Entenda a importância da avaliação pré-anestésica na FIV

Entenda a importância da avaliação pré-anestésica na FIV

Entenda a importância da avaliação pré-anestésica na FIV

Banner Sonhar Juntos

A reprodução assistida oferece grande número de técnicas e procedimentos específicos que têm o objetivo de facilitar e possibilitar a gravidez em casais que apresentam infertilidade, ou mesmo pessoas que desejam produção independente ou congelamento de seus gametas (óvulos ou espermatozoides).

O tratamento da dificuldade para engravidar inclui técnicas para otimização da fertilidade natural até a realização de procedimentos mais específicos, como a Fertilização in vitro (FIV). Uma das etapas fundamentais na FIV é a punção dos folículos ovarianos para a obtenção dos óvulos, procedimento que é realizado pelo médico especializado em Reprodução Humana sob a anestesia realizada por um médico anestesiologista. A anestesia também é fundamental em homens azoospérmicos.

Para que essa trajetória seja confortável, segura e tranquila, a atuação de equipe multidisciplinar é fundamental. E o anestesiologista é o grande responsável para que a dor física durante o procedimento seja a menor possível. A atuação desse médico especialista se inicia antes do procedimento, por meio da avaliação pré-anestésica, consulta realizada antes de procedimentos realizados sob anestesia. No texto de hoje falaremos sobre esse tipo de consulta e sua importância. Acompanhe!

Por que é importante conversar com um anestesiologista antes da FIV?

A anestesia é uma das principais preocupações dos casais, principalmente devido às complicações que antigamente eram relacionadas a esse procedimento. Por isso, a consulta pré-anestésica é o momento ideal para esclarecer dúvidas e orientar sobre a segurança do ato anestésico que, atualmente, está associado a poucas complicações.

A realização de uma boa avaliação pré-anestésica demonstra cuidado, preocupação e atenção com a saúde e segurança dos casais que serão submetidos à FIV. Trata-se de mais uma forma de olhar para o indivíduo como um todo, identificando necessidades e estratégias específicas de acordo com a avaliação clínica de cada pessoa.

Na reprodução assistida, o principal procedimento cirúrgico que requer anestesia é a coleta de óvulos, também conhecida como punção folicular. Outro procedimento que requer atuação do anestesiologista é a obtenção cirúrgica dos espermatozoides, etapa realizada apenas para homens que apresentam azoospermia, que não têm espermatozoides no sêmen ejaculado. Eles necessitarão do procedimento cirúrgico para obtenção de espermatozoides.

No CEFERP, a consulta pré-anestésica é um diferencial, e uma etapa fundamental do tratamento de fertilização in vitro.

Existe alguma regulamentação pelo Conselho Federal de Medicina sobre a avaliação pré-anestésica?

A consulta pré-anestésica é realizada por um médico anestesiologista antes da coleta dos óvulos ou obtenção de espermatozoides na punção do testículo. Essa avaliação é recomendada pelo Conselho Federal de Medicina, em sua resolução n° 1.802/2006 e deve ser realizada em caráter eletivo, nos dias que antecedem o procedimento.

Os procedimentos eletivos são aqueles programados e agendados pelo médico e paciente, que não são de urgência e/ou emergência. Essa consulta é um direito do paciente garantido por lei e um dever do profissional anestesiologista.

O que é a anestesia?

O médico anestesiologista é o profissional especialista no manejo da dor e responsável por escolher e preparar as medicações utilizadas durante o ato anestésico, além de acompanhar os sinais e reações do paciente ao longo do procedimento. A seleção de fármacos ocorre de forma individualizada, de acordo com as características e o estado de saúde de cada pessoa, o tipo e a duração do procedimento.

Banner Infográfico dicas

O principal objetivo da anestesia é impedir que o organismo possa reagir à dor ou que a pessoa tenha algum desconforto durante o procedimento. Com isso, o médico pode realizar todo o processo, enquanto o paciente dorme e se mantém relaxado, tranquilo e confortável.

Os tipos de anestesia são:

  • geral: bloqueio da dor no corpo inteiro, músculos relaxam e o sono profundo é induzido;
  • regional: bloqueio de nervos em diferentes partes do corpo ou em um membro;
  • local: anestésico aplicado em volta e no local do procedimento.

