pelo seu comentário, para saber se é possível engravidar é necessário passar por uma avaliação com o especialista em reprodução humana, pois diversos fatores podem influenciar no resultado do tratamento.

      Se tiver interesse em agendar uma consulta conosco seguem nossos dados abaixo:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3512-7954
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Eliara Martins

    |

    Boa Tarde!!!

    Estou gravida de 12 semanas e durante a ultrassom foi detectado um mioma intra mural de 7 cm. Tem algum risco para o bebe durante a gestação ?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Eliara,

      Obrigado pelo seu comentário, neste caso o melhor a fazer é conversar com o seu ginecologista obstetra, para que ele possa avaliar a localização e quais os impactos do mioma na sua gestação.
      Boa sorte.
      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Fabiana

    |

    Bom dia, tenho 34 anos e recentemente descobri 3 miomas, todos com cerca de 1cm. Um deles intramural com componente submucoso. Quero muito engravidar, esses miomas podem dificultar uma gestação?

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Fabiana,
      Obrigado pelo seu comentário!
      A maioria dos miomas não causa dificuldades para engravidar. Contudo, dependendo da localização, da quantidade e do tamanho deles, isso pode ocorrer. Recomendamos que considere consultar com seu médico ginecologista, para maiores instruções. Dê uma olhada neste outro texto, que explica sobre o momento onde se deve buscar por uma clínica de Reprodução Humana: Saiba quando procurar uma clínica de reprodução humana!

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    lorena

    |

    tenho mioma intramural com pequeno componente submucoso 0,7 x 0,6 cm, ja tive 2 gravidez que nao passa de 5 semanas,
    agora estou na 3 gravidez e ja estou de 7 semanas.
    será que corro risco de perder denvo.
    medico solicitou uma cirurgia, mas quando marquei a cirurgia, descobri essa gestação.
    estou com medo de perder novamente

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Lorena,
      Obrigado pelo seu comentário!

      À princípio e infelizmente, existe a possibilidade de um novo abortamento… Mas seria necessário que você realizasse um acompanhamento adequado, para avaliação do quadro de seu pré-natal, para que esse risco seja descartado.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Stephanie

    |

    Mim chamo Stephanie e tenho mioma uterino lado esquerdo tá muito pequeno mas não consigo engravidar tenho um bebê de quase dois anos

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Oie, Stephanie!

      Agradecemos por entrar em contato. Em casos de miomas, há tratamentos que podem aumentar suas chances de gravidez. Recomendamos agendar uma consulta para avaliarmos seu caso de forma individualizada. Estamos aqui para ajudar no que for necessário durante esse processo.

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP.

      Reply

  • Avatar

    Daniel

    |

    Olá, queiram por favor aceitar os meus cordiais cumprimentos!

    Lhes escrevo a partir de Angola, minha esposa foi recentemente diagnosticada com um mioma de 5cm e o médico disse que ele localiza-se onde se forma o feto e já faz 5 meses que tentamos engravidar mas sem sucessos. Existe outro tipo de tratamento para além da cirurgia?
    Caso se opte pela cirurgia, pelo tamanho há possibilidades de prejudicar o útero?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Olá, Daniel!

      Compreendemos a importância da sua preocupação. Pelo que descreveu, é possível que se trate de um mioma intramural, que são comuns e localizam-se dentro da parede muscular uterina. Essa condição pode, de fato, apresentar desafios à implantação do embrião.

      Existem tratamentos disponíveis para aumentar as chances de gravidez em casos de pacientes com miomas. Esses tratamentos podem envolver procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos ou o uso de medicamentos. Recomendamos que você agende uma consulta para que seu caso seja avaliado e individualizado.

      Atenciosamente,
      Equipe CEFERP.

      Reply

  • Avatar

    Samira vitória Sales Oliveira

    |

    Olá Dr. Camilla minha menstruação desceu 2 vezes no mês na primeira foi normal tive relação no período fértil depois ela desceu de novo e com cólica o que pode ser ?

    Reply

    • mm

      CEFERP

      |

      Olá, Samira! Tudo bem?
      Você poderia me passar seu contato? Assim podemos esclarecer melhor as suas dúvidas com um de nossos especialistas. Ou se preferir nos chame pelo telefone (16) 38777789. Aguardo seu retorno.

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia