Segurança e qualidade no atendimento: Certificação Diamante no Programa de Acreditação Internacional de Qualidade Qmentum™

Segurança e qualidade no atendimento: Certificação Diamante no Programa de Acreditação Internacional de Qualidade Qmentum™

Segurança e qualidade no atendimento: Certificação Diamante no Programa de Acreditação Internacional de Qualidade Qmentum™

Banner Sonhar Juntos

 

O CEFERP é a primeira clínica de reprodução assistida da América Latina a possuir o selo de qualidade Internacional Qmentum™, conquistado em julho de 2019.

O programa, integrante do Accreditation Canada International, possui três níveis diferentes de acreditação, sendo o Diamante o mais elevado deles, concedido para instituições que oferecem a maior qualidade e excelência no atendimento, considerando os critérios de avaliação de serviços de saúdes do mundo todo. Esse foi o selo conquistado pelo CEFERP.

Quer entender os benefícios que esse selo de qualidade traz para os casais que procuram o CEFERP? Continue a ler este post.

 

afiliação e acreditação

O que é a acreditação Qmentum™?

O programa de acreditação Qmentum™ é um programa Canadense aplicado em mais de 30 países. Trata-se de um modelo de avaliação de serviços de saúde que assegura às organizações o atendimento dos requisitos internacionais de governança e boas práticas assistenciais.

Sua metodologia orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança, promovendo a melhoria contínua dos processos.

Em 2017 foi realizado o credenciamento do CEFERP no programa Qmentum™, quando a clínica recebeu a primeira visita das coordenadoras de projeto que auxiliaram a equipe na implementação das melhores práticas. As visitas de auditoria ocorreram trimestralmente durante 2 anos, quando recebemos a visita oficial de Acreditação, com a presença de um auditor vindo diretamente do Canadá.

Entre as ações de padrão internacional que foram avaliadas para a acreditação estão:

  • formas de identificação dos pacientes, garantindo a segurança e a privacidade dos dados:
  • administração de medicamentos de forma segura e responsável;
  • boas práticas de higienização em todos os processos;
  • adoção de protocolos para garantir a segurança dos materiais genéticos e de embriões, bem como a preservação da saúde dos pacientes;
  • melhorias na comunicação e no relacionamento com pacientes e familiares.

O programa de acreditação Qmentum™ é desenvolvido por uma organização afiliada, a HSO. Essa entidade estabelece critérios para melhoria da qualidade e da segurança, propondo boas práticas para o desenvolvimento contínuo, sempre com o foco em excelência.

Banner Infográfico dicas

Com a conquista do nível Diamante, o CEFERP se posiciona em situação de igualdade técnica e de segurança nos procedimentos com as melhores instituições de saúde do mundo.

Qual a diferença entre afiliação e acreditação?

A afiliação, ou adesão, significa que a empresa ou instituição faz parte de determinada ação, ou compromisso. Já a acreditação, como explicamos, é uma forma de atestar a excelência de todos os processos adotados, desde a qualificação técnica dos profissionais até a humanização do atendimento.

Para receber a acreditação, o laboratório precisa atender a uma série de requisitos, que incluem cuidados com a manipulação do material genético, uso de técnicas adequadas para armazenamento e coleta, além da capacitação de todos os profissionais envolvidos no processo.

Assim, a afiliação ao Processo de Acreditação Internacional não quer dizer que a organização é acreditada, ou seja, que tem a sua excelência técnica e operacional reconhecida.

Benefícios da Acreditação Qmentum™ International para os pacientes

Como o programa Qmentum exige o constante monitoramento e aperfeiçoamento em todas as esferas de trabalho, os benefícios pros pacientes são muitos, citando aqui:

  • as melhorias no atendimento e acompanhamento dos pacientes antes, durante e após o tratamento;
  • as regras rígidas para identificação segura de documentos e amostras;
  • os protocolos de redução de riscos que garantem segurança e minimizam intercorrências durante os procedimentos cirúrgicos;
  • as práticas seguras de administração e manipulação de medicamentos;
  • os protocolos rígidos de higienização e esterilização de materiais;
  • o programa de manutenção preventiva com certificações de equipamentos e controle de qualidade do ar do laboratório de fertilização in vitro e do centro cirúrgico;
  • os protocolos de validação, rastreabilidade e controle de qualidade dos meios de cultivo e materiais utilizados para os procedimentos de fertilização in vitro, escolhendo apenas aqueles de melhor qualidade e certificados internacionalmente;
  • a elaboração de um plano de preparação para contingências e emergências, incluindo evacuação dos botijões de nitrogênio contendo gametas e embriões congelados em casos de emergência;
  • o acompanhamento dos resultados pelo programa de auditoria interna e avaliação periódica das taxas de sucesso;
  • o treinamento e aperfeiçoamento constante da equipe de profissionais;
  • a seleção e monitoramento criterioso de parceiros e prestadores de serviço;
  • entre muitos outros.

Por que escolher uma clínica com Acreditação Internacional?

Na área de saúde reprodutiva, a Acreditação Internacional é um diferencial muito importante. Afinal, ela atesta que o laboratório investe nas melhores técnicas, com segurança e profissionalismo, estando em consonância com o que está na vanguarda do seu segmento.

Imagine, por exemplo, correr riscos como a troca de material genético ou mesmo erros que comprometam a viabilidade do embrião, em um momento bastante delicado da vida. Os casais que recorrem aos serviços de reprodução, muitas vezes, já estão fragilizados após anos de tentativas sem sucesso.

Além disso, não são raros os casos em que, quando a gestação espontânea acontece, ocorre um abortamento espontâneo. Há ainda situações em que a idade materna é elevada, o que significa que a mulher não pode aguardar mais tempo nas tentativas para engravidar.

Assim, optar pelo tratamento, sem a certeza da qualificação técnica da clínica, pode significar um desperdício tanto de tempo quanto de dinheiro. E o tempo, como mencionamos, dependendo da idade materna, é valioso. Quando a mulher tem mais de 35 anos e a gravidez espontânea não vem, o ideal é investigar as razões em um laboratório especializado em reprodução humana.

Se o trabalho desse laboratório não for eficaz para identificar as causas e propor soluções adequadas para o casal, o risco de frustração, desperdício de tempo e custos elevados com novos tratamentos é muito grande.

O aprimoramento é constante, mesmo após receber o certificado, os avaliadores Qmentum realizam visitas periódicas, exigindo a manutenção das melhorias conquistadas e sempre elevando o padrão.

Quer ficar por dentro de mais novidades sobre reprodução humana e receber nossas dicas em primeira mão? Então, siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin e Twitter.

ebook taxas de sucesso
mm

Mariana Assad

Bióloga Gerente de Controle de Qualidade do CEFERP
Perfil no Linkedin

Comentários (6)

  • Avatar

    Fernanda

    |

    Boa noite fiz lacadura a 14 anos e meu sonho e voltar a engravidar tenho 34 anos isso e possivel

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Fernanda,
      Temos uma explicação bastante completa no site sobre esse assunto, dá uma olhada aqui: https://ceferp.com.br/tratamentos/gravidez-apos-laqueadura/
      A reprodução humana assistida pode sim auxiliar nesses casos, mas a avaliação do médico é necessária para saber como está a reserva ovariana, a qualidade dos óvulos, além da avaliação da qualidade do sêmen do parceiro.
      Agende uma consulta conosco, nosso whatsapp é 16-99302-5532.
      Atenciosamente,
      Família CEFERP

      Reply

  • Avatar

    Adriana ontes

    |

    Olá fiz laquadura no final de 2013 sou mae de 3 filhos do meu primeiro casamento tenho 35 anos me casei outra vez e meu meu marido não tem filho e o nosso sonho de ter outro filho mas ja tentei em outra clinica a fazer fiv mas não tive sucesso porque minha reserva ovariana e baixa ,mas queria tentar poder óvulo doação t como

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Adriana,
      Obrigado pela mensagem.
      Para avaliar sua reserva ovariana é necessário passar por consulta com um especialista, ele fará os exames necessários e depois pode (ou não) indicar o uso de óvulos doados.
      Se tiver interesse em agendar uma consulta conosco seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

  • Avatar

    Lorena

    |

    estou tentando engravidar tem 2 ano não consigo porquê?

    Reply

    • Avatar

      CEFERP

      |

      Oi Lorena,

      Obrigada pelo contato.
      Imagino sua frustração em não conseguir engravidar, mas apenas o médico após a consulta pode diagnosticar e indicar tratamento.
      Como já tem mais de 1 ano de tentativas indico que passe por um especialista em reprodução humana. Se quiser podemos agendar com um aqui de nossa clínica. Se tiver interesse em agendar uma consulta conosco seguem nossos contatos:
      (16) 99302-5532 (WhatsApp)
      (16) 3877-7789
      (16) 3877-7784
      [email protected]

      Atenciosamente,

      Equipe CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto

      Reply

Deixe um comentário

Perfil no Doctoralia
Perfil no Doctoralia