Como é realizado o procedimento anestésico na FIV?

Na FIV, é realizada uma sedação (tipo mais simples e leve de anestesia geral). Neste caso, o paciente recebe medicações anestésicas pelo sangue em uma dose para que possa dormir e não sentir dor. Como essa dose não costuma ser alta e o procedimento é relativamente rápido (em torno de 15 minutos), não é necessário colocação de tubo respiratório (intubação orotraqueal).

Por isso, logo após o término da coleta de óvulos ou retirada cirúrgica dos espermatozoides, o paciente já retoma a consciência e é encaminhado para a sala de recuperação pós-anestésica para encontrar com seu acompanhante e se alimentar. Após aproximadamente uma hora, se estiver tudo bem, o paciente receberá alta.

No dia da anestesia é comum ficar mais sonolento, e é necessário que o paciente venha para a clínica de reprodução com acompanhante porque não poderá dirigir.

Como é realizada a avaliação pré-anestésica?

A pessoa deve comparecer ao consultório da equipe de anestesia que fornecerá o suporte para a clínica ou hospital onde será realizado o procedimento. A avaliação inicia-se com uma entrevista, na qual o anestesiologista faz perguntas para saber sobre as condições físicas e psicológicas do paciente, histórico e antecedentes de saúde, entre outras informações. Dessa forma, os objetivos da consulta pré-anestésica são:

  • avaliar e determinar a condição clínica do paciente;
  • estabelecer o risco anestésico-cirúrgico;
  • permitir que o médico anestesiologista tenha conhecimento sobre informações do paciente que influenciam o ato anestésico (presença de doenças prévias ou atuais; uso de medicamentos diários; histórico de alguma reação alérgica; realização de cirurgias e anestesias anteriores; entre outros fatores);
  • estabelecer relação prévia entre paciente e anestesiologista, o que ajuda no preparo e confiança do paciente;
  • esclarecer dúvidas do paciente sobre a anestesia;
  • reduzir possíveis complicações relacionadas ao ato anestésico;
  • aumentar a qualidade do ato anestésico;
  • reduzir o tempo de internação e o número de cancelamentos de procedimentos;
  • permitir uma recuperação mais rápida do paciente.

Durante a consulta, o médico realiza a avaliação clínica e identifica a necessidade ou não de exames pré-operatórios. Em seguida, com todas essas informações, o anestesiologista define a melhor estratégia para cada indivíduo e programa a técnica anestésica mais adequada e os medicamentos que serão utilizados no ato anestésico.

Trata-se de uma consulta que tem a finalidade de diminuir possíveis riscos e intercorrências durante a anestesia. No fim da avaliação, são explicadas todas as fases do procedimento anestésico e são fornecidas informações sobre os cuidados necessários em relação a:

  • período de jejum pré-operatório;
  • prescrição das medicações pré-anestésicas, que têm o objetivo de produzir amnésia e sedação, potencializar os efeitos dos anestésicos e minimizar a ocorrência de efeitos adversos;
  • medicações que podem ser usadas ou devam ser suspensas para a realização do procedimento e da anestesia.

Após a explicação de todos esses fatores, a pessoa terá a oportunidade de sanar suas dúvidas. A consulta pré-anestésica evita que o procedimento seja suspenso ou adiado pela falta de planejamento adequado por algum imprevisto clínico.

No CEFERP, médicos especialistas em Reprodução Humana e anestesiologistas se uniram para oferecer conforto, tranquilidade e segurança na busca pela tão sonhada gravidez!

Você gostou de saber sobre a avaliação pré-anestésica e sua importância? Quer ter acesso a conteúdos como o de hoje? Então aproveite a visita no site, assine a nossa newsletter e receba nossos textos diretamente na sua caixa de entrada!

ebook taxas de sucesso
mm

Prof. Dr. Anderson Sanches de Melo

Médico especialista em Reprodução Humana pelo Hospital das Clínicas da HC FMRP-USP. CRM-SP 104.975
Perfil no Doctoralia
Perfil no Linkedin

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia