A fragmentação do DNA espermático é uma condição clínica em que existem quebras nas cadeias de DNA do esperma, ocasionando na perda da integridade da cadeia de DNA presente nos espermatozoides. Esta condição pode afetar a capacidade reprodutiva masculina, ou seja, sua fertilidade.
Mesmo em homens considerados saudáveis, é normal encontrarmos alguma fragmentação no DNA espermático, o que pode dificultar o processo de fertilização do óvulo de maneira adequada e reduzir as probabilidades de uma gestação natural saudável.
Possíveis causas da Fragmentação do DNA Espermático
- Estresse oxidativo: A produção excessiva de radicais livres e a insuficiência de antioxidantes podem causar danos ao DNA.
- Inflamações e infecções: Infecções no trato reprodutivo, como prostatite e epididimite, podem aumentar a fragmentação de DNA.
- Febres e exposições a calor: Exposições frequentes a altas temperaturas podem afetar a qualidade do esperma por conta do aumento da temperatura da bolsa escrotal.
- Varicocele: A presença de varicocele, uma dilatação anormal das veias no escroto, pode aumentar a fragmentação do DNA.
- Estilo de vida: Fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool, uso de drogas e dieta inadequada podem contribuir para a fragmentação do DNA espermático.
- Idade: O envelhecimento pode estar associado a um aumento na fragmentação do DNA.
- Exposição a toxinas: Exposição a toxinas ambientais e ocupacionais, como pesticidas e metais pesados, pode causar danos ao DNA espermático.
Com exceção dos danos causados pela idade, alguns outros fatores podem ser revertidos, permitindo o retorno dos níveis de fragmentação do DNA espermático aos valores de normalidade, restabelecendo assim a fertilidade masculina.
Teste de Fragmentação do DNA Espermático
O Teste de Fragmentação do DNA espermático é um exame complementar ao espermograma, que analisa a taxa de espermatozoides que possuem seu DNA fragmentado.
O exame é solicitado aos homens com infertilidade sem causa aparente, àqueles com mais de 40 anos de idade e também quando existe um histórico de exposição a agentes tóxicos para os testículos.
Além disso, alguns centros de fertilização podem recomendar o teste para casais com falhas de implantação em ciclos de Fertilização in vitro anteriores ou homens com alterações graves no sêmen vistas durante a análise do espermograma.
Com a realização do Teste de Fragmentação do DNA Espermático, é possível quantificar o grau de comprometimento do DNA dos espermatozoides e auxiliar o casal na indicação do melhor tratamento, de acordo com cada caso.
Indicações para o Teste de Fragmentação do DNA Espermático
As principais indicações para o exame são:
- Fator masculino grave, como alterações na motilidade, concentração e morfologia dos espermatozoides no espermograma.
- Falhas de implantação embrionária.
- Abortos de repetição, entre outros.
Compreender a fragmentação de DNA espermático é fundamental para abordar problemas de infertilidade masculina e melhorar as chances de sucesso em tratamentos de reprodução assistida.
Importante: O exame de fragmentação do DNA espermático deve ser realizado em uma clínica especializada em reprodução humana e infertilidade que ofereça segurança e conforto ao casal que busca realizar o sonho de ter um filho, além da ética profissional que o assunto demanda.
Conheça o CEFERP, a primeira e única clínica de fertilidade da América Latina com Acreditação de qualidade e segurança Qmentum Internacional, nível de excelência Diamante. Agende sua consulta!