Estilo de vida para uma melhor fertilidade

Estilo de vida para uma melhor fertilidade

Estilo de vida para uma melhor fertilidade

Banner Sonhar Juntos

Atenção futuras mamães: saiba como a redução do peso pode ajudar na sua fertilidade!

A terapêutica da infertilidade não inclui apenas técnicas modernas e complexas. Algumas vezes, a otimização da fertilidade natural associada a modificação no estilo de vida podem auxiliar na concretização do sonho de ser mãe.  E esta mudança de hábito deve ocorrer antes do início das tentativas, principalmente em mulheres obesas com síndrome dos ovários policísticos (SOP)!

O que preciso modificar no meu estilo de vida?

A modificação do estilo de vida inclui o controle do consumo excessivo de álcool, a cessação do tabagismo ou uso de drogas, além da perda de peso através de dieta e atividade física adequados.

Do ponto de vista reprodutivo, a perda de 5 a 10% do peso atual já é suficiente para restabelecer a ovulação. Mas para isto, é importante ter paciência, dedicação, planejamento e parceria com seu médico! Uma equipe multiprofissional com nutricionista, psicólogo e um profissional de educação física poderão auxiliar seu ginecologista no controle da obesidade.

Banner Infográfico dicas

A importância da redução do peso

Além de auxiliar no tratamento da infertilidade, a redução do peso em tentantes com SOP também pode reduzir possíveis complicações na gestação, tais como: risco de parto prematuro, malformação no bebê, aumento da pressão arterial sistêmica na gestação, diabetes gestacional, restrição de crescimento intrauterina (bebê nasce com peso muito baixo), macrossomia fetal (bebê nasce com peso elevado), abortamento e complicações no parto e puerpério.

Outras medidas importantes para quem quer engravidar

Outras orientações pré-concepcionais como prescrever o ácido fólico para diminuir os defeitos de fechamento do tubo neural do bebê, estabelecer medidas de profilaxia contra arboviroses para o casal, (principalmente, Zika vírus), adequar vacinação, orientações comportamentais gerais, etc., também são medidas importantes na trajetória para a maternidade!

Enfim, modificar o estilo de vida representa uma etapa importante para que a gestação seja tranquila e sem intercorrências. Esta medida inicial é fundamental no tratamento de mulheres com SOP, mas, na maioria das vezes, é necessário fazer a indução da ovulação quando a gravidez não ocorre após 06 meses de tentativa. Fica a dica: Ninguém consegue nada sozinho! Visite um especialista em reprodução humana e conheça as estratégias para alcançar o tão sonhado positivo!

Estas informações têm caráter informativo e não devem substituir a consulta com um especialista em reprodução humana.

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia