Gravidez pós-parto: quando é hora de engravidar de novo?

Gravidez pós-parto: quando é hora de engravidar de novo?

Gravidez pós-parto: quando é hora de engravidar de novo?

Banner Sonhar Juntos

Se você já tem um filho e está planejando aumentar a família, é importante considerar algumas questões, como os aspectos emocionais que envolvem essa decisão e o intervalo seguro para a gravidez pós-parto.

Para alguns casais, a menor diferença de idade entre os irmãos significa mais trabalho para cuidar de dois bebês ao mesmo tempo, além de mais despesas com ambos. Afinal, quanto menor a diferença, maior a probabilidade de o mais velho ainda usar fraldas, precisar de vacinas periódicas e, muitas vezes, ter dificuldades com o sono.

Porém, há quem tenha outra opinião e deseje filhos com idades próximas. Mas existe um momento certo para engravidar novamente? Confira o post e descubra agora mesmo!

Saiba quando uma nova gestação é segura

Independentemente de seu desejo de ter ou não filhos em idades próximas, existem diversos fatores que precisam ser considerados antes de começar, de fato, a planejar a nova gestação. Um dos principais motivos é a realidade de que o organismo materno necessita de um tempo para se recuperar da gravidez anterior.

Durante a gestação, o corpo feminino se modifica totalmente. Além das mudanças hormonais para manutenção da gravidez e aleitamento, há tendência à retenção de líquidos, que exige maior esforço cardiorrespiratório, bem como o crescimento do útero para acomodar o bebê.

Assim, o ideal é que a mulher só engravide novamente depois de seu organismo voltar ao normal.

O retorno da menstruação após o parto também está relacionado às mudanças corporais e hormonais. Quando a mãe amamenta o primeiro filho, o estímulo hormonal gerado pela amamentação pode interferir na pulsatilidade dos hormônios associados à ovulação, fazendo com que a mulher tenha tendência a apresentar ciclos anovulatórios.

Por isso, é muito comum mães que amamentam manterem-se por longos períodos sem menstruar. Porém, isso não é uma regra e em alguns ciclos ela pode apresentar ovulação, mesmo em vigência da amamentação. Dessa forma, é aconselhável que a mulher discuta a associação de um método anticoncepcional, liberado para esta fase, com seu ginecologista.

Nos casos em que o bebê não mama no peito, o retorno aos ciclos ovulatórios tende a ser mais precoce, podendo inclusive ocorrer no mês seguinte.

Banner Infográfico dicas

Em virtude dessas possíveis influências na ovulação, a ocorrência de gestação no período de apenas alguns meses após o parto pode ser mais difícil. Porém, existem também outros aspectos que precisam ser levados em consideração antes de programar uma nova gestação. Acompanhe!

Tipo de parto

O tipo de parto anterior pode estar associado a maiores riscos na gravidez ou parto atual, caso o intervalo entre os partos seja muito curto. Mulheres que passaram por uma cesariana têm uma cicatriz uterina recente, que pode se romper com o crescimento uterino e acomodação da segunda gestação, caso os partos sejam muito próximos.

Idade da mãe

A idade materna também faz diferença nessa decisão. Mulheres que tiveram o primeiro filho mais jovens podem considerar aguardar mais tempo, mas as que têm mais de 35 anos e desejam ter um segundo filho devem considerar um intervalo menor, pois sua fertilidade tende a diminuir.

Vale ressaltar que a reserva ovariana é dependente de muitos outros fatores, que também devem ser analisados caso a caso para presumir o risco de redução mais acelerada da reserva ovariana.

Intervalo interpartal

Independentemente do tipo de parto, intervalos muito pequenos entre as duas gestações podem aumentar o risco de prematuridade, descolamento de placenta e baixo peso do bebê. Assim, é recomendável que o intervalo interpartal (entre os partos) mínimo deve ficar em torno de 24 meses.

Ou seja, em recomendações de grandes sociedades internacionais, como o ACOG (American College of Obstetricians and Gynecologists), o ideal é que a mulher engravide cerca de dezoito meses ou mais após o primeiro parto.

Em alguns casos, como na ocorrência de uma perda neonatal, é importante também considerar as razões do óbito para avaliar necessidade de investigações adicionais, bem como realização de procedimentos como curetagem uterina, e aguardar o tempo recomendado pelo médico após os procedimentos.

Entenda por que em alguns casos a gravidez pós-parto não acontece

Há casos em que o organismo da mulher já voltou ao normal e o casal se sente emocional e financeiramente preparado para aumentar a família, mas a gravidez não vem. Nessa situação, é importante consultar um médico especializado em reprodução para investigar a origem do problema e propor alternativas de tratamento.

A dificuldade pode ter diversas causas, desde o avanço da idade materna, até questões pontuais que podem interferir na fertilidade do casal. A presença de infecções, doenças como a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou mesmo alterações na produção de espermatozoides podem atrapalhar as tentativas de gravidez pós-parto. Dependendo dos fatores que estão impedindo a concepção, o profissional poderá indicar os melhores caminhos para que você consiga engravidar novamente.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a visita em nossa página para entender o que é e quais são as causas infertilidade secundária.

ebook taxas de sucesso
mm

Dra. Camilla Vidal

Médica ginecologista com especialização em Reprodução Humana na HCFMRP – USP. CRM-SP 164.436
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Comentários (2)

  • Avatar

    ROSIVANIA

    |

    ENTAO MINHA MESTRUACAO VEIO 24 DE JANEIRO E ACABOU DIA 29 AI QD FOI DIA 04 ELA DESCEU DE NOVO EM FEVEREIRO E ACABOU DIA 07 ATE AGORA NAO VEIO SENDO QUE ERA PR AVIM DIA 07 DE MARCO E FIX O TESTE DEFARMACIA DEU NEGATIVO POSSO CORRER O RISCO DE GRAVIDEZ SENDO QUE NAO TIVE NENHUM SINTOMA.

    Reply

    • Avatar

      Atendimento CEFERP

      |

      Olá Rosivania,
      Obrigado pelo seu comentário!
      Sempre que há atraso da menstruação, há a possibilidade de gravidez. Recomendamos que faça um exame, preferencialmente de sangue. Em caso de resultado negativo, considere consultar com um médico ginecologista, para avaliar outras causas da irregularidade menstrual.

      Atenciosamente.
      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia